Saiba a importância de um funil de vendas e como ele ajuda a entender o comportamento do cliente

Saiba a importância de um funil de vendas e como ele ajuda a entender o comportamento do cliente

Para quem não sabe, o funil de vendas é um famoso recurso muito usado no Inbound Marketing, a fim de gerar melhores resultados em um comércio, por exemplo. Sem esse conceito muito bem definido, o varejista pode estar perdendo clientes, bem como, lucros.

Entenda o que é funil de vendas

Antes de mais nada, é um processo muito usado na área de Marketing e Vendas. Dessa forma, demonstra em qual estágio de compra um cliente está. Isso se divide em três etapas principais:

 

  1. O primeiro contato dele com a sua loja;
  2. Quando ele tem conhecimento sobre o que você oferece (serviço ou produto);
  3. Conclusão da venda ou contratação.

 

Cada um desses passos tem as suas caraterísticas, como poderá ver mais adiante. Assim, esse conceito foi criado para que o dono de um comércio possa entender melhor o seu cliente, bem como, os seus hábitos de compra.

 

Um bom funil de vendas marketing, na verdade, torna todo esse processo escalável e previsível. O que, sem dúvida, ajuda na tomada de decisão, a fim de planejar da forma mais adequada como atrair e reter clientes.

Por que isso é importante?

Com esse recurso, quem trabalha com vendas entende os estágios pelos quais os clientes passam antes de decidir fechar um negócio. Além disso, pode melhorar cada uma das três etapas, a fim de obter resultados mais positivos em sua empresa.

 

A partir desse funil, o varejista tem insights onde precisa se aprimorar, inclusive, em outros setores como o de desenvolvimento de produtos.

Empresário negociando mercado de ações on-line na tela do tablet, conceito de investimento digital. Funil de vendas conheça seu conceito e benefícios.

Funil de vendas etapas

Cada uma das três etapas se divide de acordo com o comportamento do cliente em determinado estágio e pelo tipo de conteúdo que será necessário, a fim de gerar a venda, por fim. 

1 – Topo do funil

Neste primeiro estágio, está a fase da descoberta e do aprendizado. Esta, de fato, é a etapa mais larga de todas as três. Pois aqui estão todos os clientes que encontraram a sua página na web por uma busca no Google, por exemplo. Ou por meio das redes sociais.

 

Por ser a primeira fase, quem entra em seu site ainda não tem interesse em adquirir ou contratar nada para resolver um problema. Afinal, a maioria nem sabe que possui um.

 

É essencial neste momento, então, investir em conteúdos mais amplos da sua área de atuação. Algo que chame a atenção do cliente em potencial, a fim de que ele se dê conta de que, de fato, talvez possua um problema que precisa de solução.

2 – Meio do funil

Neste segundo estágio do funil de vendas, é a hora de reconhecer que há um problema e portanto, deve-se considerar uma solução. Aqui, então, o cliente se torna mais ativo e busca maneiras de dar um fim a sua “dor”.

 

Este é o momento de criar conteúdos com um senso maior de urgência. Aliás, faça uso de gatilhos mentais para que o cliente perceba que a solução que ele procura é justamente o que você oferece.

3 – Fundo do funil

A última e mais aguardada fase traz a decisão de compra. Aqui, o cliente em potencial entende que já buscou por diversos tipos de soluções no mercado e a sua é uma delas. 

 

Por meio do seu conteúdo, é preciso mostrar que o seu produto ou serviço é o melhor. Por isso, capriche nos motivos pelos quais ele deve dar preferência ao seu negócio e não ao do concorrente. Este é o momento de converter essa pessoa em um cliente, de fato.

Vantagens de se aplicar esse conceito no seu negócio

Aplicar o conceito de funil de vendas em seu varejo oferece muitos benefícios. Assim, dentre eles, pode-se destacar três principais. 

Melhora a sua previsão de venda

Por meio de cada etapa do funil, aprende-se mais sobre o comportamento do cliente. A partir disso, é possível identificar alguns padrões. Com isso, tem-se uma noção maior de quando as chances de fazer uma venda serão maiores.

 

Isso ajuda o comerciante a se planejar melhor para o futuro, bem como, sinaliza quais ações precisam ser feitas, a fim de cumprir com esse objetivo.

Reconhece os obstáculos

Como o funil possui vários estágios, é possível identificar em quais deles o cliente mais trava. Dessa forma, ao avaliar melhor cada fase, dá para obter uma explicação do porquê isso está acontecendo e assim, eliminar esses obstáculos de venda.

Ajuda a sua equipe a fechar negócios cada vez mais rápidos

Com o funil, é possível ter uma visão de 360º do comportamento de cada cliente, incluindo:

 

  • O tempo que ele leva para se tornar um cliente, de fato;
  • Entende o que faz ele avançar nas etapas;
  • Ou retroceder.

 

A partir disso, a sua equipe de vendas pode personalizar os seus discursos e refinar as suas ideias para melhorar a chance de conversão. 

Crie um funil de vendas para a sua empresa

Este modelo mostra de modo visual como funciona um processo de vendas a partir de cada etapa. Não há dúvidas, portanto, de que ele é essencial no dia a dia de quem atua neste setor. 

 

Como visto, ele é capaz tanto de atrair clientes em potencial quanto de retê-los. Mas, para criar um, é preciso levar em conta as três fases e o tipo de conteúdo mais adequado para cada uma delas.

 

Faça bom de todas as dicas e treine a sua equipe para que se tornem especialistas em funil de vendas. Bem como, para que se tornem experts em analisar o comportamento dos clientes em potencial. 

Sempre analise o quão eficaz é o funil de vendas do seu negócio

Muitos analisam o funil apenas para saber o número de pessoas que se converteram em clientes. Ou seja, deixam de avaliar o mais importante que são cada uma das etapas do processo de vendas. 

 

Para que a sua ideia de vender mais funcione, é preciso planejar os detalhes e desenvolver conteúdos adequados a cada fase. Além disso, conseguir feedbacks dos clientes pode gerar ainda mais vendas e estes são sempre bem-vindos. 

 

Invista nessa estratégia e no seu varejo como um todo. Para isso, conte com a ajuda da SAX. Afinal, ela monitora em tempo real as reais experiências dos seus clientes e aponta melhorias ao seu negócio. Entre em contato e veja a sua empresa alavancar.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter