fbpx

Entenda o que é o atendimento omnichannel

Entenda o que é o atendimento omnichannel

O processo de virtualização das lojas tem exigido que os lojistas elaborem novas estratégias de vendas e de suporte para melhorar a experiência dos seus clientes. Para isso, o atendimento omnichannel se tornou essencial para que sua loja consiga atrair e fidelizar o seu público da melhor forma possível.

Atualmente, transitamos entre o meio digital e o físico a todo o instante. Então, sua loja deverá pensar em uma forma de se atualizar a esse novo contexto. Por isso, preparamos este post. Acompanhe!

O que é atendimento omnichannel?

Omnichannel é uma estratégia de vendas e de atendimento que busca atualizar os negócios para a utilização integral das ferramentas proporcionadas pelas novas tecnologias. Com isso, pode-se melhorar significativamente a experiência do cliente, trazendo uma resolução mais rápida para seus problemas e suas queixas.

Muitas empresas acreditam ter entrado no omnichannel, mas ainda estão no paradigma anterior, o multichannel. Mas qual a diferença entre eles? Neste último, os canais de vendas atuam em paralelo, isto é, funcionam de forma independente, sem nenhum diálogo ou integração.

Por exemplo, um cliente faz uma compra na internet no seu próprio celular e recebe o produto em casa. Da mesma forma, no ponto de vendas físico, ele recebe um atendimento tradicional, no qual o vendedor oferece os produtos das prateleiras e do estoque e o pagamento é feito ali mesmo. Assim, não há cooperação e ou suporte entre os canais.

O omnichannel, por outro lado, exige a integração e a orquestração dos canais para que eles funcionem de forma contínua. Assim, não há um conflito entre os canais de vendas e todos eles são planejados em uma mesma estratégia. Não existe mais aquela separação tão grande entre meios físicos e digitais.

Como funciona

Quando o cliente vai a uma loja e o vendedor oferece produtos do e-commerce para entrega na loja ou na sua casa, é um técnica de omnichannel. Similarmente, quando compra na loja online e pode pegar seu produto no PDV físico, ele também está tendo contato com o omnichannel.

As estratégias são variadas: sua empresa pode disponibilizar cupons em aplicativos para compras nos PDV, utilizar as redes sociais para fazer promoções ou como um canal de atendimento para a loja, entre tantas outras possibilidades. O que importa é que seu cliente possa se envolver, ao máximo, com os seus mais diversos canais. Isso aumenta os pontos de contato e, portanto, a chance de realizar uma venda.

No entanto, não precisa se preocupar se sua empresa não consegue implementar todos os canais possíveis. São várias tecnologias atualmente e é impossível dominar todas. O que você deve fazer é realizar uma pesquisa de mercado e ver quais são as mais utilizadas pelo seu público e investir bastante nelas.

Por que investir nesse tipo de atendimento?

Melhorar a experiência do cliente

O cliente poderá utilizar uma combinação de canais para que ele aprimore sua própria experiência. Assim, as limitações de um canal acabam compensando as do outro. Por exemplo, muitos clientes preferem os preços baixos da Internet, mas preferem pegar os produtos em um loja o quanto antes. Com o omnichannel, podem escolher a compra pelo e-commerce com a retirada no PDV físico.

Otimizar o atendimento

O atendimento também fica muito mais simples. Afinal, o cliente escolhe aquele canal que prefere. Há quem não possa falar ao telefone em alguns horários e utilize o e-mail. No omnichannel, o atendente conseguirá puxar os dados de todos os meios.

Com essas explicações sobre o atendimento omnichannel, você e sua equipe poderão pensar em uma estratégia mais adequada para o seu público. Hoje em dia, seus concorrentes estão buscando sempre melhorar o atendimento aos clientes como uma vantagem competitiva. Então, sua loja não pode ficar para trás.

O atendimento omnichannel é realmente muito interessante, não é mesmo? Compartilhe este post nas redes sociais para que todos o conheçam!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter