fbpx

Last Mile Delivery, como fechar com chave de ouro a última etapa da jornada do cliente

Last Mile Delivery, como fechar com chave de ouro a última etapa da jornada do cliente

O Last Mile Delivery chega para facilitar e otimizar o processo de entrega em um momento de alta no comércio eletrônico

O crescimento do comércio eletrônico no Brasil, impulsionado pela pandemia da Covid-19, deve continuar em alta em 2021, e a entrega Last Mile, ou seja, a última milha, é um momento fundamental para atender as demandas no prazo, de forma eficiente e com qualidade no serviço prestado na jornada final de compra. 

De acordo com a XP Investimentos, o comércio eletrônico brasileiro deve continuar crescendo neste ano. A estimativa é de um crescimento de 32%.

Para acompanhar esse crescimento, um e-commerce de sucesso não deve priorizar somente a qualidade do produto, mas também a eficiência e rapidez da entrega, assegurando uma experiência de compras satisfatória de ponta a ponta.

Uma das estratégias que têm se tornado um diferencial para o e-commerce é o Last Mile Delivery. Essa entrega compreende o trecho em que o produto sai do centro de distribuição e chega ao cliente final. 

Essa etapa logística, quando desenvolvida de maneira eficaz, pode maximizar os lucros da sua empresa, além de proporcionar uma experiência de compra positiva para seus clientes. Para entender mais, continue a leitura. 

A importância do Last Mile Delivery para o e-commerce

Do ponto de vista do cliente, o Last Mile Delivery é uma etapa fundamental. Se for  realizada de maneira adequada, ou seja, entregando o produto com zelo e dentro do prazo, estimula a recompra e a fidelização do cliente. 

Já para o lojista, é uma oportunidade interessante de demonstrar não só a qualidade do serviço, mas também o diferencial da empresa e o compromisso com os prazos de entrega. 

Por isso, é de extrema importância que a fase final de escoamento do produto agrade o cliente. Critérios como condições do item ao chegar no seu destino final e tempo de entrega são extremamente relevantes para o Last Mile Delivery.

Além disso, a maioria dos clientes solicita um acompanhamento real de seus produtos -, ou seja, desejam ver todas as etapas de entrega do item – que inclui a saída do centro de distribuição ao destino final, e isso precisa ser especialmente considerado na estratégia e execução do Last Mile.

Feliz empresário usando telefone e bebendo café enquanto trabalhava até tarde em seu escritório e acompanhando pelo celular sua entrega..

Como implementar uma boa estratégia de Last Mile Delivery

Com o intuito de acomodar tempos de entrega mais rápidos e garantir a integridade dos produtos, muitas marcas têm apostado em diversas estratégias para implementar e otimizar seus processos de logística. 

Com base nas novidades do mercado, é possível repensar essa estratégia a fim de diminuir substancialmente o tempo de entrega dos produtos, sem perda de qualidade na experiência do cliente.

Inovação na forma de entrega

Analisar as diferentes formas de transporte que estão sendo utilizadas nos últimos anos e optar pela mais adequada ao seu negócio é essencial para atender às mais recentes demandas e não ficar obsoleto, preso às opções mais conhecidas, como os Correios e as transportadoras privadas. 

Procure também construir bons relacionamentos com as empresas de transporte de mercadorias, considerando a qualidade e rapidez do serviço, inovação e atendimento ao cliente.

Além disso, uma alternativa que tem sido muito usada pelas lojas virtuais é o serviço de Fulfillment da Amazon

Por um preço acessível, é possível ter seus produtos anunciados no site da Amazon e presentes nos diversos centros de distribuição da empresa, tornando sua entrega ainda mais rápida e eficaz. 

Entregas mais velozes

Nos últimos anos, o transporte de mercadorias passou por mudanças que acarretaram na diversificação da modalidade. 

Atualmente, as entregas expressas e super expressas têm ganhado cada vez mais terreno, principalmente nos centros urbanos, onde é possível se beneficiar da agilidade das motocicletas, bicicletas e patinetes elétricos.

Tecnologia logística

É possível ainda implementar tecnologias de logística disponíveis no mercado e desenvolvidas exclusivamente para impulsionar a eficiência da entrega e dos serviços.

Aplicativos de logística oferecem um gerenciamento total da cadeia de e-commerce, fornecendo relatórios de execução e visibilidade de todo o processo de distribuição, além de serem user-friendly. 

Entregador segurando caixas de encomendas e tocar a campainha da porta do cliente no fundo da manhã.

Análise de dados

Assim como toda a divulgação e marketing do seu e-commerce requer análise de dados e métricas para melhor o posicionamento da marca e o crescimento de vendas, com as entregas não seria diferente. 

É fundamental que o seu e-commerce tenha uma plataforma de análise de dados que seja integrada aos parceiros do seu negócio. Esse controle possibilitará a definição de melhores estratégias para o transporte de seus produtos.   

Testes e mais testes

Por último, invista na realização de simulações de frete para o seu e-commerce e otimize o custo da entrega.

Empreendendo um teste A/B na simulação do frete, você experimenta outras modalidades de entrega e acompanha de perto a versatilidade do processo. 

Vale a pena investir, por exemplo, em uma opção de frete com um prazo um pouco mais longo e com uma entrega mais rápida, ou até mesmo apostar no “same day delivery”. 

Desta maneira, é possível analisar as preferências do cliente, diversificar a sua entrega e aumentar o número de vendas. 

O Last Mile Delivery é eficaz e visa a satisfação do cliente, baseando-se em processos altamente estratégicos e inovadores. Se você não está satisfeito com esta importante etapa em seu e-commerce, é hora de buscar auxílio.

O serviço de Cliente Oculto pode ajudar a sua empresa identificar as percepções do cliente quando recebe o item adquirido. A SAX  é líder no Brasil na aplicação dessa metodologia. Conte conosco para otimizar seus processos e aumentar a satisfação do seu cliente.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter