fbpx

5 pontos cruciais para atuar como cliente oculto

5 pontos cruciais para atuar como cliente oculto
4 minutos para ler

Ser um cliente oculto é uma tarefa muito importante. Para quem se propõe a esse papel, é a chance de garantir uma renda extra e usar a própria opinião e visão analítica para melhorar diversos serviços. Para as empresas, é uma forma de coletar informações indispensáveis para obter um desempenho diferenciado. A melhor forma de garantir que as duas partes saiam satisfeitas é por meio da otimização da sua atuação. Ao receber a missão de avaliar um empreendimento, algumas táticas te ajudam a atuar como cliente oculto.

Quer descobrir 5 pontos cruciais para atuar como cliente oculto? Veja o que é preciso durante a avaliação:

1. Mantenha a discrição

Um dos grandes triunfos de realizar uma avaliação oculta é poder observar como o negócio é na maior parte do tempo. Porém, esse efeito pode ser arruinado se disser ou deixar transparecer que é um cliente oculto. Caso alguém saiba ou perceba, a experiência será completamente diferente.

Então, em toda a sua atuação é preciso ser discreto. Não faça anotações na frente dos colaboradores e nem explique do que se trata. O ideal é agir com naturalidade e como qualquer outro cliente faria, pois é isso que garantirá a eficácia da avaliação.

2. Preste atenção em todo o processo

Imagine que você será o cliente oculto de uma agência bancária. Ao chegar até o atendente, não consegue se lembrar de que a missão era pedir para abrir uma conta. Em vez disso, solicita a realização de um saque. Na hora de fazer a avaliação, é impossível oferecer um feedback concreto, não é?

Então, é fundamental prestar atenção em todas as etapas e seguir as instruções. Entenda o que deve ser avaliado e conheça muito bem os objetivos com a atividade antes de ir realizar sua avaliação. Durante o atendimento, tenha total foco em analisar e guardar a experiência. Assim, é mais fácil preencher as respostas no momento de apresentar suas impressões.

3. Não se esqueça dos comprovantes

É comum que o cliente oculto tenha que fazer alguma compra ou operação financeira no negócio. Depois, quando a avaliação é aprovada, ocorre o reembolso acordado. Porém, isso não é possível sem os comprovantes. Então, não se esqueça de solicitar o recibo ou nota fiscal, por exemplo.

Também é válido pedir o cartão do funcionário que o atendeu ou as informações da equipe responsável. Desde que isso seja feito com naturalidade, é uma maneira extra de acrescentar valor à sua avaliação.

4. Entenda a importância da metodologia

Todas essas práticas são necessárias para ser um cliente oculto, mas o reconhecimento da relevância da atividade pode ajudar ainda mais. Ao entender que essa tarefa orientará a gestão a tomar uma decisão, fica fácil agir com responsabilidade e comprometimento.

Antes de aceitar qualquer avaliação ou de dar início ao processo, entenda muito bem a empresa, os seus objetivos e como você é uma peça fundamental na atuação empresarial. Ao seguir essas orientações, você terá a oportunidade de ser um bom cliente oculto. Além de ajudar a complementar a renda, a atuação consistente melhora a sua reputação e garante mais atividades!

5. Busque aprimorar habilidades úteis para a prática 

Para realizar análises consistentes e com informações valiosas e cumprir os 4 passos acima, você precisa se preparar e ter algumas habilidades! Procure manuais, certificações e até tutoriais sobre o tema. Aqui estão algumas sugestões sobre como aprimorar essas habilidades:

  1. Observação Aguda: Pratique exercícios de observação, observe o ambiente ao seu redor e detalhe o que você vê. Tente descrever pessoas, lugares e objetos com o máximo de detalhes possível.
  2. Comunicação Escrita: Escreva regularmente para aprimorar sua capacidade de expressão escrita. Mantenha um diário ou blog pessoal, ou pratique escrevendo avaliações fictícias de experiências de compra ou serviço. 
  3. Memória e Discrição: Busque por técnicas de memória. Alguns métodos podem te ajudar a reter informações importantes. Pratique sua capacidade de passar despercebido em diferentes situações. Isso pode envolver interações sociais, onde você tenta não chamar a atenção, enquanto ainda observa e coleta informações.
  4. Imparcialidade: Esteja ciente de seus próprios preconceitos e tendências pessoais ao fazer avaliações. Pratique a objetividade ao destacar tanto aspectos positivos quanto negativos e participe de grupos de discussão online para obter dicas sobre como manter a imparcialidade em avaliações.
  5. Compromisso: Melhore suas habilidades de gerenciamento de tempo para garantir que você possa cumprir os prazos de entrega. Use ferramentas como calendários ou aplicativos de lembrete.

Dicas complementares para atuar como cliente oculto

Além das orientações essenciais mencionadas anteriormente, preparamos mais duas dicas valiosas para aprimorar sua prática como cliente oculto e garantir que suas avaliações sejam eficazes e impactantes. 

 

Mantenha seus dados atualizados na plataforma

Manter informações precisas e atualizadas em seu perfil, incluindo dados de contato, preferências e histórico de avaliações anteriores, é fundamental por várias razões:

  1. Precisão das avaliações: Ao manter seus dados pessoais atualizados, é possível garantir que as avaliações oferecidas a você sejam relevantes e precisas.
  2. Contato e comunicação: Manter seus dados atualizados facilita a comunicação com você, caso seja necessário esclarecer alguma informação ou fornecer feedback adicional sobre suas avaliações. Se não for possível entrar em contato com você, poderá haver perda de informações importantes.
  3. Agendamento e atribuições: Normalmente, os agendamentos e atribuições são feitos com base em sua localização, disponibilidade e perfil. Dados desatualizados podem resultar em tarefas inadequadas ou incompatíveis com sua situação atual.
  4. Pagamento e compensação: Ter seus dados financeiros atualizados é crucial para garantir que você receba corretamente seu pagamento ou recompensas.
  5. Integridade e confiabilidade: Manter seus dados atualizados demonstra profissionalismo e compromisso. Isso ajuda a construir uma relação de confiança e pode levar a mais oportunidades de trabalho no futuro.

Em resumo, manter seus dados atualizados é uma prática importante para garantir que você possa desempenhar eficazmente suas funções, receber compensações corretas e manter uma boa relação de trabalho com as empresas contratantes. Além de demonstrar compromisso e aumentar a sua credibilidade.

 

Construção de um histórico

Procure oportunidades para avaliar uma variedade de setores e tipos de negócios. Isso ajudará a diversificar seu histórico e demonstrar sua versatilidade como cliente oculto. A qualidade dos relatórios também é um indicador de confiabilidade e bom histórico.

Lembre-se de que a prática e a consistência são fundamentais para ganhar experiência e construir um histórico sólido como cliente oculto. À medida que você acumula experiência e um histórico sólido, terá a oportunidade de acessar tarefas mais interessantes e bem remuneradas

 

Faça o cadastro e atue como cliente oculto pela SAX 

Na nossa plataforma nós promovemos um treinamento online, que contém todas as informações necessárias para que o trabalho seja feito corretamente. Antes da realização da tarefa, o cliente oculto passa pela certificação, para que todos os seus conhecimentos sobre a avaliação sejam validados e ele esteja realmente preparado para a avaliação do serviço.

Cadastre-se agora mesmo para atuar como um avaliador! 

Vivencie experiências únicas, contribua para a melhoria de empresas e ganhe uma renda extra por isso.

Junte-se a nós nessa missão de criar experiências memoráveis para os clientes. 

Sua opinião faz a diferença!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter