fbpx

Checklist para Franquias: qual sua a importância?

Checklist para Franquias: qual sua a importância?

Um checklist para franquias é uma das ferramentas de gestão mais eficazes e simples para qualquer negócio.

Há quem acredite que processos cotidianos não necessitam de controle. Mas, é justamente quando os procedimentos se tornam padrão, que eles devem ser checados de maneira organizada.

Dessa forma, implementar o checklist para franquias é muito importante para monitorar e controlar seus processos e atividades. Portanto, explicaremos agora do que se trata a ferramenta, bem como alguns tópicos que justificam a importância do checklist para franquias. Confira!

O que é checklist para franquias?

O conceito de checklist para franquias está ligado ao registro de listas com tarefas, que especificam processos a serem seguidos e itens que devem ser checados.

Com ele, você evita falhas e esquecimentos. Seu uso também permite acompanhar detalhadamente tudo o que já está completo ou o que ainda falta ser feito.

Assim, em uma rede de franquias, o checklist é o recurso básico para a realização de uma auditoria — processo que garante a padronização na qualidade do serviço prestado pelos seus franqueados.

Ao fazer a conferência, você fica ciente se os funcionários têm seguido o protocolo de atendimento, por exemplo, se a limpeza está em dia ou se a bebida está gelada.

Garanta a padronização física, visual e de processos

Estabelecer formas padronizadas do espaço físico, visual (de comunicação) e de processos é obrigação para as franquias que buscam sucesso no mercado.

Dessa forma, tanto uma experiência do cliente mal sucedida, como a demora no atendimento aos franqueadores, culmina em prejuízo de faturamento das unidades ou em danos à imagem da marca. Mesmo com treinamentos realizados periodicamente, já que algumas situações podem não ter sido abordadas.

Por isso, verificar as padronizações por meio do checklist para franquias é tão importante. Assim, você garante que tudo estará em conformidade com o manual da franquia.

Assegure a qualidade do serviço prestado

O gestor é responsável por coordenar inúmeros processos e atividades, e outros setores dependem do bom andamento e do seu sucesso para garantir a qualidade do serviço prestado.

Nesse sentido, usar um checklist para franquias torna a sua função mais rápida e com menor taxa de erros.

Aumente a eficiência e produtividade da empresa

Por mais que o atendimento ao cliente pareça um aspecto subjetivo, é possível analisá-lo por meio de um checklist a fim de verificar sua adequação aos objetivos e ao público da empresa.

Tenha em mente que toda pessoa gosta de ser bem atendida, além de apresentação, cortesia, tom de voz, uniformes e demais características dos funcionários em contato com o cliente.

E, acredite! Esses aspectos devidamente checados em uma avaliação de atendimento promovem o aumento da eficiência e produtividade da marca.

Otimize os recursos e tempo de trabalho

Orientar-se para os resultados é sempre uma ótima técnica para realizar a gestão de qualidade, pois são eles que destacam o sucesso ou o fracasso. No entanto, apesar de os resultados serem os fins, deve-se ter atenção também aos meios.

Portanto, no checklist para franquias, o gestor tem a chance de optar por indicadores que apontam o caminho até os resultados.

Assim, em vez de ter o lucro como único indicador, as consequências são muito superiores, pois elas revelam o que precisa ser ajustado, e o que deve ser considerado exemplo de otimização de recursos e tempo de trabalho em determinada unidade, que poderá ser aplicado nas demais.

Por fim, implementar o checklist para franquias aumenta consideravelmente a qualidade dos processos de uma empresa, ajuda a identificar os pontos fortes e fracos das lojas e minimiza erros por falta de atenção. Dessa forma, a ideia é propor melhorias e melhorar a produtividade do negócio.

Se você gostou desse conteúdo e quer ficar por dentro das nossas atualizações, siga-nos no Facebook e no LinkedIn!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter