fbpx

Como fazer um bom atendimento ao cliente na black friday?

Como fazer um bom atendimento ao cliente na black friday?

​Fazer um bom atendimento na black friday é um desafio enorme para as lojas, pois há um aumento muito grande na quantidade de clientes que estão na loja ao mesmo tempo. Também, há um imediatismo muito grande: as pessoas estão afoitas por fazer um bom negócio e, por isso, podem exigir mais dos seus colaboradores. Entender esse comportamento de compra é imprescindível.

Para evitar equívocos nesse momento, é preciso utilizar algumas estratégias diferentes. Então, para que você tenha sucesso, escolhemos algumas dicas essenciais. Acompanhe!

Contrate funcionários temporários

Uma das principais queixas dos clientes durante a black friday se refere ao atendimento ineficiente. Como o volume de pessoa dentro das lojas cresce significativamente, a quantidade usual de funcionários provavelmente não será capaz de atender à demanda.

Afinal, além do aumento no fluxo, a quantidade de itens levados é maior. Consequentemente, mais tempo gasto para registrar, faturar e emitir as notas fiscais das vendas.

A contratação de funcionários temporários pode ser uma excelente alternativa nesse momento. Assim, você não precisa arcar com vários custos trabalhistas e não terá de manter o quadro permanentemente.

Monitore as redes sociais

As redes sociais são uma fonte de informação muito relevante para o monitoramento do seu público. Lá, você poderá conhecer as expectativas dele em relação aos produtos desejados, aos problemas que querem evitar, aos canais de atendimento preferenciais etc.

Então, antes da black friday, não deixe de realizar uma campanha mais intensa nas redes para divulgar suas estratégias. Além de atrair clientes, isso permite que eles comentem e interajam, fornecendo opiniões valiosas.

Seja transparente

Um dos grandes mitos que envolvem a black friday é que as empresas “fraudam” a sua proposta, Ou seja, em vez de oferecer produtos realmente mais baratos que o normal, elas sobem os preços nos meses imediatamente anteriores e abaixam na black friday. Isso dá uma falsa impressão de promoção.

Os clientes de hoje têm acesso à informação facilmente e podem descobrir esse tipo de “fraude”. Isso pode se tornar uma fonte de marketing negativo, comprometendo sua relação com eles. Por isso, seja transparente com todas as suas promoções e políticas de preço.

Prepare sua equipe

Todos os seus colaboradores precisam entender que a black friday é um evento muito especial para o varejo. Afinal, essa é uma oportunidade de iniciar um relacionamento duradouro com clientes novos, além de fidelizar os mais antigos. Assim, o atendimento precisa ser impecável.

Devido ao movimento e ao desespero dos clientes, a black friday é um desafio muito grande para os vendedores. Pode haver muita correria, empurra-empurra, perguntas a todo o instante e muito barulho. Isso torna o ambiente muito estressante e, então, é preciso investir em treinamento com técnicas de venda, de gestão emocional e de bom atendimento.

Conte com uma monitoria do processo de vendas

Com uma boa monitoria, você checar, com o uso de um checklist, todas as ações importantes para se preparar para a black friday. Esse tipo de monitoria é também conhecida como mystery shopping.

Nela, pessoas comuns vão a sua loja como compradores normais cujo objetivo é avaliar todos os aspectos do atendimento e da loja. Assim, você pode ter um relatório detalhado mostrando se todas as suas orientações estão sendo cumpridas pelo time de vendas.

Com essas dicas, seu negócio poderá oferecer um bom atendimento ao cliente na black friday e evitar avaliações negativas. Os equívocos podem trazer danos permanentes à imagem da empresa para além da black friday. Todo cuidado é pouco!

Quer continuar recebendo as melhores dicas de vendas? Então não deixe de seguir nossa página no Facebook!

[rock-convert-cta id=”11245″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter