Por que melhorar a experiência do cliente no ponto de venda?

Por que melhorar a experiência do cliente no ponto de venda?

Apenas oferecer produto ou serviço de qualidade não é mais suficiente para garantir que o cliente vai optar por comprá-lo. Mais do que isso, o que o público busca é toda uma experiência de compra altamente positiva, com um atendimento acima da média até mesmo no pós-venda.

Melhorar a experiência do cliente no ponto de venda, assim, é um dos melhores recursos para provar a excelência da marca para seu público e fidelizá-lo de vez. Manter padrões operacionais, visuais e de atendimento impecáveis é primordial para satisfazer os clientes, que estão cada dia mais exigentes.

Ainda não se convenceu da importância de criar experiências acima da média para os clientes no PDV? Siga a leitura e descubra por que um atendimento diferenciado pode fazer com que você conquiste seu público e saia na frente da concorrência!

Gerar valor para a marca

A concorrência na maioria dos segmentos, hoje em dia, é acirrada. Mas, em um mercado tão cheio de opções, como garantir que o cliente ultrapassará as gôndolas e fechará negócio com uma marca em detrimento das demais?

Um dos principais benefícios de se investir na criação de experiências marcantes para os clientes é agregar valor aos produtos oferecidos no PDV. Por mais que eles sejam excelentes por si só, um público satisfeito é capaz de enxergá-los de maneira ainda mais positiva, o que acaba gerando mais valor para a marca.

Aumentar a fidelização de clientes

Para além de fazer com que o cliente opte pela marca, oferecer uma experiência completa garante que ele sempre terá preferência por esses mesmos produtos. Em ocasiões futuras, as chances são grandes de ele optar por seus serviços antes mesmo de buscar outras opções, ainda que sejam mais baratas.

Um bom investimento em CX (Customer Experience) permite que o cliente crie uma percepção melhor sobre a empresa e tudo que a envolve, diminuindo a distância entre esses dois polos.

Isso porque as pessoas tendem a querer se relacionar com outras pessoas, e não com marcas ou empresas. Oferecer um atendimento humanizado faz com que o indivíduo se envolva com a compra, divulgue a companhia para familiares e amigos e ainda queira se relacionar novamente com ela quantas vezes se fizer necessário.

Integrar o atendimento em diferentes canais

Um cliente com uma experiência boa no PDV possivelmente vai procurar a marca em outros canais, já que normalmente deseja acompanhá-la e conhecer promoções, novas informações etc.

Logo, fazer com que ele se sinta satisfeito é uma medida essencial para quem busca satisfazê-lo também nesses outros canais, integrando-os. A marca, assim, pode ser cada vez mais reconhecida e pode se posicionar no mercado como líder em seu segmento.

Especialmente no pós-venda, é necessário criar um programa de gestão de experiência do cliente, monitorar sua satisfação e solucionar eventuais problemas de maneira simples e rápida, tratando cada caso de maneira personalizada.

Agora que você já conheceu os benefícios de melhorar a experiência do cliente no ponto de venda, que tal entender melhor o que é CXM e como ele é vantajoso para agregar ainda mais valor à prática? Confira nosso post!Para além de fazer com que o cliente opte pela marca, oferecer uma experiência completa garante que ele sempre terá preferência por esses mesmos produtos.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter