Foco em resultados: como otimizar processos no ponto de venda?
O bom relacionamento com o cliente é um fator fundamental para quem quer ter competitividade no mercado. Já tivemos momentos em que essa estratégia não era vista com a devida importância, era tida apenas como um complemento de ações maiores.
Hoje, com o aumento do número de empresas no mercado, a crise financeira e a dificuldade de fidelização de clientes, é preciso investir (e muito) no relacionamento com os clientes, principalmente no contato pessoal que acontece no ponto de venda.
Nesse sentido, otimizar o ponto de venda se torna estratégia primordial para aumentar as vendas.
Ficou interessado e quer saber como otimizar os processos organizacionais e alavancar o negócio? Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto!
Mapeie e planeje os processos
O primeiro passo para conseguir otimizar os processos organizacionais é ter em mãos informações relevantes sobre todos os procedimentos da empresa — desde questões operacionais até administrativas.
Nesse sentido, é importante conhecer detalhadamente a rotina empresarial, compreendendo os pontos fortes e fracos de cada setor.
A partir daí, é possível planejar estratégias capazes de aperfeiçoar os serviços e a organização como um todo.
Assim, a empresa consegue não só otimizar o tempo, mas também maximizar os lucros. Não à toa, os gestores devem vivenciar o dia a dia organizacional, tendo um conhecimento mais amplo e aprofundado da empresa.
Ofereça um atendimento diferenciado
O atendimento diferenciado é muito importante para fidelização de clientes e aumento das vendas. Isso porque quanto mais trabalhada a proximidade com o cliente, maior a identificação dele com a empresa.
Nesse aspecto, o relacionamento com o cliente deve ultrapassar o contato feito no momento do negócio.
É importante, por exemplo, realizar um pós-venda, verificando se tudo ocorreu como esperado. Pergunte sobre a satisfação dele e mostre que a empresa está disponível para atendê-lo em outras situações, mesmo aquelas mais adversas.
Não é só isso. Vale a pena também investir em estratégias que permitem um relacionamento contínuo. Enviar mensagens de felicitações no aniversário, por exemplo, tem um impacto positivo.
O cliente percebe que a empresa se importa com a parceria firmada. Essa é apenas uma ideia. O importante é manter o cliente próximo, buscando um relacionamento pautado na cordialidade e respeito mútuo.
Utilize um CRM
A utilização de um CRM é uma ótima estratégia para empresas que querem vender mais. Coletar informações sobre os seus clientes (como nome, telefone e e-mail) e cruzá-las com os hábitos de compra de cada um ajuda o estabelecimento a entender as particularidades de cada cliente.
A vantagem é que, com informações como essas, a empresa consegue criar campanhas diferenciadas para cada um, focando nas maiores necessidades dos clientes e fazendo com que se sintam importantes e exclusivos — uma vez que as campanhas são personalizadas de acordo com seus hábitos de consumo.
Ao adotar um CRM, é preciso treinar toda a equipe para trabalhar junto à ferramenta, coletando as informações e se certificando de cadastrar todos os detalhes.
Vale destacar que existem empresas especializadas que criam soluções de acordo com as necessidades da organização.
Controle o estoque
O excesso de produtos parados no estoque significa capital estagnado, o que é prejudicial para a empresa. Afinal, são necessários gastos extras com a locação de depósito.
Isso sem falar na possibilidade de os itens sofrerem avarias. A falta de mercadorias também é um problema, uma vez que o cliente pode não aguardar a chegada do item e ir direto para o seu concorrente.
Nesse sentido, é importante conhecer bem a rotatividade dos produtos, se programando para realizar a reposição em tempo hábil.
O importante é manter uma balança equilibrada. Nem muito, nem pouco: o estoque deve ser suficiente para suprir as demandas, sem exageros.
Capacite a equipe
Colaboradores bem treinados geram melhores resultados. Nada melhor, então, do que apostar em treinamentos regulares com a equipe, principalmente do setor responsável pelas vendas.
Lembre-se de que a cada dia surgem novas técnicas, e os profissionais que não aprimoram os conhecimentos ficam ultrapassados.
Oferecer cursos para a equipe, nesse contexto, é um investimento capaz de tornar seus colaboradores mais capacitados e aptos a atender as diversas demandas dos clientes.
Vale ressaltar que a qualificação pode acontecer por meio de ações internas, idealizadas pela própria empresa ou ainda com a ajuda de cursos externos. Nesse momento, é preciso se atentar a alguns detalhes:
- alinhar a comunicação interna (o que se diz “para dentro”) e a comunicação externa (o que se diz “para fora”), fazendo com que os funcionários entendam o que é importante para os clientes e para a empresa, seus valores e objetivos;
- criar um manual de atendimento para que todos os funcionários cumpram os padrões estabelecidos pela empresa no dia a dia dentro da sua loja;
- desburocratizar os processos internos dando maior autonomia para que os funcionários consigam resolver rapidamente os pequenos problemas que surgem nas interações com os clientes.
Estabeleça indicadores de desempenho
Outra ação que contribui com a otimização dos processos é definir indicadores de desempenho. Número de vendas mensais e taxa de objeção são apenas algumas das KPI (Key Performance Indicator) que podem ser utilizadas.
Independentemente das métricas que você adotar para avaliar os processos, lembre-se de que é importante analisar e monitorar regularmente.
Somente assim será possível encontrar soluções para os pontos frágeis da empresa. Se perceber que os indicadores não estão apresentando informações úteis, é preciso reavaliar o cenário e estabelecer novas métricas.
Tenha alguns cuidados no PDV
Os cuidados com o ponto de venda também merecem atenção. Um dos fatores mais importantes de um ponto de venda de sucesso é a boa circulação de pessoas dentro da sua loja.
Com uma loja bem organizada, seu cliente consegue caminhar entre os corredores e gôndolas, tendo acesso a todos os produtos que estão sendo oferecidos no seu ponto de venda.
Além disso, mantenha sua loja sempre limpa e perfumada, para dar a sensação de conforto e segurança para os seus clientes e prospects.
Fato é que, ao otimizar o ponto de vendas da empresa, você não só terá uma empresa mais organizada e efetiva, como também conquistará melhores resultados, o que por si só já é uma grande vantagem.
Gostou do nosso conteúdo e quer mais detalhes de como otimizar o ponto de venda e os resultados da sua empresa? Então, entre em contato conosco! Será uma satisfação atender você.
[rock-convert-cta id=”11081″]