4 motivos para investir em treinamento para vendedores

4 motivos para investir em treinamento para vendedores

Oferecer um atendimento de qualidade é um dos principais pontos que fazem uma empresa ser um sucesso. Porém, conseguir isso pode exigir um trabalho mais árduo que se pensa e é preciso contar com treinamento para atendimento ao cliente.

A performance da equipe de vendas está diretamente ligada ao sucesso ou fracasso da empresa. Afinal, é ela que lida diretamente com os clientes, sendo responsável pelo faturamento do negócio.

Não à toa, os gestores precisam apostar em um treinamento para atendimento ao cliente, tornando os vendedores mais capacitados. Vale ressaltar que, ao proporcionar cursos extras para o time de vendas, você conseguirá ter uma equipe campeã, capaz não só de otimizar o tempo, mas também de maximizar os lucros.

Ficou interessado pelo assunto e quer conhecer quatro razões que justificam o investimento em treinamento para atendimento ao cliente? Basta continuar lendo!

Qual é a importância de investir no treinamento para atendimento ao cliente

1. Maximiza a produtividade

Tempo é dinheiro. Então, nada mais sábio que apostar em ações capazes de agilizar os processos e alavancar os resultados. O primeiro passo para fazer isso é melhorar o rendimento da equipe de vendas, sendo o treinamento um forte aliado nessa etapa.

Ao se tornarem mais qualificados, os vendedores conseguirão resolver as demandas com mais facilidade, aprimorando o serviço. Isso também impactará a quantidade de negócios fechados. Uma equipe bem treinada é capaz de converter mais vendas, o que, por si só, já é uma grande vantagem.

2. Contribui para o desenvolvimento de habilidades

O mundo está em constante movimento e, em questão de dias, o que era novidade pode se tornar obsoleto. Nesse sentido, é fundamental que a empresa invista em ações capazes de aprimorar os saberes — tanto dos vendedores como dos profissionais de outros setores, incluindo o alto escalão administrativo. Até porque, como já alertava a sabedoria popular, conhecimento nunca é demais.

Vale frisar que, ao oferecer cursos profissionalizantes e treinamentos — internos ou externos —, os colaboradores vão se destacar e melhorar, inclusive, a qualidade do atendimento.

3. Atrai e retém talentos

Pense bem neste cenário: você investe na contratação de colaboradores e, depois que conseguem absorver os valores e a cultura empresarial, tornando-se preparados para atender às diversas demandas, eles pedem demissão. Apesar de comum, essa situação não é nem um pouco agradável, certo?

Por isso, os gestores buscam alternativas capazes de atrair e, principalmente, reter os talentos, reduzindo a rotatividade. É aí que surge a importância do treinamento para vendedores. Eles entendem que a empresa investe e valoriza o trabalho de cada um, proporcionando oportunidades exclusivas.

4. Aumenta a motivação e o engajamento

Outro ponto favorável dos treinamentos é que eles ajudam a motivar e engajar a equipe, tornando-a mais participativa. Em outras palavras, o time começa a vestir, de fato, a camisa do negócio.

O resultado é uma empresa com um clima organizacional harmonioso além de colaboradores felizes e dedicados, que se comprometem a realizar um trabalho de excelência.

Como aplicar um treinamento sobre atendimento ao cliente

Agora que você já entendeu a importância e os benefícios do treinamento sobre atendimento ao cliente para que o seu negócio possa ter sucesso, chegou o momento de entender como aplicá-lo.

Faça uma análise do seu atendimento

Antes de dar qualquer passo quanto ao treinamento de atendimento ao cliente, é necessário entender o que funciona bem ou não e saber como melhorar os pontos negativos.

Isso é possível graças à ajuda de indicadores de performance e relatórios, que monitoram as métricas dos seus colaboradores e, assim, informam sobre a produtividade empresarial. A partir das informações obtidas, fica muito mais fácil conseguir capacitar a sua equipe e otimizar o suporte ao cliente.

Outra forma de realizar essa análise e entender as necessidades dos clientes é avaliar como a concorrência implementa o atendimento. Para isso, uma sugestão é utilizar a técnica do “cliente oculto”, em que um colaborador se passa por cliente para conhecer os pontos negativos e positivos da concorrência.

Não foque apenas os aspectos técnicos

Um bom atendimento ao cliente não é aquele unicamente capaz de resolver problemas técnicos de modo eficaz. Tudo é avaliado no suporte e é fundamental tratar o cliente de maneira cortês e calorosa na correria do dia a dia, diferenciando-se de muitos outros negócios. Assim, além de haver uma maior satisfação com a resolução do problema, ele guardará uma boa impressão da sua marca.

Então, durante o treinamento de atendimento ao cliente, certifique-se de garantir as ferramentas necessárias para resoluções técnicas, mas não deixe de lado aspectos comportamentais. Para isso, aborde pontos como:

  • as habilidades interpessoais;
  • os padrões de atendimento que sua empresa exige;
  • a capacidade de negociação dos atendentes;
  • a maneira mais adequada de abordar e responder a um cliente — com educação e um contato pessoal, mas sem se tornar invasivo.

Utilize casos reais de atendimento

Experimente listar as experiências positivas e negativas vividas na sua empresa na área do atendimento ao cliente. Feito isso, reflita com a sua equipe sobre o que deu errado no suporte e o que deveria ser feito para resolver o problema.

Usar exemplos de casos reais, especialmente os vivenciados pela própria empresa, ajuda a tornar o suporte ao cliente mais objetivo e claro. Tudo isso estimula a proatividade e ajuda os membros da empresa a lidarem melhor com problemas futuros.

Outra sugestão é contar com o apoio dos funcionários ao solicitar feedbacks dos clientes, especialmente sobre os casos mais trabalhosos, para que sejam apontados os maiores motivos de reclamações que chegam ao setor de atendimento. Desse modo, fica mais fácil conseguir lidar com elas.

Comunique as expectativas da empresa

Se você vai iniciar esse tipo de treinamento, nada mais justo que comunicar à sua equipe a missão, a razão, os objetivos e as expectativas da empresa em relação ao trabalho dos colaboradores. Afinal, eles interferem diretamente no resultado desses planos e consequentemente no sucesso da empresa.

Apresente e ensine a usar as ferramentas disponíveis

Se sua marca traça planos para a equipe com base no desempenho dela no atendimento ao cliente, é fundamental que ela também coloque à disposição todas as ferramentas e o treinamento necessário para manuseá-las, bem como otimizar o serviço.

Afinal, pouco adianta ter um ótimo software, por exemplo, se os seus colaboradores não sabem como utilizá-lo para tirar melhor proveito da tecnologia. Ou seja, é essencial garantir o domínio técnico da equipe para realizar um suporte de qualidade, capaz de identificar, analisar e resolver os problemas que surgirem.

Do mesmo modo, não adianta ter profissionais altamente competentes no uso de uma tecnologia para atendimento ao cliente se eles não receberem o material necessário para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

O treinamento para atendimento ao cliente contribui tanto para o crescimento profissional como para o pessoal, influenciando positivamente a postura da equipe. Por isso, encare esse processo como um investimento que trará retornos significativos para a empresa. Além disso, não se esqueça de definir indicadores de desempenho para analisar se os treinos estão gerando os efeitos esperados.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Então, leia também o nosso artigo sobre como escolher o melhor treinamento de vendas!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter