fbpx

Como tornar sua empresa líder em Customer Experience?

Como tornar sua empresa líder em Customer Experience?

Quem não quer se tornar um líder em Costumer Experience? Que toda empresa quer crescer não é novidade para ninguém. Mas para isso é necessário manter o cliente em foco e entender quais são as suas necessidades e expectativas.

É exatamente nisso que se baseia o conceito de Customer Experience: impactar positivamente e fazer da experiência do cliente um grande acontecimento. O sucesso de uma instituição não é medido somente pelo aumento da receita, mas sim pela forma como ela impacta no mercado.

Implantá-lo em uma instituição não é algo que acontece “da noite para o dia”. Entretanto, se você está pensando em tornar-se uma empresa líder em Customer Experience, é bom começar a implantar as seguintes práticas:

1. Conhecer o cliente

Você sabe quem é o seu cliente? Não estamos nos referindo às regiões na qual sua empresa tem maior público ou ao gênero e faixa etária. Conhecer o cliente vai muito além disso.

Você sabe quais os problemas que ele enfrenta em seu dia a dia? Conhece seus anseios e o que ele realmente espera ao adquirir seu produto ou serviço? Esse conhecimento mais profundo se dá através da interação.

Abra espaço para que o seu cliente fale com você e esteja disposto a ouví-lo. Faça pesquisas e estudos sobre o seu público. Observe o mercado de forma atenta e, dessa forma, você descobrirá o que o seu cliente realmente deseja receber quando decide negociar com você.

2. Traçar planos de ação

De nada adianta entender os problemas e soluções buscadas por seus clientes se você não está disposto a mudar nada para atendê-los. Muitas vezes, serão necessárias alterações em processos internos e uma adaptação na cultura da empresa. Se for o caso, faça-os.

Após conhecer seu cliente, exercite a sua empatia e pense em como você gostaria de ser atendido caso estivesse na posição dele. Pense que você precisa dialogar diretamente com ele e desenvolver produtos e serviços que tragam as soluções que eles buscam.

3. Esteja aberto a mudanças e adaptações

De nada adianta entender o cliente, planejar o que é melhor para ele se esses projetos não saírem do papel. Não tenha medo de mudar uma, duas, três, dez vezes se necessário.

Se você sentir que uma parte dos seus clientes não está satisfeita, busque entender o motivo. Pode ser que essa seja a chave para identificar os pontos a serem melhorados. E por que não começar a colocar essa melhoria em prática agora mesmo?

As pesquisas, as interações, os planos, tudo isso é em vão quando não se está disposto a realmente mudar. Muitas vezes, a chave para o sucesso da sua instituição está exatamente naquele ponto que você reluta em mudar.

As mudanças são positivas quando delas depender a satisfação do seu cliente. Lembre-se de que ele é a peça principal, a razão pela qual você realiza o seu trabalho.

Tornar-se um líder Customer Experience não é assim tão difícil, não é mesmo? Se você gostou, siga-nos nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como esse. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter