fbpx

Dicas de como avaliar o comportamento de atendentes e recepcionistas

Dicas de como avaliar o comportamento de atendentes e recepcionistas

O atendimento é uma das chaves para o sucesso de qualquer negócio. Se as pessoas têm uma boa impressão nesse sentido, 77% delas vão indicar os serviços para outras. Como essa é uma oportunidade e tanto para as empresas, a atuação do cliente oculto se destaca. Então, saber como avaliar o comportamento de atendentes e recepcionistas é essencial.

A função desses profissionais não é a mesma de um vendedor ou consultor. Além disso, há diversos pontos que precisam ser considerados para garantir a satisfação em todos os níveis.

Na sequência, veja algumas dicas de como avaliar o comportamento de atendentes e recepcionistas e realize análises ainda melhores!

Observe se os profissionais são simpáticos e prestativos

Como os atendentes e recepcionistas são o rosto da empresa, é essencial que caprichem no contato com o público. Muitas vezes, são o primeiro ponto de contato entre a marca e os clientes, então, essa oportunidade não pode ser desperdiçada.

Para começar, veja se o profissional trata a todos de forma igual, de maneira prestativa e com simpatia. Alguém com expressão fechada ou que parece mal-educado gera uma péssima impressão da empresa. Então, esses aspectos devem ser levados em consideração ao avaliar o comportamento de atendentes.

Confira se existe empatia na atuação dos profissionais

Quem atua na área de frente do negócio também tem que desenvolver uma característica essencial: a empatia. Não basta que o profissional seja simpático, se não estiver disposto a identificar as necessidades do cliente.

Pense em uma concessionária. Se um atendente apenas diz para as pessoas se sentirem à vontade, isso é educado e cordial. No entanto, não é empático porque não tenta entender as exigências e os interesses de quem chega ao local.

Confira a eficiência para saber como avaliar o comportamento de atendentes

Profissionais capacitados para o atendimento ao público apresentam destreza na hora de lidar com esse contato inicial. Por outro lado, problemas na atuação levam a atrasos e demoram para finalizar o atendimento.

É o caso de um recepcionista que leva muito tempo para encontrar a marcação da oficina ou que tem dificuldades para executar processos básicos. Nesses cenários, há um comprometimento da experiência do cliente — outro ponto que deve estar presente na hora de avaliar o comportamento de atendentes.

Analise o nível de conhecimento sobre o negócio

Imagine alguém que chega a uma agência bancária e quer abrir uma nova conta. No entanto, o profissional da recepção não sabe orientar o cliente sobre quem procurar, como obter senha ou quais são os procedimentos necessários.

Tudo isso demonstra desconhecimento sobre a empresa, o que gera problemas para a experiência. Portanto, é indispensável entender como os profissionais se comportam, se eles apresentam domínio do que a empresa oferece e do que atende melhor a cada um.

Inclusive, é o momento de verificar se o profissional fez ofertas consideradas importantes ou se deixou a oportunidade passar.

Como vimos, ao saber como avaliar o comportamento de atendentes e recepcionistas, você saberá identificar os pontos positivos e críticos, que necessitam de melhoria.

Quer muitas outras dicas para fazer ótimas avaliações? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook para receber outras informações para melhorar o seu desempenho como cliente oculto!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter