fbpx

Employee Experience: a importância do engajamento dos funcionários

Employee Experience: a importância do engajamento dos funcionários

O mundo dos negócios e o setor de gestão de pessoal têm sofrido muitas mudanças. Nesse novo cenário, o engajamento dos funcionários (Employee Experience) tornou-se um grande diferencial competitivo das organizações.

Antes, em geral, os empreendedores chefiavam o próprio empreendimento, gerenciando um time sem voz, que somente cumpria ordens. Hoje, com a evolução da tecnologia digital e novos comportamentos, temos o colaborador como peça-chave dessa relação, o que aumenta a importância dos departamentos de RH.

Conheça um pouco mais sobre este assunto nos tópicos a seguir e aprenda como implantá-lo na sua empresa. Boa leitura!

O que significa o engajamento dos funcionários?

Enquanto muitos gestores pensam que a satisfação dos colaboradores é a grande responsável pelo engajamento da equipe, a realidade é outra: funcionários satisfeitos nem sempre estão motivados.

O autêntico engajamento aborda mais do que o reconhecimento do funcionário com a empresa, suas recompensas, relacionamentos e o valor da remuneração — apesar de esses valores também serem importantes.

Mais do que satisfeito, um time engajado tem integrantes que entendem o fato de fazerem parte de algo maior — com objetivos comuns a serem atingidos em conjunto.

Além disso, têm participações bem definidas, com metas atingíveis e expectativa de crescimento contínuo, e podem elaborar projetos com responsabilidade e autonomia, apresentando um sentimento de colaboração mútua dentro do local de trabalho.

Como promover o engajamento dos funcionários?

Mostre que você se importa com eles

Quase todas as pessoas gostam de se sentir valorizadas por quem são, em vez de quanto dinheiro ganham. No ambiente empresarial isso não é diferente. Para você ter uma ideia, muitos funcionários engajados dizem que “meu chefe se preocupa comigo como pessoa”. Portanto, é óbvio que se importar com eles vale a pena!

Então, se você deseja que seu pessoal se preocupe com seu trabalho, demonstre interesse por eles. Conheça cada integrante e descubra o que os motiva pessoal e profissionalmente. Quem é seu super-herói predileto? Quais são os anseios de sua carreira? Pergunte e escute sempre!

Forneça feedback constante sobre os aspectos positivos

Quando os colaboradores compreendem o que estão fazendo bem, continuarão a fazê-lo — ou, melhor ainda, fazem mais. Dar feedback a alguém com um toque de reconhecimento sobre o que ele está executando corretamente pode aumentar o estado de espírito.

Isso não quer dizer “desconsiderar as falhas” — só não faça delas o único assunto do feedback. Tenha muito cuidado ao criticar abertamente, pois se as pessoas passarem por esse tipo de constrangimento poderão ocultar seus erros ou transferir a culpa.

Desenvolva um programa de gerenciamento de talentos

O crescimento profissional é um excelente aspecto motivacional para os colaboradores talentosos. Um colaborador promissor que percebe que não há um plano de carreira ou oportunidades para que ele desenvolva habilidades se desmotivará e não hesitará em pedir demissão quando surgir uma nova proposta de emprego.

Sendo assim, elabore um programa de talentos eficaz para potencializar os níveis de participações dos seus funcionários. Dessa forma, você também aumentará as chances de atrair perfis de alto nível para trabalhar na sua empresa.

Incentive a comunicação aberta

Você pode coletar informações sobre o que é relevante para o funcionário, fazendo pesquisas, caixas de sugestões e conversando diretamente. Seja receptivo e encoraje-o a expressar suas ideias e expectativas sem críticas.

Depois, conduza suas preocupações da melhor maneira possível para deixá-los mais seguros. Com isso, a probabilidade de eles virem comunicá-lo assim que surgir alguma ideia ou problema aumenta consideravelmente.

Viu só como o engajamento dos funcionários pode ser um grande diferencial para o sucesso do seu empreendimento? Aproveite o gancho desta leitura e veja nosso post sobre se você realmente sabe como avaliar o treinamento das suas equipes!

[rock-convert-cta id=”11110″]

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter