fbpx

Entenda como trabalhar a venda sugestiva no seu PDV

Entenda como trabalhar a venda sugestiva no seu PDV

A venda sugestiva é uma estratégia utilizada para vender mais por meio da recomendação de produtos ou serviços adequados ao perfil dos seus clientes. Essa forma de levá-los a comprar ajuda a aumentar a comercialização de produtos e o ticket médio do seu ponto de venda (PDV).

Como essa estratégia é muito vantajosa, você precisa começar a utilizá-la o quanto antes. Ela permite que todos saiam ganhando. Sua empresa aumenta o ticket médio ao mesmo tempo em que deixa o cliente satisfeito. Em contraponto, ele tem a facilidade de encontrar tudo que precisa em um único lugar.

Gostou da proposta da venda sugestiva? Então, temos uma boa notícia: neste texto explicaremos o que você precisa fazer para aplicá-la em seu PDV. Confira!

Entenda as características dos seus clientes

Aqui no blog sempre falamos sobre a importância de conhecer os hábitos dos seus clientes. Neste texto não será diferente. Um dos pré-requisitos para ter sucesso na venda sugestiva é entender o perfil das pessoas que frequentam o seu PDV.

Conhecer o perfil das pessoas que compram seus produtos parece, num primeiro momento, uma tarefa fácil. Entretanto, não é bem assim. Para realmente entender os seus clientes você precisará fazer uma pesquisa que envolve os hábitos de consumo e de compra deles, bem como suas características atitudinais.

Entreviste quem entra em seu PDV. Tente entender os gostos individuais, os principais produtos que são consumidos e aqueles que as pessoas sentem falta. Seu objetivo é descobrir quais são os desejos dos seus clientes.

Aproxime os produtos complementares

Depois de entender o que seus clientes querem e como você pode ajudá-los, está na hora de ir para a parte prática. Seu objetivo é facilitar a vida das pessoas ao oferecer sugestões de compra que tenham relação com o perfil de cada um.

Entre as estratégias mais conhecidas, temos o rearranjo de produtos (Category Management). A proposta é reorganizar seu PDV para que produtos complementares fiquem próximos e entreguem uma melhor experiência de consumo para as pessoas. Vamos ver um exemplo?

Imagine que seus clientes sejam apreciadores de bebidas alcoólicas. Quem bebe normalmente gosta de ter algum aperitivo como acompanhamento para a cerveja, correto? Os mais comuns são o amendoim japonês e o salaminho. Então, que tal colocar esses produtos próximos um do outro?

Essa lógica vale para qualquer segmento de negócio, mas só funcionará se você conhecer os hábitos das pessoas que consomem seus produtos.

Monitore o crescimento da venda de cada produto

Por mais que a ideia da venda sugestiva seja muito interessante, não existe uma metodologia 100% eficiente de como aplicá-la. A melhor estratégia é apostar na tentativa e erro. Você faz uma mudança, acompanha os resultados e decide se a alteração permanece ou não.

Para fazer isso você precisará monitorar a oscilação nas vendas de cada produto em seu PDV. Algumas mudanças farão você vender mais do produto A, mas menos do produto B. Outras alterações serão mais eficientes. Cabe a você, e a sua equipe, avaliarem esses detalhes e tomarem as melhores decisões.

Seguindo essas dicas o seu PDV poderá se beneficiar da venda sugestiva. Apenas lembre-se de ter o cuidado de entender seu cliente, testar novas estratégias e, principalmente, acompanhar os impactos de cada mudança.

Se você gostou deste conteúdo, assine nossa newsletter! Por ela você receberá as novidades aqui do blog e terá acesso a materiais como este diretamente em seu e-mail.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter