Entenda a relação entre comunicação visual e experiência de cliente

Entenda a relação entre comunicação visual e experiência de cliente

A comunicação visual nada mais é que a forma como a empresa se utiliza de elementos visuais para conversar com o cliente. São cores, signos, vídeos, gráficos e demais elementos que fazem parte desse conjunto que tem como objetivo promover a experiência do cliente.

Esse meio de contato é muito importante para quem se preocupa em atrair e fidelizar clientes, uma vez que são estudados conjuntos de elementos a favor da atração das pessoas certas ao seu estabelecimento, aumentando assim as vendas daquele ponto.

Quer entender melhor como funciona essa relação? Então continue a leitura e aprenda agora mesmo!

Quais são os exemplos de comunicação visual e atração do cliente?

Como já foi dito, a comunicação visual usa de diferentes princípios para atrair um cliente, seja em vídeo nas redes sociais ou até mesmo com uma vitrine chamativa. Contudo, a forma como as pessoas compram um produto e até mesmo uma marca tem mudado, tornando a comunicação visual ainda mais aliada à experiência do cliente.

Para você compreender como funciona essa inovação, temos dois exemplos recentes localizados no shopping Morumbi, em São Paulo. A loja Riachuelo trouxe um novo conceito de segmento no shopping. Além dos produtos atuais, novas coleções podem ser encontradas, muitas delas até com personalização na hora. Também, há expositores em LCD contando a história da empresa, espaços de fotos e muito mais.

Em outro conceito, mas igualmente atrativo, a Hering também apostou no mesmo lugar para trazer uma vivência única aos seus clientes, tornando-os protagonistas da empresa. Desde a entrada da loja, ele pode se sentir especial ao usar a vitrine e tirar fotos.

No provador também é possível ser o protagonista, quando uma peça escolhida pode ser combinada com outras da marca ao selecioná-las no painel dentro da cabine. Caso queira provar, a solicitação é feita ali mesmo e um atendente traz a peça até você.

Quais são os benefícios da comunicação visual na sua empresa?

Nos exemplos, ambas as marcas trouxeram experiências usando uma comunicação visual diferenciada, despertando curiosidade, reforçando os valores da empresa e fortalecendo as marcas. Esses são alguns dos benefícios que abordaremos a seguir.

Desperta a curiosidade

A comunicação visual, mais ainda ligada às tecnologias, desperta uma curiosidade nas pessoas. Podemos avaliar pelos dois exemplos acima, você não ficou curioso para conhecer esses dois novos espaços cheios de experiência?

A mensagem é tão clara que as duas marcas escolheram um shopping para isso, ou seja, o lugar com maior concentração de pessoas distraídas, a fim de passear e conhecer coisas novas. Contudo, você também pode aplicar conceitos desse gênero na sua empresa, começando por uma fachada atraente, por exemplo.

Fortalece a imagem da marca

Ao chamar pessoas para essa vivência, as marcas constroem um fortalecimento em cima do seu nome, uma vez que pessoas tendem a compartilhar o que conheceram e as percepções que tiveram dali.

Use isso para um fortalecimento positivo, é claro, deixe exposto a história da sua organização, convidando as pessoas a participarem desse momento. Pensando nisso, é possível criar um vídeo com clientes contando a relação com a sua empresa e você passar esses momentos na loja, por exemplo.

Aumenta a credibilidade

A comunicação visual usada de forma correta, com a combinação da identidade da marca, seus valores e missão geram um aumento da credibilidade que a organização quer passar. O conjunto de elementos certos mostra ao cliente que a sua loja está preocupada em promover inovação para atrair a confiança dele.

Pensando em todos esses pontos, veja como aplicar na sua loja:

  • crie um ambiente acolhedor;
  • invista em marketing;
  • combine os elementos visuais;
  • conte com especialistas em branding.

A comunicação visual melhora a experiência do cliente de muitas formas, basta encontrar meios que conversem melhor com aquilo que eles procuram e você terá muitos resultados.

Gostou deste conteúdo? Que tal compartilhar nas redes sociais e ajudar na construção de outros conceitos?

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter