5 ações para aumentar o tíquete médio da sua loja!

Tíquete médio. Definitivamente, esse é um dos indicadores mais acompanhados por lojistas. Afinal, não poderia ser diferente: com ele, nós podemos acompanhar o sucesso em vendas da nossa equipe e da própria loja.
É justamente por ser tão importante que devemos elaborar estratégias eficazes para melhorar o desempenho dessa métrica. Para que isso seja possível, é preciso haver uma sinergia entre a gestão e a equipe comercial. A união de esforços é que faz a diferença.
Quer saber como aumentar o tíquete médio da sua loja? No post de hoje vamos mostrar. Confira 5 ações interessantes logo a seguir!
1. Pense na experiência do cliente
Nossa primeira dica é muito simples: pensar na experiência do cliente é fundamental! Isso significa que a sua empresa deve procurar maneiras de impactar positivamente na forma como ele percebe a sua marca.
Nesse sentido, uma dica é apostar no marketing de experiência. O foco é se voltar para a forma como o seu cliente percebe a sua marca, envolvendo desde os sentidos, até ações que o façam lembrar dela. Assim, você cria uma memória afetiva com a marca, o que é fundamental para que mais vendas sejam realizadas, evidentemente.
2. Realize treinamentos com os colaboradores
Como vimos, para aumentar o tíquete médio, é preciso haver um esforço conjunto entre a gestão e a equipe comercial. É justamente por esse motivo que devemos investir no treinamento dos colaboradores.
Basicamente, são três os tipos de treinamento que precisam ser adotados:
Treinamentos de produto (O que?)
Os treinamentos de produto são destinados ao conhecimento acerca dos produtos e serviços da organização;
Treinamentos técnicos (Como?)
Têm como objetivo aprimorar as qualificações dos colaboradores, como técnicas de vendas, cursos de idiomas ou de informática;
Treinamentos comportamentais (Por quê?)
Nesse caso, o objetivo é fazer com que os colaboradores absorvam a cultura e as políticas da empresa e se engajem nas atividades do dia a dia para que as experiências dos clientes sejam memoráveis e assim aumentem o tíquete médio.
3. Conte com o suporte da tecnologia
A tecnologia também pode ajudar bastante você aumentar o tíquete médio. Um sistema como o CRM (Customer Relationship Management), por exemplo, pode ajudá-lo a colher dados dos clientes e realizar ações de marketing e de vendas mais efetivas.
Outro ponto interessante desse tipo de sistema é que ele permite a integração de dados na empresa, além de garantir o acompanhamento em tempo real de todos os indicadores de desempenho do negócio, incluindo o tíquete médio.
O resultado são ações mais personalizadas, focadas nas necessidades reais de todos os seus clientes.
4. Foque no monitoramento
Pode ter certeza que o monitoramento de resultados é indispensável para que você conquiste um tíquete médio maior.
Quando falamos em monitoramento, no entanto, estamos nos referindo a todos os indicadores relacionados às vendas. Fluxo de pessoas, taxa de conversão, taxa de follow-up e tempo médio de atendimento, são apenas alguns exemplos.
É preciso entender que as métricas estão relacionadas entre si. Para desenvolver uma estratégia eficaz, é preciso ter uma visão global da situação do seu negócio.
5. Invista na fidelização
Por fim, nossa última dica para aumentar o tíquete médio é muito simples: você deve investir em fidelização!
É preciso levar em consideração que clientes fidelizados costumam trazer um retorno muito maior do que clientes novos e, por esse motivo, é importante sempre desenvolver estratégias para estreitar o laço com eles. Programas de fidelização, por exemplo, podem ajudá-lo a fortalecer esse vínculo.
Essa é uma forma de gamificar a relação de consumo, isto é, torná-la semelhante a um jogo, já que, quanto mais compras o cliente faz, mais pontos terá para trocar por produtos, brindes ou descontos. Certamente, uma excelente maneira para aumentar o tíquete médio.
Gostou do nosso post de hoje? Ficou com alguma dúvida? Deixe ela nos comentários!