O que você precisa saber sobre auditoria de PDV

O que você precisa saber sobre auditoria de PDV

Como você checa a execução do trabalho feito pelos seus colaboradores nos pontos de venda? A auditoria de PDV é fundamental para monitorar esse processo, pois garante que tudo seja realizado da forma correta por meio de um monitoramento apurado do planograma em loja.

Mas para que os esforços com a implementação de uma auditoria no ponto de venda possam trazer bons resultados, é necessário seguir alguns passos. Por isso, explicamos neste artigo tudo o que você precisa saber antes de pensar em contratar uma auditoria de PDV. Vamos lá?

O que é auditoria de PDV?

Uma auditoria no PDV resolve um dos grandes desafios das empresas, que é saber se as diretrizes definidas estão sendo empregadas no dia a dia. É um processo de checagem de aspectos físicos e operacionais, realizado pelos auditores. Com uma auditoria bem conduzida e feita por profissionais treinados, é possível checar processos variados, tais como:

  • execução adequada do planograma;
  • evidência da marca e promoções vigentes no PDV;
  • condições do ambiente (iluminação, temperatura, som);
  • padronização dos funcionários (uniforme, crachá);
  • precificação dos produtos;
  • cumprimento do planejamento de exposição.

Por que a auditoria de PDV é importante?

A auditoria de PDV deve ser incorporada nas suas ações de trade marketing como parte de um processo natural. Se realizada de forma periódica, vai garantir uma consistência no cumprimento dos padrões físicos estabelecidos e, consequentemente, uma identificação maior com a sua marca e o incremento nas vendas.

Além disso, ao final de um período de auditoria, você vai dispor de dados suficientes para identificar oportunidades de melhoria e ajustar as experiências de compra, a fim de aumentar os lucros da sua empresa.

Veja outros aspectos que podem ser otimizados por meio de uma auditoria de PDV:

  • imagem da marca;
  • investimentos aplicados no PDV;
  • ações de merchandising.

Cumprimento de padrões

Se você tem uma rede de lojas de qualquer tipo, é essencial garantir a uniformidade da qualidade de cada ponto de venda. Com isso, evita-se uma experiência negativa de um cliente, que poderá contaminar todos aqueles envolvidos com a marca. Portanto, além de estabelecer processos padrões que devem ser seguidos por todos, é preciso também realizar auditorias frequentes para assegurar que eles estão sendo colocados em prática.

Aumento de vendas

Quando sua marca planeja a criação de pontos de venda, geralmente, é estabelecido um processo de pesquisa de mercado muito amplo para decidir as diretrizes a serem seguidas. Ou seja, é uma decisão complexa, que envolve muita análise estratégica de posicionamento no momento atual, bem como as tendências de consumo do público-alvo.

Portanto, os PDVs devem seguir à risca as definições da empresa, pois, caso contrário, podem estar prejudicando a estratégia global. Por essa razão, em uma auditoria, devem ser verificados todos aqueles pontos sensíveis para a conversão de vendas, como:

  • layout: o design de interiores de um PDV leva em consideração muitos estudos a respeito de como criar um ambiente que seja propício para que o público decida comprar o produto;
  • preço: esse é um aspecto muito importante, pois há uma análise econômica muito profunda em relação à precificação para garantir uma margem de lucro adequada, descontos em ações de marketing e um bom volume de vendas. Então, os PDVs precisam vender pelo preço predeterminado, e as auditorias devem garantir isso para evitar uma queda nas vendas;
  • diretrizes de atendimento: também é primordial saber se os colaboradores do PDV estão seguindo os padrões de atendimento para otimizar a satisfação do cliente.

Se sua marca ou franquia não estabelece padrões e auditorias, cada ponto de venda fará as coisas da sua própria forma, o que prejudica a imagem da marca e, consequentemente, suas vendas.

Prevenção de perdas

Cada produto vencido ou danificado representa um prejuízo para a empresa, mesmo que você já tenha previsto uma margem para isso anteriormente. Por esse motivo, a auditoria de PDV também realiza a fiscalização dos estoques de modo a aprimorar os processos da cadeia de suprimentos, a fim de otimizar o giro e reduzir as perdas. A auditoria, portanto, terá a finalidade de identificar se os vendedores entendem a importância dos processos de prevenção e se os aplicam corretamente.

Como a auditoria de PDV acontece na prática?

Uma auditoria é um processo simples, mas se torna eficaz quando a equipe que vai a campo está bem treinada e alinhada com os objetivos da empresa. Os auditores devem verificar in loco as ações e processos, de posse de um checklist com os padrões previamente estabelecidos pela empresa.

Os auditores checam, então, a conformidade de cada item, fotografam e registram ações que não estejam de acordo com aquelas definidas para que sejam tomadas medidas corretivas, caso seja necessário.

Importância da tecnologia

A tecnologia é uma aliada importante para aumentar a eficiência e rapidez dos seus processos de auditoria. Em muitas aplicações, será possível contar com uma série de indicadores predefinidos, checklists, questionários e muitas outras funcionalidades que não deixarão seus auditores se esquecerem de nada.

É totalmente normal a memória falhar. Por mais preparados que seus funcionários sejam, pode haver momentos em que eles simplesmente se esquecem de realizar alguma etapa. Então, um software que eles possam instalar em seus smartphones é essencial para suprir as falhas humanas.

Além disso, quando os pontos de venda também utilizam um software para realizar suas funções de gestão e administração, ficará muito mais fácil para as equipes de auditorias coletar alguns dados, como:

  • disposição dos produtos na loja;
  • aplicação correta das campanhas de marketing, como as promoções e os programas de fidelidade;
  • conferência de estoque e de produtos vencidos ou perto do vencimento etc.

Como evitar erros na auditoria de PDV?

Muitas empresas desconsideram a importância da auditoria de PDV e verificam os seus processos de forma desordenada. Isso é um erro. Principalmente para uma organização que dispõe de um grande número de pontos de venda, ter estratégias definidas para o PDV e gerenciá-las por meio de um time de auditores é fundamental.

Outras empresas consideram que uma auditoria é um processo que deve ser verificado uma única vez — ou poucas vezes — durante o ano. Dessa forma, não é possível checar a eficácia do trabalho dos auditores, visto que a resolução dos erros não está sendo acompanhada e eles podem ser repetidos.

Com um pouco de atenção e organização, é possível garantir uma boa experiência do cliente na loja e verificar os seus processos de forma contínua.

Viu como é importante realizar a auditoria de PDV e quer saber como contratar um serviço para isso? Então, entre em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter