fbpx

O que é Ticket Médio? Descubra como ele pode trazer mais lucros

O que é Ticket Médio? Descubra como ele pode trazer mais lucros

Vender mais nem sempre é sinônimo de lucro. Por isso, é essencial prestar atenção no ticket médio

O que é ticket médio? É um indicador da qualidade das vendas em um determinado mês. Ele mostra o sucesso das estratégias aplicadas pelos vendedores. Por exemplo, existem casos em que de um mês para outro, foi vendida a mesma quantidade de produtos, mas com um ticket médio diferente.

Vai muito do produto vendido, do quanto o vendedor soube negociar com o cliente.

Os clientes estão cada vez mais exigentes, o que tem levado o mercado, de modo geral, a se tornar ainda mais competitivo.

Em função disso, as empresas têm desenvolvido estratégias de crescimento de vendas mais eficientes. Dentre as mais cotadas, práticas que visam aumentar o ticket médio estão em alta.

Essas estratégias procuram um equilíbrio entre a fidelização de clientes e o aumento sustentável do faturamento. A proposta é entender o que as pessoas querem e oferecer isso para elas, de modo que tudo possa ser adquirido em um mesmo ponto de venda.

Agora que você já sabe o que é ticket médio, continue a leitura! Mostraremos seis formas para que você a coloque em prática.

1. Mantenha sua equipe treinada e motivada

Os colaboradores são a principal “arma” da sua marca. Uma equipe coesa, alinhada com as estratégias da gestão, bem treinada e motivada é capaz de cativar os clientes, proporcionando uma experiência de consumo única e diferenciada.

Assim, é fundamental manter treinamentos cíclicos, sempre reforçando o posicionamento da marca, o padrão de atendimento, a missão e os valores da empresa.

2. Melhore o mix de produtos

Além da equipe, outro ponto crucial para levar os clientes a consumirem mais é o mix de produtos. Quanto mais diversificado ele for — respeitando a estratégia da marca, é claro —, maiores são as chances do cliente levar alguns itens a mais.

3. Ofereça descontos progressivos

Que tal apostar em uma estratégia mais agressiva? Os descontos progressivos são um ótimo chamariz para aumentar o número de itens escolhidos pelo cliente. Para que isso funcione, é importante que a pessoa veja uma real vantagem em levar mais produtos.

4. Dê brindes e cortesias

Boa parte de seus clientes gostam de receber mimos, como brindes e cortesias. Ao oferecer brindes para compras de determinado valor (baseado no ticket médio), você impulsiona a compra de alguns itens a mais.

Afinal de contas, que cliente deixaria de levar um produto que já precisa se ao comprar ele ainda ganha um brinde? Apenas se certifique de que o brinde (ou cortesia) é atrativo!

5. Indique produtos complementares

Uma excelente prática para aumentar o ticket médio, mas que exige uma equipe muito bem treinada, é a indicação de produtos complementares.

Funciona mais ou menos assim: ao perceber a oportunidade, o colaborador pode fazer indicações de itens que melhorarão a experiência que o cliente terá com os produtos selecionados. Dessa forma, você eleva o ticket médio e já inicia o que seria o primeiro passo de um processo de pós-venda.

6. Monte kits de produtos

Além da indicação de produtos complementares, você pode apostar em kits já montados com os produtos mais comprados pelos clientes. Isso pode ajudá-los na hora de tomar a decisão, principalmente se houver algum desconto em relação aos itens avulsos.

Antes de terminarmos, é importante ressaltar: mesmo que aumentar o ticket médio seja necessário, isso não deve prejudicar os objetivos da marca. As estratégias empregadas precisam ser sustentáveis, sempre prezando pela qualidade do atendimento e dos produtos que são entregues.v

E para monitorar todas as estratégias de planos de vendas da sua loja, você pode optar pelo serviço de Cliente Oculto.

Gostou do conteúdo? Quer continuar acompanhando as nossas postagens? Então assine nossa newsletter e receba avisos sobre novos conteúdos diretamente em seu e-mail!

 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter