fbpx

Descubra como é o novo cliente pós pandemia

Descubra como é o novo cliente pós pandemia

Uma questão que ronda a mente dos varejistas é como será o novo cliente pós pandemia. Isso porque, os hábitos de consumo mudaram e não há dúvidas de que o phygital veio para ficar. Então, descubra o que esperar do mercado de vendas e do público no cenário atual. 

O que mudará no mercado após a pandemia

Para quem entende do assunto, muitas das mudanças e do comportamento que surgiram na pandemia vão se manter. Mas, também outras vão surgir a partir de agora, como a chamada jornada mista, que alia espaço físico e virtual.

Nesse caso, as marcas terão que inovar na área de vendas e logística. Além disso, quem ainda não aderiu a esse meio, precisa se apressar e compensar o tempo perdido, pois essa tendência veio para ficar e é o futuro do varejo. 

As expectativas para esse setor

O ano de 2020 deixou claro que ter uma presença online é essencial, ainda mais agora, a fim de atrair o novo cliente pós pandemia. Seja por meio de um e-commerce, redes sociais ou WhatsApp.

Tal crise forçou muitos comerciantes e empresários a se reinventar. Dessa forma, serviços como vendas por telefone, provadores virtuais e deliverys estarão ainda mais presentes.

Diversas soluções tecnológicas vieram e vão continuar a mudar o modo como as marcas trabalham e como os clientes compram nos pontos de vendas. Por exemplo, o pagamento por aproximação, pix e aplicativos.

Como o novo cliente prefere comprar, mesmo com o fim da crise

Nos dois últimos anos, o e-commerce dominou o mercado. No entanto, com boa parte da população vacinada, a retomada dos pontos de vendas físicos já é uma realidade.

Agora, o cliente tem a chance de experimentar uma jornada de compra mista, aliando meio online e offline. 

Nesse sentido, cabe ao varejista oferecer a ele o máximo de conveniência em ambos os ambientes. Dessa forma, é preciso contar com:

  • Serviços de entregas e atendimentos diferenciados e rápidos;
  • A opção de retirar o item da loja;
  • Rastrear o pedido em tempo real.

Criar estratégias e comodidades em sua loja física é o objetivo. Isso porque, não há mais barreiras entre o meio físico e digital, a tendência agora é uni-los cada vez mais.

Veja como equilibrar loja física e e-commerce

Não há dúvidas de que o cliente vai continuar comprando pela internet. Mas, isso não significa que o comércio físico deixará de existir. Na verdade, o que vai acontecer é o equilíbrio entre esses dois meios, presencial e virtual.

Um exemplo disso é a Amazon, que mesmo tendo uma forte presença online, abriu filiais pelos EUA. Já o Magazine Luiza, um e-commerce de sucesso, continua abrindo lojas por todo o Brasil e investindo nelas. 

Essas marcas provam que é possível aliar diferentes canais com um só objetivo: melhorar a experiência de compra do cliente. Aliás, o que tem feito sucesso entre eles é comprar no meio virtual e retirar em lojas físicas, saiba mais a seguir.

A tendência da retirada de produtos nos comércios

Segundo pesquisas da Manhattan Associates, 70% dos clientes preferem comprar pela internet e 60% deles gostam de retirar as mercadorias no ambiente físico. Então, confira a seguir, as vantagens dessa estratégia.

Cliente satisfeito

Muitas pessoas trabalham fora e por isso, não tem como receber as encomendas em casa. Dessa forma, retirar os itens na loja é muito mais benéfico. 

Aumento nas vendas

Quando o cliente vai na loja retirar o seu produto, acaba vendo outras mercadorias. Assim, a chance dele se interessar por mais itens é maior.

Custos reduzidos

O gasto da empresa com logística é menor, afinal, não há entregas na casa do cliente. Além disso, o bolso do cliente também sai beneficiado, já que não há frete.

Rápida entrega

A mercadoria não requer embalagem e nem transporte, portanto, chega com mais rapidez na loja do que seria se a entrega fosse em domicílio.

 Retrato de entregador usando máscara protetora facial para prevenção da propagação do coronavírus - Correio no trabalho durante o período da pandemia. entrega para o novo cliente pós pandemia.

4 dicas para você usar no seu negócio pós pandemia

A seguir, você vai ver quatro sugestões que devem ser a sua prioridade, a fim de ter uma empresa lucrativa e de destaque no mercado, assim são elas:

  1. Serviço de entrega;
  2. Novo cliente pós pandemia como foco principal;
  3. Atendimento diferenciado e de qualidade;
  4. Vendas omnichannel.

1 – Serviço de entrega

Um bom atendimento é muito importante em qualquer tipo de comércio, seja virtual ou físico. Assim, uma tendência que cresceu com a pandemia e que parece que veio para ficar é o delivery, serviço que faz entregas na casa do cliente. 

Quem pensa que esse recurso é apenas para aqueles que trabalham no setor de alimentos, se engana. Pois, independente do ramo, essa estratégia chega como um diferencial que contribui para uma experiência mais facilitada para o cliente.

Outra tendência que tem atraído a atenção é a compra e pagamento nos e-commerces com a retirada dos itens adquiridos nas lojas físicas.

2 – Novo cliente pós pandemia como foco principal

Agora mais do que nunca, o cliente está no centro das atenções das marcas. Isso porque, com a crise sanitária e econômica, ele se tornou mais cauteloso e evita as compras por impulso.

Para não perder a sua cartela de clientes já fidelizados para a concorrência, é essencial manter contato com eles e prestar o melhor serviço possível. 

3 – Atendimento mais humano e de qualidade

O contato humano, após a pandemia, será ainda mais valorizado. No entanto, é preciso inovar e para isso, tecnologias como realidade virtual estão à disposição para agregar valor a sua loja.

Por exemplo, suponha que você tenha um comércio de roupas e acessórios esportivos. Assim, com o uso de óculos de RV, o cliente pode participar de uma simulação de jogo de futebol, a fim de escolher qual chuteira ele se sente mais confortável em usar em campo.

4 – Vendas omnichannel

Omnichannel é a junção dos canais de uma marca, o que inclui as lojas físicas, virtuais e formas de se comunicar com o cliente. 

Varejistas e comerciantes contam com essa ferramenta para aprimorar e facilitar as suas vendas.

O que esperar do novo cliente pós pandemia

É inegável o quanto o perfil dos clientes mudou com a pandemia. Afinal, o cliente teve que se adaptar à era digital, o frete grátis e o delivery passaram a ser um diferencial na experiência de compra. Além disso, as redes sociais se tornaram a nova vitrine das lojas.

Outra mudança que veio para ficar é a importância que o público dá a retirada dos produtos nas lojas físicas e um atendimento mais automatizado e diferenciado. Assim, o novo cliente pós pandemia não abre mão de soluções práticas.

Praticidade é a chave do sucesso no setor de vendas atual e é isso que os clientes mais desejam. Quanto mais rápido os comerciantes se adequarem a esse perfil, melhores serão os resultados. Não deixe de contar com a SAX para colocar essa mudança em prática.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter