fbpx

Descubra o que é Benchmarking e por que sua empresa precisa ter um

Descubra o que é Benchmarking e por que sua empresa precisa ter um

Se você está buscando por excelência operacional e qualidade, é importante seguir as orientações de quem está obtendo bons resultados

O que é benchmarking? Uma das estratégias de empresas que querem ocupar um lugar de destaque no mercado é analisar os detalhes de suas práticas diárias. Para que isso seja possível, é fundamental contar com parâmetros e referências específicos para cada caso.

Um deles é o benchmarking. Trata-se de um processo de monitoramento da concorrência, a fim de obter informações necessárias para que seja possível comparar o desempenho, avaliar os resultados e melhorar os processos.  Saiba mais sobre seus conceitos e benefícios.

O que é benchmarking?

Para explicar o que é benchmarking, vamos imaginar uma loja de artigos esportivos que começou vendendo bem, mas vem apresentando baixo faturamento há alguns meses. Não muito longe, há um novo estabelecimento que atua no mesmo ramo.

Incomodado, o gestor tenta descobrir o que o novo concorrente anda fazendo para atrair clientes.

Mais do que investigar de forma superficial, ele se preocupa em avaliar preços, qualidade dos produtos, atendimentos, vitrine e uma série de elementos.

Essa análise de detalhes é a prática do benchmarking, que é um processo de estudo e avaliação de concorrência. Ele consiste em uma análise profunda das melhores práticas usadas por empresas concorrentes ou que atuam no mesmo setor.

Por meio dele, é possível encontrar respostas para questionamentos a respeito de como você está se saindo em relação à concorrência. Além disso, o benchmarking pode te ajudar a compreender se os resultados da sua empresa estão sendo satisfatórios.

Quais são as vantagens de fazer benchmarking

Uma das grandes vantagens do benchmarking é a possibilidade de avaliar quais medidas satisfatórias têm sido tomadas por outras empresas. Ele também garante a identificação de tendências e referências que podem ser implementadas.

Outro benefício desse tipo de abordagem está relacionado ao ganho de base argumentativa que definirá os fluxos do negócio. Além disso, ele melhora o conhecimento que você tem da sua organização.

O benchmarking também é capaz de aprimorar processos e práticas empresariais, de modo a resolver falhas, motivar a equipe e aumentar a produtividade. Tudo isso culmina no aumento do lucro e no melhor posicionamento de mercado.

Como implantar benchmarking na minha empresa?

Fazer benchmarking  não é copiar o que outras empresas estão fazendo ou espionar as ações do concorrente sem considerar a ética profissional. Esse processo envolve uma série de técnicas que vão desde o planejamento até a análise detalhada dos resultados.

Você precisa ter um objetivo claro para fazer benchmarking. Ele deve estar relacionado a um problema que é enfrentado pela empresa, como queda nas vendas, excesso de certo produto em estoque, entre outros. A partir disso, considere as seguintes estratégias:

Pesquisa de campo: Consiste na identificação de quem são e onde estão os concorrentes. Nessa etapa, podem ser usadas fontes de pesquisas variadas, como sites, presença da empresa nas redes sociais, sites de reclamações, entre outras.

Veja também: Como avaliar a qualidade de um serviço

Seleção: Nessa etapa, o ideal é selecionar, aproximadamente, 3 empresas que estão lidando com problemas que você não está conseguindo solucionar. O foco deve ser naquelas que têm ações de sucesso.

Estabelecimento de métricas: Elabore uma planilha com os critérios usados para comparação. Selecione aqueles que você julga mais importantes. Isso ajuda na interpretação dos dados.

Obtenção de dados: Os dados obtidos devem estar mais próximos do real possível.  Por isso, uma das principais ferramentas para obtenção de dados são aquelas operadas por meio de Cliente Oculto.

A SAX disponibiliza uma série de conteúdos para quem quer conhecer ou se aprofundar melhor nesse assunto. Nós também criamos soluções personalizadas para empresas que buscam pelas melhores estratégias de benchmarking aliadas ao Cliente Oculto.

Comparação e análise: Com os dados em mãos, é hora de comparar os resultados e destacar os pontos positivos e negativos, não só da sua empresa, mas também dos concorrentes. Isso fornecerá o suporte necessário para a resolução do problema inicial.

Solução do problema: O benchmarking só é válido quando, efetivamente, promove mudanças na empresa. Reavalie e, se necessário, refaça o plano de negócios e crie um plano eficaz para que as falhas sejam solucionadas de acordo com cada prioridade.

Para que todo esse trabalho produza efeitos a médio e longo prazo, procure não se distanciar dos seus concorrentes e de empresas que atuam no mesmo nicho que você. Participe de eventos da área, e crie uma rede de relacionamento.

Faça parte de associações empresariais e garanta a presença digital da sua empresa no Instagram, Facebook, LinkedIn, entre outras redes sociais.  Quanto mais você expandir seus contatos, mais ideias terá para seu negócio.

Por fim, não deixe de procurar saber o que os seus clientes pensam a respeito de cada detalhe da sua empresa. Conte com a SAX para alinhar suas metas com as necessidades dos seus clientes. 

 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter