fbpx

Como a experiência dos clientes gera fidelidade?

Como a experiência dos clientes gera fidelidade?

A concorrência extremamente agressiva, a crise econômica e o perfil cada vez mais exigente dos clientes faz com que a sonhada atração e retenção de clientes seja algo difícil de alcançar. Assim, a única saída para driblar essa situação e manter sua marca viva no mercado é investir na experiência dos clientes.

Afinal, a qualidade dos produtos e/ou serviços a serem negociados com os clientes é tão importante quanto garantir uma experiência de compras diferenciada que faça com que o seu estabelecimento não seja só mais um diante de inúmeras outras opções no mercado. Isso pode incluir a integração do ambiente físico ao virtual, por exemplo.

O ponto principal é a marca estar disposta a surpreender positivamente os clientes e investir na experiência deles. Quer entender mais sobre isso? Continue lendo e descubra!

Como melhorar a experiência dos clientes?

Invista no atendimento personalizado

Com a correria do dia a dia, muitas empresas deixam de valorizar a personalização do atendimento ao cliente e oferecem um suporte frio e, até mesmo, robótico. Isso não ajuda nem um pouco na aproximação do cliente com a marca. É preciso investir em um atendimento personalizado para conseguir fortalecer o seu relacionamento com o público.

Conheça o seu público-alvo

Antes de tentar criar um relacionamento com o cliente para fortalecer a relação, é preciso saber quem ele é e quais são seus interesses. Afinal, só é possível melhorar a experiência dele se você souber o que ele procura.

Assim, invista em pesquisas de mercado com perguntas diretas e bem direcionadas para conseguir criar uma fonte de informação e aumentar as vendas do negócio. Há ainda a opção de disponibilizar formulários após a compra para colher dados sobre a experiência do cliente no seu estabelecimento e entender o que pode ser melhorado.

Outra opção é investir na técnica do Cliente Oculto, em que um profissional vai disfarçado de cliente a uma empresa para analisar imparcialmente seu atendimento e identificar os pontos negativos e positivos com a finalidade de otimizar esse setor do negócio.

Mantenha a organização e a limpeza no PDV

Como você pôde perceber, tudo faz parte da experiência do cliente desde o momento que ele entra em contato com sua marca — seja virtual ou pessoalmente — até o pós-venda. Por isso, é necessário garantir que tudo ocorra conforme as expectativas dele. Isso quer dizer que você precisa caprichar na limpeza e arrumação do local para passar uma ideia de organização e conforto, o que já se torna um ponto positivo na experiência.

Percebeu a importância de investir na experiência dos clientes para otimizar os resultados do seu negócio? Com a SAX, marca líder em métricas de Customer Experience no Brasil, você pode monitorar as métricas de desempenho dos pontos de contato da sua empresa com os clientes e usufruir de inúmeros benefícios, como a auditoria de operações, a experiência do cliente mapeada com o Mystery Shopping etc.

Aproveite a visita ao blog e entre em contato conosco da SAX para saber melhor como podemos contribuir para o crescimento do seu negócio!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter