fbpx

3 dicas para aumentar as vendas no seu PDV

3 dicas para aumentar as vendas no seu PDV

O cliente está cada vez mais imediatista e exigente em seu relacionamento com as marcas. Quando falamos de varejo, além de bons preços e qualidade das mercadorias, os consumidores desejam vivenciar experiências de compra diferenciadas.

Nesse sentido, elaborar uma abordagem criativa é uma maneira de se destacar da concorrência e aumentar as vendas no PDV (Ponto de Venda). Esse é um desafio e tanto, afinal, existem diversos detalhes que precisam ser analisados.

Neste post, reunimos 3 dicas para lhe ajudar nessa tarefa. Confira!

1. Estude a localização do estabelecimento

O PDV está diretamente associado à localização do seu estabelecimento. Isto é, um local apropriado tende a atrair mais pessoas e, por consequência, vender mais. Em contrapartida, uma localização ruim pode prejudicar os resultados consideravelmente.

Nesse contexto, alguns fatores devem ser levantados:

Acesso

O PDV precisa ser acessível ao público e isso significa ser um ambiente seguro, ter boas opções de transporte (carro, trem, metrô, táxi, ônibus, etc.) e haver transitabilidade para pessoas com deficiência.

Visibilidade

Um espaço pequeno e que quase não dá para ver a distância tende a ter um fluxo menor de consumidores. Portanto, garanta que a fachada da sua loja seja perfeitamente visível e não fique ofuscada por outros estabelecimentos. Não se esqueça também de dar atenção à iluminação e verificar se o local é bem movimentado.

Perfil demográfico da região

A região em que o PDV está situado também faz diferença nos resultados do negócio. Por isso, certifique-se de que o estabelecimento está próximo dos clientes e atende aos desejos e expectativas das pessoas que transitam pela região.

Por exemplo: uma loja de móveis planejados fica mais bem localizada em um bairro de classe alta, enquanto uma de departamentos pode estar em um bairro de classe média.

Proximidade da concorrência

Verifique se o local em que o seu negócio está situado sofre concorrência. Na maioria dos casos, estar em um ambiente competitivo ou que concentre diversos empreendimentos similares pode ser negativo.

É importante que esses fatores sejam analisados conforme o segmento de mercado em que você atua. Contudo, esses são os critérios gerais e que tendem a atrair mais pessoas e aumentar as vendas.

2. Promova o relacionamento entre marca e clientes

O PDV pode potencializar a relação entre a marca e o cliente. Para isso, é necessário criar um layout que valorize seus produtos e serviços, demonstrando por que eles são essenciais para atender as necessidades das pessoas.

Isso é importante, pois é muito comum encontrar mercadorias idênticas ou similares. Por isso, destacá-las e mostrar seu ineditismo é uma maneira de chamar a atenção do público.

Sendo assim, invista na aparência do ambiente, organizando-o estrategicamente. Utilize prateleiras intuitivas e saiba alinhar os produtos nelas para obter sucesso nas vendas.

3. Treine sua equipe

Não adianta ter um PDV organizado se sua equipe não estiver devidamente capacitada para recepcionar e atender seus clientes.

Investir em treinamentos de qualidade, selecionar bem os funcionários e estar atento a tudo o que eles podem fazer para melhorar os atendimentos é fundamental para ter um ponto de venda que traga bons resultados. Afinal, você não quer atrair o cliente até lá para perdê-lo justo na hora de fechar negócio.

Agora você sabe como aumentar as vendas no PDV. Aproveite o campo de comentários abaixo para fazer perguntas e comentar suas experiências neste ramo de negócio!

[rock-convert-cta id=”10892″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter