fbpx

Inovação no varejo: entenda como e onde inovar nas lojas físicas

Inovação no varejo: entenda como e onde inovar nas lojas físicas

O cliente da era da transformação digital é diferente — afinal, aquilo que antes era um diferencial se tornou necessidade básica. Por isso, a inovação no varejo passou a fazer com que as marcas criassem cada vez mais valores intangíveis para seus produtos e serviços.

Assim, uma inovação digna de destaque é boa tanto para o negócio, que ganha com o aumento da produtividade, quanto para o cliente, que tem satisfação aumentada. É isso que as empresas devem buscar, com dedicação e pesquisa para inovar constantemente, em sintonia com as mudanças de comportamento do público.

Neste post, você encontra algumas dicas de como a inovação no varejo pode ajudar a levar os resultados da empresa a patamares nunca antes alcançados. Confira!

Entenda o cliente a fundo

A maneira mais precisa de entender profundamente o cliente é criar mapas de empatia. Muitas empresas desperdiçam tempo e recursos com ações que não fazem diferença para o público.

Os mapas de empatia ajudam a desenhar o perfil do cliente ideal e levam em consideração seus sentimentos. Assim, o gestor pode tomar decisões com base em uma melhor compreensão sobre a personalidade de quem prestigia a marca.

Invista no atendimento humanizado

Para obter resultados positivos, é preciso ter um bom relacionamento com os clientes. Afinal, quem vive uma experiência especial passa a ter total confiança no negócio. Isso é possível com a prática do atendimento humanizado.

Dessa forma, esse serviço tem como principais características a produtividade dos funcionários e a integração das informações. Portanto, antes de efetuar qualquer tipo de contato, é primordial analisar os dados obtidos das métricas de vendas.

Com isso, a equipe deve usar técnicas e recursos que facilitem a inovação no varejo por meio do atendimento ao cliente e, então, evitar processos burocráticos. Para tanto, capacite os profissionais com treinamentos.

E, ainda que as tecnologias tenham sucesso no mercado, um telefonema é uma excelente opção para quem quer prestar atendimento humanizado. Sem contar que traz ótimos resultados para a empresa.

Ofereça experiências únicas para os clientes

O cliente gosta de ser bem atendido. Uma experiência de compra única vai além da aquisição do produto: a jornada dele toma outro significado quando se usam soluções interativas e quando se vende valor, não preço.

Então, o objetivo deve ser transformar o processo de compra em uma vivência personalizada e diferenciada, que seja capaz de despertar emoções nos clientes. Assim, ele passa a ter uma afinidade com a marca.

Vale lembrar a importância de saber respeitar o momento de compra de cada um, sem forçar para que ela ocorra antes da hora. É essencial que tudo aconteça de maneira natural.

Use a tecnologia

Os pedidos dos clientes devem ser finalizados em pouco tempo para reafirmar a agradável experiência de atendimento. Dessa forma, o uso da tecnologia garante agilidade nas respostas e promove a melhoria das atividades de modo geral.

Isso porque sua utilização se refere à automação, à racionalização e à otimização das etapas que justificam os resultados obtidos. Se você quer praticar inovação no varejo, não abra mão de:

  • big data para entender melhor os clientes;
  • chatbots para estratégias de pós-venda;
  • realidade aumentada para apresentar novos produtos.

Portanto, usar a tecnologia a seu favor facilita as tomadas de decisão e promove a integração da empresa. Entretanto, a inovação no varejo passa também pelo foco no cliente, pois não adianta utilizar estratégias genéricas se ele não for beneficiado nem afetado positivamente por elas.

Gostou deste post sobre como inovar no varejo? Então, continue com a gente aqui no blog e leia sobre as auditorias de PDV para entender a importância desse processo!

Voltar

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter