Saiba o que é endomarketing e como aplicar essa estratégia em seu varejo

Saiba o que é endomarketing e como aplicar essa estratégia em seu varejo

O endomarketing é uma estratégia que pode ser aplicada por qualquer empresa que deseja crescer no mercado. Portanto, vale tanto para lojas físicas do varejo e atacado, bem como, para o setor de serviços e afins. Assim, veja como implantá-la em seu negócio. 

Entenda o que é endomarketing

Antes de mais nada, é uma ideia de marketing com foco nas ações internas de uma empresa. Dessa forma, também é chamado de Marketing Interno. 

 

O intuito é melhorar a imagem do negócio entre os próprios funcionários. A fim de tornar a sua equipe mais engajada e diminuir o turnover.

 

As ações de endomarketing são essenciais para se aplicar no varejo. Isso porque, são os colaboradores que estão ali no dia a dia. Então, eles são os mais aptos a influenciar os clientes a comprarem em sua loja.

Como isso funciona?

Esse tipo de marketing pode ser um desafio. Afinal, muitos acreditam que estratégias assim são voltadas apenas para os clientes. No entanto, grandes empresas do setor já notaram a importância de uma boa comunicação interna entre a equipe.

 

Para fazer isso funcionar, no entanto, é preciso alinhar o RH com a área de Marketing do seu negócio. Então, como esse primeiro atua de forma mais próxima com os funcionários, é possível entender melhor os desafios pelos quais eles passam.

 

A partir disso, os dois setores coordenam as suas ideias, a fim de encontrar soluções reais para os problemas expostos. 

Conceito de comunicação de rede social de conexão de reunião de pessoas. Endomarketing.

Os benefícios de usar o endomarketing na sua empresa de varejo

Agora você já sabe o que é o endomarketing conceito. No entanto, caso ainda não esteja 100% convencido do quanto ele pode agregar ao seu varejo físico, entenda a seguir os pontos positivos de aplicá-lo em seu dia a dia:

 

  • Equipe mais engajada;
  • Metas bem definidas;
  • Inovação constante;
  • Aumento da produção;
  • Time de trabalho mais qualificado;
  • Mais qualidade ao executar as funções diárias.

 

Esses, portanto, são apenas alguns dos benefícios. Assim, não importa a sua área de atuação, número de colaboradores ou porte do seu negócio, o Marketing Interno se adapta a qualquer empresa.

 

A perfeita aplicação do mesmo traz vantagens tanto para a equipe quanto para a sua loja. Afinal, aumenta o seu potencial para crescer e se expandir, o que é essencial dentro deste setor tão concorrido.

Estratégias de endomarketing para aplicar no seu negócio

Sabe-se que a comunicação é o ponto chave tanto na atração de clientes quanto para reter os funcionários. Dessa maneira, a forma como se lida com eles vai ditar como os mesmos notam a sua marca.

 

Dito isso, trabalhar bem a imagem que se projeta é essencial. Para isso, então, há algumas ideias que podem mudar de modo positivo o seu jeito de se comunicar com os seus colaboradores, a fim de:

 

  • Torná-los fiéis ao seu negócio;
  • Gerar uma maior satisfação entre a equipe;
  • Melhorar a produtividade.

 

A seguir, portanto, há cinco ideias de endomarketing que se deve aplicar em seu varejo para tornar os seus empregados reais defensores da sua empresa.

1 – Integração

Trazer a sua equipe para perto é essencial para garantir uma maior identificação com a sua loja e para que se sintam parte importante dos processos. Algumas maneiras de tornar isso possível é por meio de festas de fim de ano, bem como, happy hours.

 

A marca Fiat, por exemplo, investiu nessa ideia e chegou a patrocinar eventos pessoais dos seus colaboradores. Além disso, outro meio de integrar os seus empregados é criar um grupo de estudos com o intuito de gerar uma troca de vivências.

Pesquise hobbies em comum

Caso note uma atividade de interesse em comum, por exemplo, corrida, forme equipes, a fim de que essa proximidade se estenda além do espaço de trabalho. 

 

Em resumo, é preciso achar jeitos de mostrar os valores da empresa por meio de ações de endomarketing. Isso porque, com isso, cada funcionário vai, de fato, vestir a camisa do seu varejo.

 

Tal ação é importante não só para os processos internos do negócio, mas para aumentar a satisfação no trabalho e o bem-estar entre todo o seu time.

2 – Feedback dos funcionários

A pesquisa de satisfação não é só para os clientes, mas também para os colaboradores. A partir disso, o RH vai saber em quais pontos é preciso melhorar no local de trabalho.

 

Estar aberto a sugestões é fundamental, já que indica cuidado e interesse no que os empregados têm a dizer. Assim, eles se sentem mais valorizados dentro da sua empresa. 

3 – Plano de carreira

Essa é uma ótima estratégia de endomarketing e que vale a pena investir. Afinal, um negócio que possui um plano de carreira mostra que dá valor a sua equipe e atrai o interesse de outras pessoas em trabalhar ali. 

 

Isso ajuda na produtividade, pois, o funcionário enxerga ali uma chance de crescer de forma profissional e pessoal. Portanto, ofereça cargos que possuam oportunidades de alcançar níveis maiores, por exemplo.

4 – Treino para os profissionais

Esse plano não ajuda só na melhora dos processos internos, mas promove uma maior satisfação dentro do ambiente de trabalho. Portanto, invista em um programa de treinamento de modo anual ou semestral que engaje mais a equipe.

5 – Eventos comerciais

Reúna clientes e funcionários em uma confraternização anual. Dessa forma, tal evento pode incluir:

 

  • Prêmio para o melhor colaborador daquele ano;
  • Cursos rápidos;
  • Dinâmicas;
  • Palestras.

 

O importante aqui é aproximar os empregados e seus clientes da sua marca, a fim de engajar ambos cada vez mais.

Cases de sucesso para você se inspirar

O Magazine Luiza é uma das grandes varejistas do Brasil e é um endomarketing exemplo. Isso porque, ela oferece a sua equipe:

 

  • Incentivo;
  • Treinamentos;
  • Programas participativos.

 

Por conta disso, é um case de sucesso no quesito vendas no país. Por outro lado, a Best Buy, marca americana de eletrônicos, criou uma rede social apenas para os seus funcionários.

 

Nesta mídia, eles podem trocar experiências e dicas de trabalho entre si. A partir disso, o turnover na empresa teve uma queda de 12%. 

Aplique o endomarketing de forma inteligente

Colocar em prática os conteúdos aqui apresentados pode tornar a sua equipe mais satisfeita e isso, sem dúvida, gera diversas vantagens para o seu negócio. 

 

Maior motivação, bem como, produtividade são apenas alguns dos benefícios e possuem impacto direto nos lucros da sua empresa. 

 

Também é essencial contar com quem mais entende de varejo, a SAX. Afinal, ela é especialista em identificar o que precisa ser melhorado em seus processos internos e no atendimento aos seus clientes. Por isso, não perca tempo e entre em contato o quanto antes.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter