fbpx

Como se relacionar com um cliente insatisfeito? Entenda!

Como se relacionar com um cliente insatisfeito? Entenda!

Notou que um cliente, depois de um certo tempo, simplesmente sumiu e nunca mais negociou com a sua empresa? Acredite: existe algum motivo para isso acontecer. Possivelmente, ele é um cliente insatisfeito.

Existem vários fatores que podem deixar um cliente aborrecido com a empresa. Quer alguns exemplos? Atendimento inadequado e produtos danificados — isso sem falar na possibilidade da organização não ter honrado o compromisso firmado, seja em relação aos valores, seja no que diz respeito aos prazos.

Independentemente do motivo, cabe a você e a sua equipe reverter essa situação, trazendo de volta o cliente para a empresa. Quer saber como isso é possível? Continue a leitura e veja algumas dicas para se relacionar com um cliente insatisfeito!

Entenda qual o motivo da insatisfação

Pense bem: como o colaborador vai solucionar uma pendência ou um mal-estar com o cliente se ele nem mesmo sabe a causa que originou o estresse? Perceba, nesse contexto, a importância de identificar primeiramente o problema.

Para isso, é preciso conversar com o cliente e entender o motivo da sua insatisfação. Oriente a sua equipe para que ela o aborde amigavelmente, independentemente do cenário. Afinal, educação e simpatia são sempre bem-vindas, não é mesmo?

Além do mais, peça para que o atendente seja claro e transparente na abordagem. Lembre-se de que o intuito aqui é compreender o real motivo do cliente ter se afastado ou estar contrariado com a organização.

Demonstre interesse em resolver a questão

O próximo passo é mostrar o interesse da empresa em resolver a situação. Afinal, de nada adianta identificar a raiz do problema, mas não fazer absolutamente nada para eliminá-la. Você e sua equipe estarão apenas desperdiçando o tempo de vocês e também do cliente, piorando o cenário.

É importante, aqui, não prometer o impossível. Apresente para o cliente opções viáveis, que sejam possíveis de colocar em prática. O ideal é que juntos vocês — cliente mais equipe — consigam chegar em um dominador comum.

Não se esqueça de que tão importante quanto demonstrar interesse e idealizar um plano é segui-lo à risca, garantindo a resolução do contratempo.

Crie estratégias para melhorar a imagem da empresa perante o cliente insatisfeito

Existe uma premissa muito sábia no mundo dos negócios: um cliente contrariado é capaz de tirar da empresa diversos outros clientes. Como? É simples! Assim como a indicação boca a boca atrai mais público, os comentários negativos têm um efeito devastador, não só eliminando potenciais clientes, como também afastando aqueles que já tinham um certo relacionamento com a organização.

É nesse contexto que surge a importância de investir em estratégias para melhorar a imagem da empresa perante o cliente que está aborrecido.

Use a criatividade a seu favor e adote ações que vão mudar o conceito do seu público. Ofereça, por exemplo, alguns mimos para tirar a impressão equivocada. Além do mais, aposte em um atendimento personalizado, que mostre que a empresa realmente se importa com o bem-estar dos clientes.

Lidar com pessoas insatisfeitas — seja na esfera pessoal, seja na área profissional — é um verdadeiro desafio. Para não ter erro, é necessário reconhecer a falha da organização e ter empatia, ou seja, colocar-se no lugar do outro.

Além do mais, use os feedbacks fornecidos pelo seu público para saber quais os pontos fortes e fracos da organização. A partir de então, será mais fácil aprimorar o atendimento e os serviços, fidelizando os clientes.

O que achou dessas dicas para se relacionar com um cliente insatisfeito? Acrescentaria mais alguma sugestão? Compartilhe conosco suas experiências e opiniões!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter