fbpx

Como o UX design é capaz de ajudar no seu negócio?

Como o UX design é capaz de ajudar no seu negócio?

A UX design, em 2020, estava entre as hard skills mais requisitadas de acordo com o LinkedIn. Dessa forma, para quem quer investir nesta área em seus negócios, deve saber mais sobre ela e acima de tudo, conhecer de que modo ela pode beneficiar a sua empresa.

Você sabe o que é UX design?

O User Experience Design é uma atividade que, como sugere o nome, tem a intenção de oferecer ao cliente a melhor experiência possível em relação a um serviço ou produto. Isso por meio de um design organizado, intuitivo e responsivo. 

Muitos associam essa concepção física e funcional de algo à arte. No entanto, vai muito além disso. Na verdade, pode ser descrita como uma ciência que usa recursos visuais para resolver problemas. 

Essa área, portanto, tem um papel muito importante nas estratégias de venda e marketing de um negócio, já que, tem como foco principal a experiência do cliente e sua satisfação. 

O profissional na área

Quem atua com UX design recebe o nome de UX Designer. Dessa forma, a sua função é proporcionar a melhor experiência ao cliente durante a sua navegação em um site, uso de aplicativo ou de softwares.

Quais as funções de um profissional desse ramo?

Para entender melhor como esse profissional atua, imagine um site de notícias. Assim, logo ao abrir a página, você vê algumas manchetes em destaque. Mais abaixo, há outros conteúdos de menor relevância ou mais antigos. 

Ainda dentro deste domínio na web, existe um menu com editoriais e categorias de notícias. Além disso, há também um campo de pesquisa. Todos esses detalhes, portanto, são muito bem planejados por um UX Designer.

Diversas possibilidades

Isso só é possível depois de muitas pesquisas para identificar os problemas dos clientes. Assim, com base no que eles precisam e de acordo com os objetivos da empresa, o profissional cria soluções. 

Muitas das vezes, quem faz o trabalho de UX design planeja encontros com os clientes, a fim de entender melhor os seus comportamentos e necessidades, definir fluxos, bem como, elaborar protótipos para chegar ao visual do produto ideal.

Uma mão aparece mexendo em alguns papeis em cima de uma mesa. Nesses papeis estão desenhados interfaces de algumas páginas na internet enquanto o profissional de UX Design escolhe a melhor estratégia

Como o UX Design é capaz de ajudar o seu negócio?

A internet tem revolucionado muitos negócios. Além disso, tem mudado até mesmo o comportamento do cliente. De fato, quanto maior é o seu domínio, mais competitivo fica o mercado e por sua vez, maior fica a expectativa dos clientes para com as marcas.

Um estudo da NEA comprovou o poder de influência do design em relação às startups unicórnios. Isto é, aquelas que são avaliadas em mais de um bilhão de dólares. Assim, constatou-se o seguinte:

  • Houve um aumento de 14% nas vendas;
  • 44% mais retenção de clientes;
  • 21% mais engajamento.

Já outra pesquisa da NEA com mais de 400 empresas sobre a função do design na construção de negócios, indicou que 87% dos entrevistados reconhecem a relevância do design nesse processo.

Um diferencial competitivo

As empresas precisam ter como foco a qualidade de seus produtos para se destacar. Nesse sentido, a UX design se torna um diferencial competitivo que preza, acima de tudo, pela experiência do cliente.

Dito isso, investir nesta área é uma maneira de dar mais valor a ele. Então, veja de que forma o User Experience Design pode beneficiar o seu negócio.

1- Produtos mais competitivos

Com um bom trabalho nesta área, garante-se produtos bem mais competitivos. De fato, não é preciso dizer o quanto isso é importante, não importa o seu segmento de atuação.

Já na etapa de pesquisa, o UX deve se informar sobre o que a concorrência pretende lançar no mercado e planejar de que forma pode ser melhor do que ele, a fim de sair na frente. Isso só é possível, no entanto, a partir de uma atenta análise e um forte benchmark.

2 – A reputação da empresa tende a ser ainda melhor com o UX Design

Um UX design de qualidade resulta em um produto ou serviço que oferece menos riscos de afetar a reputação de um negócio de forma negativa. Afinal, se a marca lança um item que apresenta problemas no uso, isso gera uma experiência ruim ao cliente.

Surgem, então, as críticas em páginas da internet e a imagem da empresa começa a ficar prejudicada. Portanto, o UX é, acima de tudo, um termômetro de qualidade.

A experiência do usuário conta muito hoje em dia

Em plena era da internet, a satisfação do cliente se torna ainda mais importante. Afinal, não há uma pessoa que abra a página de um produto e não olhe com atenção as avaliações de outras pessoas. 

Isso porque, a opinião delas importam e quanto mais positiva ela for, melhor é a sua reputação no mercado. Bem como, mais novos clientes você vai atrair. 

3 – Produto final de maior qualidade

Na fase de planejamento e desenvolvimento de um produto, como dito, o UX Designer tem o cliente como foco do projeto. Isso significa:

  • Fazer pesquisas;
  • Criar testes de usabilidade;
  • Estudar as suas necessidades.

Após todas essas etapas, o resultado final vai exigir menos retoques. Afinal, o profissional testou de modo efetivo o item antes mesmo do seu lançamento. 

Menos retoques

Acima de tudo, a UX design é uma vantagem para a empresa, pois gera uma redução nos gastos. Já que a parte mais crítica de problemas será corrigida antes do produto chegar até o cliente final. Assim, há economia de dinheiro e tempo. 

4 – UX design e as soluções que atendem as necessidades dos clientes

Um UX bem feito cria produtos que atendem de modo perfeito as necessidades dos clientes. Isso acontece porque o foco está neles durante toda a fase de planejamento. 

Cliente mais satisfeito

Este, portanto, é o objetivo de toda empresa que investe nessa área, garantir a satisfação dos seus clientes. Por sua vez, quanto mais eles gostam do seu produto, mais destaque se ganha no mercado e mais clientes em potencial você vai atrair.

O UX Design é essencial para quem quer destaque no mercado

Essa é uma área que tem crescido cada vez mais e neste conteúdo ficou claro o motivo. Afinal, ele tem o poder de alavancar um negócio e colocá-lo em destaque no mercado. 

Atender as necessidades de seus clientes e investir em estratégias para gerar produtos que possam supri-los é o que define uma experiência de qualidade. Como resultado, a satisfação é garantida.

Para ajudá-lo a melhorar a sua relação com o seu cliente, conte com os serviços da SAX. A empresa está pronta para analisar o seu negócio por completo e identificar os pontos que precisa aprimorar para você chegar longe. Entre em contato para saber mais. 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter