fbpx

O que é Data Marketing e como isso afeta o setor varejista?

O que é Data Marketing e como isso afeta o setor varejista?

O data marketing consiste no uso de dados para a definição das estratégias de criação de conteúdos e anúncios. Com isso, as campanhas se tornam mais eficazes, uma vez que utilizam as informações sobre o perfil do público no seu desenvolvimento. 

O que é data marketing?

Esse é um dos ramos do marketing, que utiliza a análise de dados de diversas fontes para a definição das estratégias de divulgação e posicionamento do negócio. Assim, ele destaca a importância do database para o setor de varejo.

Diante da ampla concorrência, é preciso buscar meios de se diferenciar no mercado, e uma das melhores formas de fazer isso é oferecer uma boa experiência ao cliente. Para isso, o data marketing pode ser de grande ajuda, uma vez que permite:

  • criar conteúdos que despertam interesse e conexão, bem como, geram valor;
  • segmentar o público de acordo com faixa etária e hábitos de consumo;
  • enviar promoções especiais em datas comemorativas.

Essa estratégia ainda pode elevar o faturamento do negócio, bem como, aumentar a margem de lucro. Afinal, à medida que as ações de marketing se tornam mais eficazes, há um retorno maior sobre o investimento na produção de anúncios.

https://www.youtube.com/watch?v=VTo9ID_Lpuo

Qual a relação entre o data marketing e o marketing de conteúdo?

O data marketing é um grande auxiliar na produção de conteúdo para a web, uma vez que a partir da análise dos dados é possível obter insights sobre os interesses dos clientes. Assim, pode orientar o processo de criação em relação a alguns aspectos como:

  • escolha das palavras-chave corretas;
  • principais dores e dúvidas dos clientes;
  • estratégias dos concorrentes;
  • assuntos em alta.

Por outro lado, essa técnica também serve para medir o sucesso de uma campanha por meio da análise das métricas sobre os acessos e interações de visitantes, por exemplo. 

Também pode relacionar a aplicação de uma ação de marketing de conteúdo com os resultados nas vendas em um certo período. Dessa forma, ajuda a identificar quais os tipos de anúncios que atingiram uma conversão mais alta, para direcionar o investimento.

Como aplicar o data marketing no setor varejista

O primeiro passo para aplicar o data marketing no varejo é selecionar quais são os dados mais importantes para o negócio. Isso é importante para não se perder em meio a um volume muito grande de informações e não conseguir extrair o que é relevante.

Também é essencial garantir que a base de registros que for utilizar esteja bem completa, com o máximo de dados possível. Dessa forma, terá os detalhes que precisa para avaliar a situação do negócio e definir quais serão as estratégias futuras.

Coleta de dados

Na coleta dos dados, é preciso obter fontes diversas, a fim de validar as informações, por isso, de forma geral se utilizam registros internos e externos. 

Os dados internos são aqueles obtidos nos sistemas próprios da empresa, tais como, os relatórios de vendas, lista de leads, entre outros. Já os externos são aqueles que advém de terceiros, como por exemplo:

  • pesquisas de mercado;
  • análise da concorrência.

Quanto maior a variedade melhores poderão ser os resultados para o marketing de uma empresa. Afinal, esse registros vão ajudar a entender qual é o perfil dos clientes para atender àquilo que esperam encontrar no mercado.

Quais os principais desafios do data marketing?

Um dos maiores desafios para aplicar o data marketing está em garantir que as bases estão atualizadas e contém informações realistas. Para isso, é preciso contar com o engajamento dos colaboradores, para que mantenham esses registros em dia.

Muitas empresas ainda não possuem um sistema interno organizado para os registros, o que gera falta de informações. Por isso, é preciso um trabalho prévio ao aderir a uma ferramenta de gestão. 

Nesse processo, pode haver uma falha nos dados, uma vez que é necessário um tempo para migrar todos os registros em formato analógico para o digital.

Coordenação de diferentes bases de dados

A falta de um padrão nas informações é outro problema que dificulta a análise quando é preciso cruzar bases de dados diferentes. Para contornar esse problema, é importante contar com sistemas inteligentes para facilitar a visualização.

Em paralelo também é crucial investir na capacitação da equipe para que saiba como tratar e interpretar esses dados.

O data marketing exige preparo das empresas para a coleta e tratamento de dados. Imagem de Lucas Blazek no Unsplash

Existem plataformas que ajudam a trabalhar o data marketing?

Para quem trabalha com o data marketing é possível contar com ferramentas que facilitam a visualização dessas informações, por meio de gráficos, por exemplo. Assim, veja na sequência algumas dessas opções para incluir no trabalho das equipes.

Google Data Studio

Essa é uma ferramenta gratuita ofertada pelo Google que permite criar dashboards e gráficos de forma rápida. Com isso, fica mais fácil monitorar os resultados de campanhas e fazer reuniões para apresentar resultados.

Power BI

Esse é um programa fornecido pela Microsoft, que dispõe de uma versão de testes gratuita. Contudo, para ter acesso a todas as funções é preciso adquirir a licença de uso da plataforma. 

Similar ao Data Studio, ele permite a criação de painéis com integração de bases de dados variadas em Excel. Para as empresas que dispõem de sistemas de gestão como o CRM, é possível integrar os dois programas, para atualização automática dos indicadores.

Azure

O Azure é uma plataforma disponibilizada pela Microsoft que oferece soluções para guarda e compartilhamento de dados em nuvem. Dessa forma, é um recurso importante para ajudar na gestão de bancos de dados.

https://www.youtube.com/watch?v=O1orGwaTdvU

O data marketing pode revolucionar o varejo?

Sem dúvida, o data marketing é uma das tendências para o futuro do varejo, uma vez que por meio desse recurso é possível otimizar as ações aplicadas na divulgação do negócio. 

Isso gera melhores resultados nas vendas, já que tem como objetivo atrair mais clientes para a loja. Além disso, permite diferenciar a marca entre os concorrentes ao oferecer soluções personalizadas com base nas informações obtidas.

Com isso, a gestão com base em dados dá mais segurança e agilidade para a tomada de decisões. Esse é um aspecto essencial para conhecer melhor os clientes e se adaptar às mudanças no mercado de consumo.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter