Dark store: como funciona esse novo conceito de logística para o varejo?

Dark store: como funciona esse novo conceito de logística para o varejo?

A dark store é um tipo de loja que surgiu para que os varejistas tivessem ainda mais agilidade em seu atendimento. Dessa forma, ela se tornou mais popular na época da pandemia e se manteve devido aos seus muitos benefícios como a personalização, conheça mais sobre ela.

O que são as dark store?

Dark store ou loja escura, é um lugar que serve para armazenar, separar e enviar os produtos que são vendidos online. Mas, diferente dos tradicionais grandes pontos de logística: 

  • fica dentro das cidades;
  • tem um tamanho menor.

Ela parece muito com uma loja comum, mas que não atende ao público, como as outras, mais convencionais. Por isso, funciona como um mini centro de distribuição de produtos de e-commerce, para locais onde haja um grande fluxo de compras. 

O intuito é que fique situado em áreas de maior densidade de pessoas. Isso porque, nesses espaços já se tem um bom conhecimento sobre quais são os hábitos da população. Assim, a dark store é capaz de tornar mais curta a distância entre a marca e o cliente.

A ideia é que os produtos possam chegar a quem comprou com o menor prazo possível. Então, as compras são entregues em até um dia depois da aquisição, o que ajuda na satisfação do cliente.

Por que ter uma dark store?

É interessante ter uma dark store porque, mesmo que seja fechada aos clientes, ela conta com o design de uma loja comum. Assim, é um investimento simples, mas capaz de ajudar muito no dia a dia da empresa.

Quais as vantagens da dark store?

Um centro de logística próximo traz muitos benefícios para as organizações e também para os seus clientes. Isso porque, oferece aspectos bem positivos, que devem ser explorados pelas marcas, como os que estão a seguir:

  • fica próxima do cliente;
  • agiliza as entregas;
  • oferece uma ótima experiência de compra.

Mais uma opção que a dark store oferece é a retirada do produto no local (click-and-collect). Dessa forma, dá para ter o item em mãos em questão de poucas horas depois da compra, o que faz diferença para o cliente.

Essa é a junção de uma boa estratégia logística com a tecnologia. Por isso, faz com que as empresas possam atender ainda mais as expectativas de seus clientes. Além disso, a seguir estão mais alguns benefícios que este conceito oferece para os seus clientes.

 A dark store é um estilo de logística que se torna cada vez mais popular entre as marcas.

Imagem de cottonbro studio em Pexels.

Redução de custos

Essa é uma estrutura que tem baixo custo para implantar e começar a operar, o que a torna tão popular. Isso porque, ela não requer o mesmo nível de planejamento e estratégia que uma loja física normal exige.

Os valores para adequar o ambiente também são bem menores, o que facilita para os investidores. Portanto, é uma combinação que consegue otimizar espaço e tempo, o que torna o sistema de entrega em dark store ainda mais eficiente.

Facilidade de atendimento do cliente

Esse é um espaço de pronta entrega, onde o cliente se sente valorizado pela rapidez com que tem acesso ao produto. Assim, é ideal para atender com facilidade em regiões com alto volume de pedidos.

A dark store serve para prestar serviços a locais que possuem um grande fluxo de pedidos. Dessa forma, é capaz de lidar com essa intensidade, porque não tem as barreiras de outras lojas que só podem ter um estoque limitado.

Dark store x maior eficiência

Essa estrutura é ideal para quem deseja ter mais eficiência em seus processos, já que a tecnologia torna as fases mais rápidas e práticas. Por isso, é capaz de processar um grande volume de pedidos.

Como construir uma dark store?

Para construir uma dark store é importante lembrar de alguns aspectos para garantir o sucesso do negócio. Assim, os principais deles estão listados e explicados logo abaixo, para que você entenda qual o melhor jeito de se organizar, confira. 

Conhecer o cliente é essencial para montar uma dark store

Todo negócio de sucesso precisa conhecer o cliente e o mesmo é válido para construir um centro de distribuição. Dessa forma, isso é necessário para que você consiga se planejar para:

  • organizar um estoque;
  • definir o mix de produtos ofertados;
  • estipular os seus processos internos.

Uma dark store tem que contar com ferramentas de análise para observar as métricas de comportamento do cliente. Portanto, ao saber os seus desejos e necessidades é possível definir os níveis de estoques de cada item e otimizar seus processos. 

Software de gerenciamento

Ter um software de gerenciamento (sistema WMS) é algo que ajuda a obter sucesso nessa área. Isso porque, ele é capaz de auxiliar em muitos processos como os que estão abaixo:

  • processar pedidos;
  • gerenciar inventário;
  • controlar o fluxo de mercadorias;
  • repor estoque.

Essa é uma ferramenta crucial para quem quer otimizar as etapas e tornar tudo mais prático. Então, se possui uma visão mais clara sobre cada uma delas e entende como atuar sem perder tempo na dark store.

Integração de sistemas

Mais um recurso que deve ser explorado é o Order Management System (OMS), que torna os sistemas integrados. Dessa forma, ele permite verificar até mesmo lojas diferentes e funciona como uma rede que centraliza todas as informações sobre elas em um único ponto. 

Essa integração é importante para que a dark store funcione, porque faz com que ela fique mais qualificada. Afinal, oferece um serviço melhor para os seus clientes ao ter dados precisos e em tempo real de cada fase da venda.

A dark store vai revolucionar o setor de varejo?

Hoje em dia, os e-commerces maiores já veem a necessidade de ter esse tipo de estoque para o seu negócio. Mas, a ideia ainda está no início e é avaliada por cada negócio, porque, mesmo que ofereça muitas vantagens, tem que se aliar a um bom fluxo de vendas para fazer sentido.

As expectativas do setor é que a dark store se torne uma das tendências para o varejo e cada vez mais comum nessa área. Isso porque, é um processo automático de distribuição que tem um grande potencial de melhorar os seus resultados.

Outra forma de satisfazer o seu cliente é contar com os serviços da SAX. A empresa vai identificar em seu negócio pontos de melhorias e remover entraves que afetam a experiência de compra, tornando-a o mais positiva possível. Entre em contato já e saiba mais.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter