fbpx

Tecnologia no varejo: descubra as principais inovações do setor!

Tecnologia no varejo: descubra as principais inovações do setor!

A tecnologia no varejo tem provocado uma grande revolução na forma como as lojas interagem com os clientes. Muitas funções podem ser automatizadas, de forma que os vendedores poderão se dedicar exclusivamente à satisfação do cliente, ofertando um atendimento muito mais personalizado. Além disso, muitas tarefas improdutivas serão otimizadas, o que traz um serviço mais rápido e resolutivo.

No entanto, é preciso que você conheça as ferramentas certas para a sua empresa, pois muitas soluções não se adéquam bem a alguns modelos de negócio. Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe!

Quais as tendências da tecnologia no varejo?

A seguir, apresentamos algumas das principais tendências da tecnologia no varejo, explicando como elas podem ser utilizadas. Confira!

Telas interativas

As telas interativas estão dentro do grande conceito de realidade aumentada. Elas permitem que seus clientes interajam com um software em telas aumentadas, que pode executar várias funções.

Por exemplo, você pode instalar um atendente virtual que funcionará como um vendedor, atendendo aos pedidos dos clientes e oferecendo informações. Em alguns casos, como nas lojas de roupa, os usuários poderão tirar uma foto e experimentar versões virtuais da peça antes de ir a um provador.

Tecnologia RFID

A tecnologia de identificação por radiofrequência — em inglês Radio-Frequency Identification (RFID) — resolve alguns dos principais problemas do varejo: as filas e o alto custo com pessoal para tarefas de caixa.

Nesse novo sistema, em vez de utilizar códigos de barras, os produtos terão uma etiqueta que emite sinais eletromagnéticos, que, ao encontrar um sensor, identificarão o produto instantaneamente e o registrarão no sistema de vendas. Isso poderá ser feito com vários itens simultaneamente. Assim, os caixas não precisarão mais ficar procurando o código de barras de cada produto.

Alguns sistemas mais avançados poderão, inclusive, cuidar das tarefas de pagamento, de modo que o cliente poderá fazer um autoatendimento. Algumas máquinas contarão com equipamentos de contagem de dinheiro e leitores de cartão. Assim, será possível reduzir o número de atendentes de caixa nos estabelecimentos e redirecioná-los para outras tarefas mais importantes.

O RFID também poderá ser empregado no controle de estoque, quando integrado com a Internet das Coisas. Com a instalação de sensores no armazém ou nas prateleiras, cada movimentação poderá ser registrada automaticamente e enviada para o sistema de gestão.

Realidade virtual

A realidade virtual se refere a um grupo de ferramentas que busca aumentar a imersão dos sentidos do usuário na tecnologia digital. O maior exemplo são os óculos de VR que são utilizados para jogos online: a visão do jogador é isolada do espaço e seus movimentos corporais são lidos pelos sensores para movimentar os personagens.

No varejo, o mecanismo é o mesmo, mas a aplicação é um pouco diferente. Busca-se ampliar a imersão nos produtos a fim de aumentar a conversão das vendas.

Assim, em vez de experimentar os conceitos de um produto fisicamente, isso poderá ser feito no mundo digital com a vantagem de poder inserir efeitos que estimulam mais os sentidos dos clientes.

Quais os benefícios do uso da tecnologia no varejo?

A tecnologia no varejo pode trazer diversos benefícios. A seguir, apresentamos alguns dos principais.

Atendimento personalizado

Todas essas medidas permitem que você ofereça um atendimento único para o cliente de acordo com o seu perfil. Se ele for mais autônomo ou tímido, poderá usar os sistemas de autoatendimento. Se gostar do atendimento humano, os vendedores poderão interagir com eles e utilizar a tecnologia para impressioná-lo, por exemplo.

Maior conforto

Quando você reduz o tempo de atendimento e diminui as filas do varejo, seus clientes terão muito mais conforto. Afinal, aquele tempo na fila é completamente improdutivo para eles, que podem desejar utilizar aqueles minutos para suas atividades mais importantes. Assim, ficar esperando gera bastante ansiedade e incômodo.

Com a implementação da tecnologia no varejo, os lojistas ganharão muito mais ferramentas para poder atrair e fidelizar os seus clientes. Além disso, poderão melhorar a qualidade das operações, o que, na ponta final, gera muito mais satisfação a seu público. São várias as possibilidades que você pode explorar.

Aproveite a visita e confira, também, as principais tendências de varejo para 2019!

[rock-convert-cta id=”11110″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter