fbpx

Live commerce: agregue mais esse canal de vendas em seu negócio

Live commerce: agregue mais esse canal de vendas em seu negócio

O live commerce é uma das grandes promessas atuais do setor do varejo. No Brasil, de fato, a ideia ainda vive em sua versão beta. Mas, em países como a China, por exemplo, já se realizou mais de 10 milhões de transmissões ao vivo e cerca de 50 bilhões de views.

Entenda o conceito de live commerce

Também chamado de livestream shopping, esse conceito une duas práticas em um só evento. Assim, uma delas são as ”lives”, que se tornaram mais populares na pandemia, onde há transmissões ao vivo pela internet. 

 

A segunda é o próprio comércio, em que há ofertas de produtos e serviços para os clientes comprarem. Pode-se comparar esse formato de vendas com alguns canais de televendas famosos como:

 

  • Polishop;
  • Shoptime.

 

O que difere as duas ideias, entretanto, é que nesta modalidade mais recente, os processos acontecem em uma única plataforma. Ou seja, o cliente que deseja fazer uma compra, não precisa entrar no site da loja – a aquisição acontece com poucos cliques na própria live.

Live commerce aumenta o engajamento

Por facilitar a interação com os clientes, esse formato de vendas faz uso de estratégias do marketing de influência. Ainda mais, ao incluir nas transmissões, influenciadores que dominam as redes sociais.

 

Com isso, o livestream shopping consegue engajar como nunca por meio da venda de produtos e entretenimento, o que resulta em mais compras.

O crescimento do live commerce

Saiba que o livestream shopping possui recordes de vendas virtuais no mundo. De acordo com um estudo do AlixPartner, o número de visualizações desse tipo de evento só na China teve um aumento de 30% entre março de 2019 a junho de 2020.

 

Ainda neste país, as compras ao vivo chegaram a 66 bilhões de dólares. Além disso, a conversão nas transmissões é de seis a dez vezes maior do que no varejo comum.

 

Dito isso, fica claro que esse mercado está em expansão e que tende a ser uma forte tendência para o comércio virtual. De fato, o live commerce é a chance para que o varejista diversifique o seu canal de vendas e torne-o mais eficiente.

Exemplos reais

Nos EUA, uma grande fatia de vendas da Amazon aconteceu em um evento de transmissão ao vivo, a Amazon Live, em 2020, na Black Friday

 

Já no Brasil, durante a pandemia, essa ideia ganhou destaque e força. Pois algumas empresas gigantes investiram nessa ideia, por exemplo:

 

  • Chilli Beans;
  • Americanas;
  • Magalu.

 

Elas se juntaram a influencers famosos e realizaram eventos com foco nas promoções de vendas e ofertas especiais para os clientes.

Mulher influenciadora vendendo roupas online em uma live commerce.

As principais vantagens do live commerce para o varejo

Por conta do isolamento na pandemia, esse conceito ganhou destaque no Brasil. Assim, se tornou o canal perfeito para unir cliente e marca. Dessa forma, veja outros três benefícios que as vendas ao vivo podem proporcionar ao seu negócio.

Maior alcance orgânico de clientes

Neste canal, o cliente tem a chance de compartilhar conteúdos, bem como indicar produtos para outras pessoas próximas. Ainda, as ofertas e condições especiais oferecidas em uma live tem o poder de “viralizar” de forma muito rápida.

 

Diferente da loja física, tudo se resume em um simples clique para que o live commerce ganhe mais audiência e consiga melhores resultados.

Jornada de compra mais rápida

Isso acontece por causa do acesso a qualquer informação sobre o produto que é bem mais rápido e fácil, como:

 

  • Características;
  • Benefícios;
  • Formas de pagamento;
  • Comparações com outros itens semelhantes ou de outras marcas.

Experiência de compra semelhante a física

As vendas ao vivo ganharam força no Brasil quando o cliente tinha o seu acesso restrito às lojas físicas. Então, como uma alternativa a isso, vieram as lives onde o cliente interage com o vendedor, tira as dúvidas e conhece detalhes sobre os produtos.

Cuidados e dicas para aplicar o live commerce em sua empresa

Para o varejista que quer ver o seu negócio crescer e se tornar mais competitivo, há algumas sugestões para incluir o shopstreaming como um canal para aumentar as vendas das empresas ao vivo. Dessa forma, fique atento a elas logo abaixo.

1 – Defina um objetivo e crie um bom roteiro

O livestream shopping é uma forma de atrair mais reconhecimento à sua marca. Além disso, é o canal ideal para lançar um novo produto. Para fazer isso acontecer, no entanto, é necessário:

 

  • Criar um roteiro;
  • Escolher um cenário;
  • Definir uma equipe de backstage e gravação;
  • Formas de interação com o cliente;
  • Apresentador.

 

A ideia é despertar no cliente a vontade de comprar. Aliás, uma dica é usar a venda ao vivo para dar mais detalhes sobre o produto na prática, algo que não é possível no e-commerce, por exemplo:

 

  • Mostrar o seu modo de uso;
  • Diferenciais;
  • Vantagens que ele oferece;
  • Tipo de solução que ele proporciona.

2 – Tenha um canal integrado para o seu live commerce

No caso da China, que investe a mais tempo neste conceito, as lives acontecem em uma única plataforma. Assim, dentro dela, há todos os recursos como compra, interação e vídeo. 

 

Já no Brasil, por outro lado, funciona de modo diferente. Então, para o varejista que está seguindo essa tendência agora, o primeiro passo é transmitir o seu evento por meio das principais redes sociais como:

 

  • YouTube;
  • Instagram;
  • Facebook.

 

Durante a live, o apresentador instrui o cliente a finalizar o processo de compra no e-commerce ou pelo app da loja. Além disso, existe a opção de QR Code, o que torna mais fácil o cliente acessar o endereço do produto.

3 – Interaja com os clientes

O principal propósito dessa ideia é atrair clientes. Por isso, é necessário que o apresentador use estratégias para engajar, seja contando histórias, descontraindo ou mostrando como o produto funciona.

 

Essa é a grande diferença do live commerce com o e-commerce. Pois este último segue um modelo estático, sem interações.

Conte com a SAX nessa nova jornada

Mais do que uma tendência, o livestream shopping tem o potencial para se tornar o futuro do varejo. Para que seja bem-sucedido em suas transmissões ao vivo, no entanto, é preciso:

 

  • Conhecer o perfil do seu cliente;
  • Desenvolver um bom roteiro;
  • Escolher as melhores plataformas;
  • Criar ofertas especiais para o evento.

 

Outro ponto de extrema importância para o sucesso da sua ação é monitorar as jornadas de compra dos clientes e assim garantir que ajustes sejam feitos no menor tempo possível. A SAX oferece as melhores soluções do mercado para auxiliar sua empresa nesse processo. Então, para saber mais sobre as Métricas de Experiência do Cliente, é só assinar a nossa newsletter e ficar por dentro dos conteúdos do nosso blog aqui.

 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter