fbpx

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas em 2019?

Como aumentar a produtividade da equipe de vendas em 2019?

Em 2018, o Brasil ainda sofreu os reflexos da crise econômica que atravessa. Por isso, não só a queda das vendas prejudicou as empresas como também a baixa produtividade da equipe de vendas.

Assim, diversos motivos levam ao declínio do rendimento e engajamento dos profissionais, como falta de motivação ocasionada pela diminuição das vendas, pressão por resultados melhores, falta de conhecimento técnico sobre os produtos, entre outros.

Para esclarecer como aumentar a produtividade, abordamos algumas dicas com o intuito de reforçar o quanto uma equipe de vendas bem preparada impacta positivamente na lucratividade e no desenvolvimento da empresa como um todo. Boa leitura!

Estabeleça metas objetivas

É muito importante que a gestão tenha claro em que patamar está a empresa e aonde ela quer chegar, para que o trabalho faça sentido. Para isso, você deve traçar o objetivo de forma qualitativa ou quantitativa.

Assim, determinar as metas da equipe de vendas fica fácil. Ou seja, estabelecer os números que cada vendedor precisa alcançar todo mês para que a marca conquiste os resultados no tempo estipulado.

Então, definir metas objetivas tem que ser uma tarefa cumprida à risca. Dessa forma, é simples escolher quem fica no time e dar prioridade a quem entrega os números requeridos mensalmente.

Invista no treinamento dos funcionários

De fato, quando a equipe de vendas está bem preparada a produtividade é maior. Portanto, quanto mais você capacitar seu time, melhor desempenho ele terá.

Certamente, investir em um bom treinamento de vendas trará benefícios a todos, desde o funcionário que não alcança nenhum resultado até aquele que é o vendedor número um, o mais eficaz, mas que, seguramente, tem espaço para aperfeiçoar ainda mais sua performance.

Assim sendo, reserve um tempo da sua agenda para promover essa capacitação por completo. Caso você não possa, disponha alguém que a realize no seu lugar. Essa prática de treinamentos precisa ser constante para assegurar a padronização dos processos e também para que a equipe de vendas use as técnicas que aprendeu.

Crie um ambiente de trabalho saudável e aberto à comunicação

Se você quer fazer com que todos se sintam valorizados e estimulados a produzir mais, não abra mão de manter o melhor ambiente de trabalho possível. Para tanto, é necessário:

  • ouvir sua equipe;
  • dar feedbacks sempre que possível;
  • incentivar a prática de atividades físicas;
  • celebrar bons resultados;
  • recompensar funcionários que se destacam.

Essas atitudes são simples, porém demandam disciplina por parte do gestor, sem se esquecer de que todas elas devem ser praticadas no dia a dia com muita naturalidade e honestidade, acima de tudo.

Aposte na tecnologia

Contar com as ferramentas certas em tecnologia faz toda a diferença na produtividade da equipe de vendas. Assim, fazer uso de plataformas que organizam e integram processos ajuda a deixar as atividades mais claras.

Nesse sentido, elas viabilizam que todos saibam exatamente o que está sendo feito – aí você evita, por exemplo, que dois ou mais vendedores façam contato com o mesmo cliente. Além disso, há recursos que reduzem o contato manual dos profissionais, uma vez que permitem automatizar processos de nutrição de leads. Isso possibilita que seu time se concentre nos clientes com mais potencial.

Utilize os resultados da monitoria de Mystery Shopping

Você até pode usar outros dados, porém não existe maneira mais justa de premiar os melhores funcionários do que tomar por base o relatório final da estratégia de Mystery Shopping.

Isso é possível, uma vez que, em seu conceito, a monitoria do cliente oculto avalia aspectos dos funcionários como:

  • simpatia;
  • cordialidade;
  • educação;
  • conhecimento das funcionalidades dos produtos ou serviços;
  • domínio das técnicas de vendas;
  • respeito dos padrões estabelecidos pela empresa.

Com uma avaliação tão completa, se você ainda não faz uso dessa estratégia que traz tantas outras vantagens para os resultados das empresas, recomendamos fortemente que dê atenção especial a ela.

Concluindo, para aumentar a produtividade em 2019, tenha em mente a importância de monitorar a satisfação dos funcionários e também de criar ações para engajar e motivar sua equipe de vendas. Afinal, é cada membro do seu time que dará os resultados estabelecidos pela empresa.

Se você gostou das nossas dicas, não deixe de conferir também como analisar os dados obtidos das métricas de vendas!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter