fbpx

Você sabe como analisar os dados obtidos das métricas de vendas?

Você sabe como analisar os dados obtidos das métricas de vendas?

Para o sucesso de um varejo, é imprescindível fechar negócios e aumentar constantemente seu número de saídas. Porém, para que isso de fato ocorra, utilizar métricas de vendas e observar o processo a fim de promover as estratégias necessárias é fundamental.

Quer entender como essa ferramenta pode impulsionar o desempenho da loja? Preparamos um artigo explicando o objetivo dela e ensinando a utilizá-la para obter melhores resultados!

O que são as métricas de vendas?

Todas as empresas que comercializam produtos têm por objetivo impulsionar suas vendas, correto? Para conseguir alavancar esses números é preciso ter metas. Elas mostram se a empresa está rumo a um montante de compradores satisfatório.

São para dar suporte a essas questões que existem as métricas de vendas. Com os números e dados gerados sobre como andam as vendas, os gestores compreendem como a loja está operando.

Elas medem pontos chave, cujo bom funcionamento é essencial para uma boa arrecadação e um número de clientes satisfatório. Observando-as atentamente, elas indicam possíveis problemas e, a partir deles, é possível encontrar os gargalos que impedem que suas saídas sejam alavancadas.

Quais são as principais métricas de vendas?

Existem questões que devem estar alinhadas para que o fluxo seja contínuo e reaja às estratégias de impulsionamento. Para verificar como elas estão e qual deve ser o comportamento do comerciante para colocá-las em ordem ou mantê-las, os números gerados no processo são acompanhados em métricas. Conheça as principais!

Fluxo de clientes

Entender quantidade de clientes dentro da loja e como ela reflete nas suas vendas é uma etapa fundamental para saber qual é o perfil de vendas do seu estabelecimento. Algumas empresas têm um ticket médio altíssimo com um fluxo baixo, enquanto outras dependem de uma quantidade alta de visitantes para conseguir um número em vendas satisfatório.

Desse modo, você consegue verificar qual tipo de estratégia de captação precisa ser empregada. Monitore a quantidade e compare com o número de negócios fechados no período. Assim, vai ser possível observar se você precisa de mais pessoas chegando até o local ou se a busca deve ter por objetivo localizar clientes mais específicos.

Venda por headcount

O resultado final das vendas de uma loja se dá de acordo com o desempenho de seus vendedores. Assim, monitorar individualmente quais são os resultados de cada um deles é parte fundamental.

Verificando qual o perfil de cada funcionário você sabe quais são mais indicados para qual tipo de venda, qual deve ser direcionado para qual cliente e se manter determinado funcionário é vantajoso para a sua loja.

Ticket médio

O ticket médio aponta quanto dinheiro um vendedor traz para a empresa a cada venda fechada. Para calculá-lo, basta dividir a quantidade de receita que um vendedor proporcionou pelo número de negócios que foi fechado no mesmo período. Desse modo, se ele realizou 8 mil reais em vendas, em uma época na qual houve 20 transações fechadas, seu ticket médio é de 400 reais.

O ticket médio é fundamental para conseguir analisar se o vendedor está atingindo resultados satisfatórios, mesmo que sua meta fixa esteja oscilando para mais alto ou mais baixo ao longo dos meses.

Custo de aquisição de clientes

Para que um cliente seja captado para sua loja e efetue uma compra, há um custo envolvido no processo. Portanto, você precisa conseguir ver de maneira ampla se os investimentos estão refletindo nas vendas, trazendo o retorno esperado.

A fim de se chegar no valor, basta somar todos os gastos referentes a marketing ou demais estratégias utilizadas para a atração e dividir pela quantidade de novos clientes. Assim, para um custo de 1.000 reais no mês, que gerou 50 pessoas, o custo de aquisição foi de 20 reais por indivíduo.

As métricas de vendas são precisas para qualquer estabelecimento que deseje promover a melhoria contínua. Observando-as, os administradores podem enxergar os gargalos que impedem o fechamento de negócios e eliminá-los, gerando maior faturamento.

Nosso artigo foi útil para ajudar a utilizar as métricas de venda ao seu favor? Comente conosco como esses números são importantes na sua loja e de que forma eles ajudaram a impulsionar as vendas!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter