fbpx

Dark store: como funciona esse novo conceito de logística para o varejo?

Dark store: como funciona esse novo conceito de logística para o varejo?

A dark store é um tipo de loja que surgiu para que os varejistas tivessem ainda mais agilidade em seu atendimento. Dessa forma, ela se tornou mais popular na época da pandemia e se manteve devido aos seus muitos benefícios como a personalização, conheça mais sobre ela.

O que são as dark store?

Dark store ou loja escura, é um lugar que serve para armazenar, separar e enviar os produtos que são vendidos online. Mas, diferente dos tradicionais grandes pontos de logística: 

  • fica dentro das cidades;
  • tem um tamanho menor.

Ela parece muito com uma loja comum, mas que não atende ao público, como as outras, mais convencionais. Por isso, funciona como um mini centro de distribuição de produtos de e-commerce, para locais onde haja um grande fluxo de compras. 

Conhecer o cliente é essencial para montar uma dark store

Todo negócio de sucesso precisa conhecer o cliente e o mesmo é válido para construir um centro de distribuição. Dessa forma, isso é necessário para que você consiga se planejar para:

  • organizar um estoque;
  • definir o mix de produtos ofertados;
  • estipular os seus processos internos.

Uma dark store tem que contar com ferramentas de análise para observar as métricas de comportamento do cliente. Portanto, ao saber os seus desejos e necessidades é possível definir os níveis de estoques de cada item e otimizar seus processos. 

Software de gerenciamento

Ter um software de gerenciamento (sistema WMS) é algo que ajuda a obter sucesso nessa área. Isso porque, ele é capaz de auxiliar em muitos processos como os que estão abaixo:

  • processar pedidos;
  • gerenciar inventário;
  • controlar o fluxo de mercadorias;
  • repor estoque.

Essa é uma ferramenta crucial para quem quer otimizar as etapas e tornar tudo mais prático. Então, se possui uma visão mais clara sobre cada uma delas e entende como atuar sem perder tempo na dark store.

Integração de sistemas

Mais um recurso que deve ser explorado é o Order Management System (OMS), que torna os sistemas integrados. Dessa forma, ele permite verificar até mesmo lojas diferentes e funciona como uma rede que centraliza todas as informações sobre elas em um único ponto. 

Essa integração é importante para que a dark store funcione, porque faz com que ela fique mais qualificada. Afinal, oferece um serviço melhor para os seus clientes ao ter dados precisos e em tempo real de cada fase da venda.

A dark store vai revolucionar o setor de varejo?

Hoje em dia, os e-commerces maiores já veem a necessidade de ter esse tipo de estoque para o seu negócio. Mas, a ideia ainda está no início e é avaliada por cada negócio, porque, mesmo que ofereça muitas vantagens, tem que se aliar a um bom fluxo de vendas para fazer sentido.

As expectativas do setor é que a dark store se torne uma das tendências para o varejo e cada vez mais comum nessa área. Isso porque, é um processo automático de distribuição que tem um grande potencial de melhorar os seus resultados.

Outra forma de satisfazer o seu cliente é contar com os serviços da SAX. A empresa vai identificar em seu negócio pontos de melhorias e remover entraves que afetam a experiência de compra, tornando-a o mais positiva possível. Entre em contato já e saiba mais.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter