fbpx

Transformação digital no varejo: inspire-se nos cases de sucesso

Transformação digital no varejo: inspire-se nos cases de sucesso

A transformação digital no varejo inclui tanto a forma de atender na loja física interativa, quanto os processos de vendas online. A fim de que o seu negócio não fique para trás diante de tantas mudanças, veja as vantagens de seguir esse movimento.

Entenda a transformação digital no varejo

O novo cliente pós pandemia e a evolução da tecnologia fez com que a transformação digital ganhasse mais impulso neste setor. Hoje em dia, porém, integrá-la ao seu negócio não é mais uma opção, é sim uma questão de sobrevivência. 

Um estudo da SBVC de 2021 revelou que:

  • Houve um aumento de 21% de varejistas que apostaram no digital;
  • Dentre eles, 90% das empresas possuem um e-commerce. 

 

Ao comparar o período de 2010 a 2015, esse número era de 26% somente. Mas, de 2015 a 2020, o índice chegou a 53%. Quando se fala de transformação digital no varejo, a mesma pesquisa revelou o seguinte:

 

  • 42% acreditavam, em 2020, que essa mudança era essencial para a sua estratégia;
  • Em 2021, 57% dos varejistas viam a transformação digital como prioridade.

Investimento em soluções digitais aumentam

Dentre os destaques nas soluções digitais, os maiores investimentos estão no e-commerce (18%) e no omnichannel (35%).

No quesito ferramentas digitais, a fim de tornar mais prático e fácil o atendimento ao cliente, os varejistas investiram:

  • 94% em soluções de pagamentos;
  • 71% no uso de QR Code;
  • 77% em análise de dados no meio virtual.

Benefícios da transformação digital no varejo

De acordo com a Euromonitor, até 2040, a tecnologia terá mudado 100% a jornada de compra do cliente. Dessa forma, a experiência será omnichannel e cada vez mais digital. 

 

Agora, portanto, é a hora de investir na mudança para que a sua empresa se torne um negócio com um forte potencial competitivo neste setor. Caso não esteja convencido, confira as principais vantagens a seguir.

Sobrevivência da empresa no mercado

A loja que inova, bem como reinventa a sua forma de atender e se comunicar com o cliente, age de modo mais competitivo e lucrativo. Ou seja, o negócio que não está pronto para a mudança, corre o risco de falhar e abrir espaço para a concorrência.

Funcionários mais produtivos

Usar softwares de gestão, por exemplo, estimula o lado produtivo dos colaboradores. Em supermercados, eles fazem com que os empregados percam menos tempo com tarefas manuais e voltem a sua atenção para o que, de fato, importa: atender o cliente.

Atração de clientes por meio da transformação digital

O cliente gosta de novidades. Por isso, sempre vai dar mais valor e preferência ao varejo que oferece inovações na experiência dos clientes.

Diminuição no número de erros

A automação dos processos é mais segura e eficaz. Dessa forma, use a tecnologia e todas as suas facilidades a seu favor, a fim de reduzir erros e falhas de cálculo.

O braço do robô pega a caixa para o transporte do robô autônomo em armazéns, conceito de automação de armazém. Transformação digital no varejo.

Os principais cases de sucesso

Empresas famosas têm investido na transformação digital no varejo. Assim, com isso, vem se tornando grandes exemplos de como se manter no mercado e ficar a frente de seus concorrentes. A seguir, você conhece alguns deles.

1- Magazine Luiza

Com o Parceiro Magalu, o varejista tem a opção de criar a sua loja online nesta plataforma e vender os produtos dessa gigante. Além disso, também pode comercializar os seus próprios itens. 

 

Para a transformação digital, a Magazine Luiza usou como estratégia:

 

  • Investir no marketing digital;
  • Captar o seu time de vendas;
  • Mudar os seus processos comerciais.

 

Diante disso, ela alavancou o seu e-commerce e melhorou a experiência do cliente também em suas unidades físicas, graças a tecnologia.

 

A empresa não abriu mão do omnichannel. Dessa maneira, buscou conectar todos os pontos de contato da sua loja. Por fim, a transformação digital no varejo, neste caso, na Magazine Luiza, aconteceu por meio da:

 

  • Aceitação dos riscos ao criar uma cultura com foco na inovação;
  • Integrar loja física e virtual;
  • Apostar em vários canais de comunicação;
  • Criar um processo interno para desenvolver tecnologias;
  • Melhorar os canais virtuais.

2 – Home Depot

Essa é outra gigante que está investindo em sua transformação digital no varejo. Portanto, veja a seguir o que a Home Depot tem feito nesta área.

Atração de varejistas

Para os lojistas que compram ali, a Home Depot facilitou ainda mais o processo de retirada de produtos. Isso porque, o comerciante tem a opção de reservar o estacionamento para buscar os seus pedidos de forma rápida.

O app da Home Depot

Por meio do smartphone, o cliente encontra no aplicativo da gigante varejista as seguintes funções:

 

  • Comparação de preços e produtos;
  • Pedir a retirada na loja;
  • Opções de pesquisa via código de barras/texto/imagem.

 

Também pelo app, é possível buscar por um item na loja e o aplicativo informa em que corredor ele está, bem como se há cupons de descontos ou ofertas especiais para aquele produto. 

Realidade Aumentada

Pelo app da Home Depot, o cliente pode ver como uma mercadoria harmoniza com uma área da sua casa ou escritório. 

 

Ao analisar os seus dados, a varejista chegou à conclusão de que cerca de 50% dos seus pedidos virtuais são retirados na loja. A partir disso, ficou claro que equilibrar experiências digitais e físicas é o melhor caminho.  

3 – A transformação digital no varejo do Walmart

O objetivo desta gigante é adicionar uma maior variedade de preços e produtos ao seu estoque. Dessa forma, a ideia é competir lado a lado com a Target e a Amazon, por exemplo.

 

O Walmart também deseja investir na experiência de compra do cliente e assim melhorá-la, tanto na loja física quanto no e-commerce. Para tal, pretende aplicar novas tecnologias.

 

Segundo a Forbes, a empresa adquiriu milhares de robôs que serão usados em cinco mil de suas 11348 unidades físicas. A função deles inclui tarefas de limpeza nas lojas, bem como no setor de estoque, mas em processos mais básicos.

Como investir na transformação digital no varejo? Conte com a SAX

Não há dúvidas de que, de fato, a transformação digital veio para ficar. Por isso, receba essa mudança com otimismo, pois a tecnologia surge como uma aliada para os seus negócios, não o contrário. 

 

Como visto até aqui, ela oferece vantagens que podem ajudá-lo a alcançar o sucesso que sempre sonhou. Mas, não é só os novos recursos digitais que estão a seu favor. Pois, a SAX também está ao seu lado, pronta para auxiliá-lo em cada etapa da sua mudança.

 

Entre em contato hoje mesmo e saiba como a SAX pode ajudar a sua empresa a tornar a experiência do seu cliente mais completa e sua reputação mais positiva no mercado. 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter