Imagem da marca: por que ela deve ser percebida por toda a equipe?

Imagem da marca: por que ela deve ser percebida por toda a equipe?

Todo mundo quer ter a sua empresa reconhecida no mercado. Mas você sabia que a imagem da marca pode influenciar diretamente na percepção do seu cliente e, consequentemente, no desempenho do seu negócio como um todo?

Diante desse cenário, entender o significado e a importância da percepção dessa marca diante do seu público é fundamental para criar uma empresa forte, que seja capaz de agregar valor aos seus clientes.

Ficou curioso? Neste artigo, explicamos a importância da imagem da marca e por que ela deve ser percebida por todas as pessoas da empresa. Continue a leitura e confira!

Qual a importância da imagem da marca para uma empresa?

A marca é responsável pela percepção que um cliente tem dos seus produtos, serviços ou da empresa como um todo. Quando trabalhada de forma adequada, ela é capaz de transmitir os valores defendidos e fornecer uma verdadeira identidade ao negócio, mostrando ao público a sua capacidade de atender suas necessidades e desejos.

A imagem que o cliente tem de uma marca é capaz de influenciar fortemente o processo de compra, interferindo positiva ou negativamente na tomada de decisão a partir da preferência e credibilidade da empresa no mercado. Uma marca que transmite uma boa imagem para o seu público e o cativa tem mais chances de sucesso do que uma empresa que não está preocupada com isso.

Por que os funcionários precisam entender a imagem da marca?

Agora que você já entendeu a importância da imagem da marca para o desenvolvimento de um negócio, deve estar se perguntando qual é a relação direta dos funcionários e equipes de trabalho com esse posicionamento, certo? E a resposta é mais simples do que você imagina!

Uma vez que são os colaboradores, como vendedores, gerentes e atendentes, que tem o contato mais direto com os clientes, não restam dúvidas de que eles são os representantes da imagem da marca na prática.

Além de desempenhar um papel fundamental na conexão das expectativas do público com os objetivos da empresa, a sua equipe será responsável por estreitar o relacionamento com os clientes, e isso será feito de maneira muito mais eficiente quando levar a imagem da marca em consideração.

Como manter os colaboradores conectados com a marca?

Para que essa integração funcione nas atividades cotidianas, é importante desenvolver estratégias para manter os colaboradores sempre conectados e em sintonia com os valores da marca.

Para isso, uma boa dica é investir em pesquisa, coleta de dados e estratégias de mystery shopping, que tenham como objetivo oferecer informações reais de como os clientes percebem a marca e seus colaboradores.

Também é importante engajar os funcionários com as ações que envolvem a marca e criar uma cultura empresarial que busque analisar o impacto das ações e sugerir soluções em caso de retornos negativos.

Como você pôde perceber até aqui, a marca representa um papel essencial para a manutenção e crescimento de uma empresa, e os funcionários são peças essenciais para sempre divulgá-la de forma positiva. Por isso, devem estar sempre alinhados com os objetivos do seu negócio.

Você gostou deste conteúdo? Quer ter acesso a mais dicas e conteúdos exclusivos e relevantes para o seu negócio? Então, assine a nossa newsletter!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter