fbpx

O que é uma auditoria de processos e por que sua empresa precisa de uma?

O que é uma auditoria de processos e por que sua empresa precisa de uma?

Toda empresa que pretende ser rentável precisa sistematizar tarefas e saber exatamente como sua cadeia de processos funciona na prática. Auditoria de PDVs, padronização de lojas: são tantos detalhes a se monitorar que, muitas vezes, os administradores acabam não dando conta de tudo e se perdem em meio aos números, pessoas e projetos — coisa que apenas uma boa auditoria de processos pode resolver.

Embora até os profissionais mais experientes possam se sentir intimidados ao se falar em realizar uma auditoria de processos, é certo que o procedimento, além de não ser tão complexo quanto possa parecer, é essencial para o gestor que quer agregar valor às suas tarefas e pretende otimizar a eficiência de seus processos organizacionais como um todo.

Quer entender como funciona a auditoria de processos e por que sua empresa precisa de uma? Prossiga com a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a auditoria de processos?

A auditoria de processos diz respeito a uma revisão completa de demonstrações das operações de uma companhia realizada por profissionais qualificados, a fim de assegurar que todos esses procedimentos no PDV estejam em ordem.

Nesse sentido, a auditoria é capaz de identificar deficiências nos processos internos das instituições, sugerir mudanças para otimizá-los e, até mesmo, garantir que todas as lojas estejam padronizadas de acordo com as exigências da marca.

A auditoria deve ser realizada por profissionais que são contratados especialmente para avaliar a cadeia de processos da instituição e desvendar pontos que podem ser otimizados, encontrando inconsistências entre lojas que devem ser padronizadas.

Quais os objetivos de uma auditoria de processos?

A auditoria é essencial para que o gestor revise seus processos, controles e conheça as falhas presentes na condução dos negócios das lojas de uma marca como um todo, criando uma base sólida para que se torne mais competitiva em um mercado cada vez mais saturado.

Uma boa auditoria de processos tem como objetivo realizar um controle de riscos, eliminar inconformidades e encontrar soluções úteis para que se aumente a eficiência de seus processos internamente. Com ela é possível entender a fundo a situação dos pontos de venda e tomar ações corretivas para aplicar corretamente material promocional, cumprir o planograma de execução e positivar campanhas corretamente.

Por isso, a atividade não funciona apenas como uma fiscalização das atividades e dos colaboradores de um negócio, mas, também, pretende auxiliar os gestores a definirem planos de contingência e solidificar a cultura do processo na instituição e padronizar ações dentro de sua cadeia.

Quais os benefícios de optar por uma auditoria de processos?

Uma vez que a auditoria de processos nunca se baseia em suposições, mas, sim, em evidências, ela é capaz de retratar a realidade da companhia, sendo essencial para quem busca promover a transparência no negócio, além de auxiliar na tomada de decisão por parte do gestor e potencializar os pontos fortes da empresa.

Vale lembrar que, apenas acompanhando de perto todo o processo de implementação das melhorias propostas pela auditoria, o administrador consegue ver seus resultados na prática. Isso permite que ela funcione como ferramenta que impulsiona mudanças e otimiza procedimentos.

E então, entendeu por que o seu empreendimento precisa realizar uma auditoria de processos o quanto antes? Curta nossas páginas no Facebook e no LinkedIn para não perder mais nenhuma dica como esta!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter