Conforto dos clientes: como criar um ambiente mais agradável?

Conforto dos clientes: como criar um ambiente mais agradável?

Você sabia que é possível melhorar as vendas a partir do conforto dos clientes dentro do seu estabelecimento? Criar um ambiente agradável é essencial para a melhoria do comércio e pode ser feito com simples práticas que vamos mostrar neste conteúdo.

Sabe quando você vai a um lugar novo, sente um aroma diferente, a iluminação é agradável e tudo ao redor chama a atenção? A organização do espaço provavelmente foi pensada para atrair e gerar uma experiência diferenciada para o cliente. Quer aprender como fazer isso e ter resultados melhores? Continue a leitura e descubra!

Faça bom uso do espaço

Ao pensar em conforto dos clientes, o primeiro passo que precisa ser tomado é fazer um bom uso do espaço. Isso pode ser com as mobílias que já utiliza, basta reorganizá-las e dispor em pontos de melhoria do lugar.

É possível fazer mais com menos. Por isso, não é necessário ter muita informação em um mesmo corredor enquanto o resto do ambiente estiver vazio, por exemplo. Distribua melhor os móveis e, se necessário, adquira outros que vão combinar com a marca.

Além disso, a organização do espaço é essencial para despertar o interesse do cliente de estar ali. Você se sente bem em uma casa bagunçada, com roupas atiradas em todos os cantos? Como ele vai se sentir caso sua loja esteja assim? Com certeza, vai sair dali o mais rápido possível!

Foque no design da loja

A fim de proporcionar uma experiência adequada, coloque-se no lugar de seus clientes e entenda o comportamento de compra deles. Quem são e o que buscam? São pessoas atarefadas e sempre com pressa? A esses, o layout deve ser prático, com produtos de fácil acesso, por exemplo. Ou então espaços de espera com maior conforto para relaxar enquanto estiverem ali.

São indivíduos que gostam de passear? Dedicados a esses, tenha um design aconchegante, que os encante independentemente do lado para que olhem. É possível explorar diferentes estilos com cores, iluminação, plantas e móveis dentro de uma mesma área, mas lembre-se de que, ao final, eles devem combinar com a identidade da marca e aquilo que transmite.

Distribua os produtos estrategicamente

Combinando com o design da loja, separe os produtos estrategicamente nas prateleiras a fim de que seus clientes consigam encontrar tudo o que buscam sem a necessidade de ficar procurando por ajuda, por exemplo.

Entenda o que lhe atrai e deixe em seu campo de visão. Coloque produtos que complementem a experiência de compra, instigando-o a levar um elemento a mais. Essas práticas ajudam a proporcionar identificação com a sua marca. Ele vai se sentir como se tudo aquilo fosse realmente pensado para ele.

Use práticas de marketing sensorial

O marketing sensorial é um dos maiores aliados quando o assunto é conforto dos clientes, uma vez que usa dos cinco sentidos para atrair e encantar pessoas dentro do estabelecimento.

Com ele, é possível gerar emoção, despertar o interesse de compra, além de fidelizar. Pense em aromas, música ambiente e estimule a visão com o objetivo de atrair pessoas para o seu negócio e de que elas passem mais tempo ali e sintam-se em casa. Além disso, conte com seus vendedores e demais colaboradores e contribua para uma boa experiência.

Tendo os processos e pessoas com objetivos alinhados, não tem como errar na hora de proporcionar o conforto dos clientes. Dessa forma, você agrega valor à marca, evita reclamações e que falem mal da sua empresa por aí.

Gostou deste post? Quais dessas práticas chamaram mais sua atenção? Deixe um comentário para nos contar como este conteúdo ajudou.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter