fbpx

PDV móvel: como funciona e quais as vantagens de aplicá-lo a sua loja?

PDV móvel: como funciona e quais as vantagens de aplicá-lo a sua loja?

Para quem não conhece, o PDV móvel é uma opção moderna e cheia de benefícios para o setor do varejo. Assim, esse recurso eficiente melhora e muito a experiência do cliente de compra, garantindo, portanto, a sua fidelização. Saiba mais sobre essa ferramenta.

O que é o PDV móvel?

De forma simples, pode-se dizer que o ponto de venda móvel é um sistema que facilita a jornada de compra do cliente. Isso porque, o processo de vendas acontece a partir de qualquer lugar. Ou seja, ele é como um terminal portátil.

Para funcionar da melhor maneira, é essencial que ele esteja conectado ao sistema de gestão integrado da sua loja ou comércio. Dessa forma, é possível acessar os dados mais atuais sobre:

  • Estoque;
  • Mercadorias;
  • Preços.

Com o intuito de oferecer a melhor e mais facilitada experiência para o cliente, o PDV móvel também dispõe de vários métodos para pagamento, como o Pix que está presente em diversos setores do varejo. Além dele, destacam-se:

  • Cartão de crédito;
  • NFC (pagamento feito por aproximação, sem contato físico);
  • Cartão de débito.

 

Então como funciona o PDV móvel?

Antes de tudo, saiba que esse recurso pode ser o diferencial que você estava buscando para a sua loja. Afinal, com ele, os seus funcionários estão mais do que prontos para prestar um atendimento personalizado aos clientes.

Por ser integrado ao seu sistema ERP, o empreendedor tem acesso a todas as informações a respeito do próprio negócio. Graças a esse recurso, é possível: 

  • Criar orçamentos;
  • Verificar o estoque;
  • Fazer pedidos sem precisar estar no local de trabalho;
  • Fazer o fechamento de uma compra.

No caso de restaurantes ou cafeterias, por exemplo, o PDV móvel pode até mesmo controlar os pedidos das mesas por meio de comandas. 

Em relação ao pagamento, o garçom pode recebê-lo no mesmo aparelho sem precisar se deslocar. Assim, pode enviar o comprovante ao cliente via SMS ou de modo impresso no próprio equipamento, o que vai depender do tipo de dispositivo usado.

O PDV móvel quebra barreiras

Ao se conectar a internet, o ponto de vendas portátil funciona onde quer que você esteja. Portanto, é um recurso que otimiza as etapas de venda e elimina eventuais obstáculos para os vendedores.

Quais os principais benefícios de ter um PDV móvel em sua loja?

A maior vantagem que vale destacar desde já, é a inovação que traz no atendimento ao cliente. Que, aliás, hoje em dia, são bem mais exigentes nesse ponto. Dessa maneira, esse recurso é uma tendência do momento e para os próximos anos.

De acordo com a Retail Reimagined, nove de 10 clientes já desistiram de uma compra por causa de filas ou atendimento ruim.

O mesmo estudo indica que experiências de compras negativas dão um prejuízo aos varejistas de todo mundo de cerca de 2,5 trilhões de dólares. Por isso, é essencial contar com uma ferramenta que elimine todos esses problemas. Assim, conheça outras vantagens.

1 – Melhora a experiência de compra do cliente

Esse é um dos principais benefícios desse recurso. Isso porque, com ele, o vendedor proativo consegue oferecer um atendimento mais personalizado e o cliente pode escolher seu produto e pagar com o máximo de rapidez. Aliás, o melhor de tudo, sem filas.

Um exemplo disso

Suponha que o cliente está em sua loja em busca de um determinado item, mas não o encontra. Portanto, vai questionar o vendedor, mas ele não sabe se tal marca e modelo ainda está disponível. Afinal, não dá para memorizar todo o catálogo de produtos.

O funcionário, então, leva essa questão a outro colega que se dirige até o estoque. Ou seja, todo esse percurso poderia ser evitado com um bom PDV móvel.

Isso porque, o vendedor precisaria apenas consultar o estoque por um dispositivo, no próprio celular, inclusive. Dessa forma, o ponto de vendas portátil tanto melhora a jornada de compra do cliente, quanto remove obstáculos de vendas.

2 – PDV móvel reduz os custos

Com essa ferramenta, dá para economizar nos processos de operação do seu comércio. De fato, segundo a pesquisa da Capterra, um dos motivos para os varejistas usarem o PDV móvel é o seu custo-benefício.

De acordo com 90% deles, esse recurso é eficaz em relação a corte de despesas. Por exemplo, um ponto de vendas tradicional tem diversos custos, como:

  • Instalação do sistema;
  • É necessário adequar o ambiente de trabalho;
  • Treinar os funcionários;
  • Eventuais taxas de atualização.

Entregador segurando máquina, cliente pagando com relógio. uma das grandes vantagens do PDV móvel na sua empresa.

3 – Mais segurança ao seu cliente

É essencial oferecer ao cliente opções seguras durante as vendas. Portanto, nesse sentido, o PDV móvel não deixa nada a desejar. Já que, possui uma tecnologia de criptografia. Ou seja, as informações dos seus clientes e as suas ficam protegidas. 

Transações mais seguras em seu negócio

Qualquer operação financeira neste sistema móvel conta com a criptografia de ponta a ponta, autenticação dinâmica, além disso, tokenização. Dessa forma, o seu cliente se sente muito mais seguro e confortável.

4 – Dados mais centralizados

Para o sucesso de qualquer empresa, é importante que o dono saiba de tudo o que acontece e em tempo real. Assim, apenas com essa capacidade de gestão, é possível alcançar grandes resultados.

É isso, portanto, que o PDV móvel oferece à sua loja. Isto é, uma solução capaz de se ligar ao seu sistema financeiro por meio da internet e com informações salvas na nuvem.

Isso quer dizer que na prática, cada ação em seu PDV fica como registro no sistema de modo simultâneo. Dessa forma, dá para:

  • Monitorar a performance da sua equipe;
  • Identificar falhas;
  • Analisar a evolução das suas vendas.

Conte com a SAX para aprimorar o seu ponto de venda

A principal função do PDV móvel é tornar mais fáceis as operações do varejo, bem como oferecer mais agilidade e segurança. No entanto, esse recurso vai mais além e gera ainda um maior crescimento da empresa ao integrar informações e dados.

 

Por último, você viu o que ele disponibiliza a você e cada vez mais pessoas do ramo estão aplicando essa tecnologia em seus negócios. 

Saiba que para uma experiência do cliente ainda melhor, é só entrar em contato com a SAX. Pois, ela oferece o serviço de auditoria de PDV e a partir dele o varejista pode:

  • Reduzir as suas falhas de operação;
  • Aumentar as vendas;
  • Prevenir eventuais perdas;
  • Aprimorar a sua gestão de produto no PDV.

Não deixe passar a oportunidade de tornar a sua loja mais preparada para dar o atendimento mais personalizado possível aos seus clientes. Então, entre em contato com a SAX.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter