Entenda a importância de realizar auditoria de ponto de venda

Entenda a importância de realizar auditoria de ponto de venda

A auditoria de ponto de venda (PDV) é um processo fundamental no trade marketing (estratégia para diferenciação de produtos e aumento de vendas no PDV). Seu principal objetivo é garantir que a estratégia definida pela direção está sendo aplicada nas lojas.

Dessa forma, um auditor, que pode ser alguém da empresa ou contratado apenas para o serviço, vai até os PDVs e avalia, periodicamente, o cumprimento das metas estabelecidas. Essa prática fornece importantes informações para entender o quão adequada a loja está em relação à proposta da marca.

Qual a importância da auditoria de ponto de venda?

De uma maneira mais resumida, podemos dizer que a auditoria é um processo eficaz para validar a proposta de valor da sua empresa. É por meio dela que será avaliada a experiência que o cliente tem no ponto de venda, garantindo o alinhamento com todas as estratégias definidas.

Assim, o auditor pode, e deve, ficar atendo a questões como:

  • disposição dos produtos;
  • iluminação;
  • qualidade do ambiente;
  • limpeza;
  • atendimento.

Como essa prática pode ser feita?

Para trazer mais consistência para a empresa, a auditoria deve fazer parte do calendário organizacional. Essa vigilância é necessária para que a experiência dos clientes não seja impactada em função de descuidos e desacordos entre o PDV e a direção.

Planeje as visitas

Visando maior eficiência, todas as visitas precisam ser planejadas. Aqui não estamos dizendo apenas das datas, mas também dos direcionamentos necessários para que o auditor possa cumprir seu papel sem interrupções.

De forma consistente, mapeie todo o processo de auditoria e estabeleça dias, horários e regras de comportamento.

Elabore um checklist

Qual é a proposta de valor da sua marca? Que experiência você quer passar para o cliente? Os pilares dessa estratégia precisam ser abarcados em um checklist, já que eles devem ser observados em todas as auditorias realizadas.

Quanto mais conciso e direto for o checklist, menores são as chances de o auditor cometer erros e entregar números incorretos — o que apenas geraria retrabalho e gasto de recursos.

Evite interferir na rotina do PDV

A pessoa selecionada para avaliar o ponto de venda precisa ter ciência de que não deve interferir na rotina do estabelecimento. A mera presença de um avaliador já altera o comportamento da equipe, por isso é preciso tomar o devido cuidado com cada ação.

Veja bem: o auditor não está no ponto de venda para fazer alterações ou imprimir medidas de gestão, ele apenas deve avaliar o que está acontecendo e entregar essas informações à pessoa responsável pelos acompanhamentos e correções.

É possível deixar a auditoria mais rápida e eficaz?

Apesar de não ser possível automatizar 100% do processo, existem alternativas para melhorar a forma como acontece a auditoria de ponto de venda. Em vez de usar papéis para fazer o checklist, que tal migrar para uma planilha em um tablet ou smartphone?

Medidas como essa minimizam os erros, além de acelerar o processo, já que a contabilização é feita automaticamente pela máquina e o auditor apenas registra as informações. Também é possível deixar todo o trabalho para uma empresa especializada, evitando o consumo de tempo produtivo de seus colaboradores.

Independentemente de qual opção seja adotada, é importante frisar, mais uma vez, que a auditoria de ponto de venda é um processo constante. Garantir sua execução cíclica significa o mesmo que assegurar a melhor experiência possível para seus clientes.

Este texto fez você considerar a auditoria do PDV como algo importante? Então aproveite para acompanhar outras dicas de gestão nas nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter