A importância do mix de produtos
Todo varejo precisa de um mix de produtos para que o negócio possa crescer cada vez mais no mercado. Aliás, essa variedade de opções na loja serve não só para otimizar o ponto de venda, mas para gerar interesse no cliente e a sua consequente fidelização.
Qual a importância do mix de produtos?
O que vem à mente quando se trata de mix de produtos, sem dúvida, é o termo variedade. Mas, essa seleção não deve ser feita de forma aleatória, cada negócio deve escolher os itens de modo:
- estratégico;
- criterioso.
Nesse contexto, o seu mix deve deixar claro qual é a identidade da sua loja e sempre com o intuito de fidelizar os clientes. Também é a sua chance de aumentar os lucros no seu varejo.
Isso acontece porque, mesmo que uma certa mercadoria tenha baixa saída em seu negócio, ao uni-la a outra com uma alta procura, você garante o seu ROI. Essa é uma ideia bem interessante, ainda mais ao levar em conta a sazonalidade.
Quem tem uma sorveteria, por exemplo, sofre com menos vendas e clientes no inverno. Mas, ao aplicar o mix de itens, pode balancear essa ausência de demanda ao oferecer sobremesas quentes ou cafés, por exemplo.
Vantagem competitiva x mix de produtos
O setor varejista é concorrido e a tendência é que este mercado ofereça cada vez mais resistência para os recém-chegados. Por conta disso, é preciso ir além e superar as expectativas do cliente ao dispor da melhor experiência em seu PDV ou e-commerce.
Nesse sentido, o mix de produtos pode surgir como uma vantagem competitiva. Suponha que você tenha uma barbearia. Mais do que oferecer cortes de cabelo e barba, pense em algo que pode agregar mais ao seu negócio e atrair a atenção dos clientes.
Uma ideia, então, é vender itens diversos como shampoos e óleos para barba, bem como, fornecer um serviço diferenciado com direito a cafés e lanches enquanto cada pessoa aguarda a sua vez.
Expansão do mercado
Você pode criar um mix de produtos não apenas para os seus clientes fiéis, mas também para pessoas com um perfil diferente. Desse modo, além de manter a sua conexão com esses primeiros, ainda poderá atrair novos e expandir o seu alcance no mercado.
Fidelização do público
No setor do varejo, um dos maiores desafios é encontrar maneiras de tornar o cliente fiel ao seu negócio. O atendimento é uma das áreas que podem ajudar nisso, já que o marketing boca a boca ainda é uma estratégia bem-sucedida.
Nesse caso, há várias ações que podem medir a eficiência do atendimento em sua empresa e aprimorá-la ao máximo. Uma delas é o Cliente Oculto que faz um diagnóstico completo da experiência do cliente em sua loja.
A SAX tem uma equipe especialista nesse tipo de serviço e pode ajudar qualquer varejista a elevar as suas vendas ao corrigir os pontos falhos da sua operação e acima de tudo, obter a satisfação dos seus clientes, algo vital para a sua fidelização.
Oferecer um mix de produtos também é outro modo de garantir isso, afinal, é um meio de expandir a sua oferta de itens ou serviços. Por exemplo, quem tem uma agência de viagens, pode disponibilizar mais do que passagens aéreas e opções de hospedagens.
Pode dispor também de um serviço de transfer. Assim, ao invés de contratar isso de outra empresa de turismo, o cliente fecha todo o pacote com uma única empresa e sem dúvida, vai se lembrar disso quando seguir para o seu próximo destino.
Como estabelecer um mix de produtos?
Até aqui ficou clara a importância do mix de produtos e os benefícios que ele pode gerar em seu negócio. Desse modo, agora é o momento de saber como criar a sua cartela de itens para oferecer aos seus clientes.
Histórico de vendas
O seu registro de vendas será um guia essencial para definir quais serão os itens certos para o mix de produtos da sua loja. Portanto, cheque esse histórico, avalie os dados e busque identificar certos padrões, como:
- mercadorias que possuem uma baixa saída;
- se existe um produto que favorece a compra de outro;
- épocas em que um determinado item é menos vendido.
A resposta para cada tópico acima é o que vai ajudá-lo na escolha dos produtos. Aliás, é vital que essa análise aconteça de tempos em tempos para facilitar até mesmo na tomada de decisão nos negócios.
Concorrência impacta no mix de produtos?
A concorrência impacta não só no mix de produtos, mas na sua presença no setor do varejo. Afinal, os comerciantes e lojistas estão sempre se esforçando para firmar o seu posto neste mercado.
Nesse sentido, você precisa estar sempre atento às táticas que eles usam para se estabelecer neste meio de forma bem-sucedida. Isso, por sua vez, não quer dizer que tenha que copiá-los, mas sim analisar as ações deles de modo crítico para saber:
- qual abordagem da concorrência está funcionando;
- estratégias que fracassaram;
- identificar lacunas no mercado que eles não preencheram.
Por último, saiba que mais do que entender quais resultados eles alcançaram com sucesso, é válido descobrir as razões que levaram a isso.
Persona
Antes de criar o mix de produtos, leve em conta tudo o que sabe sobre a sua persona. Isso porque, é esse saber que vai guiá-lo na escolha ideal dos itens e será responsável pelo o seu sucesso ou fracasso. Nesse sentido, se questione a respeito de:
- o cliente precisa dessa novidade?
- há opções superiores à sua no varejo?
- ele pode pagar o preço que você impôs?
Todas essas perguntas, aliás, podem ser respondidas por meio de uma pesquisa de mercado. Assim, com o resultado dela vai poder, enfim, fazer a melhor escolha de itens para a sua persona.
Vale a pena investir em um mix de produtos?
O mix de produtos precisa ser coerente com o seu varejo. Além disso, cheque com frequência se o mercado e os seus clientes são receptivos a ele, bem como, se o negócio está tendo um bom retorno com ele.
Invista também na auditoria do seu PDV com a SAX. Afinal, essa análise junto de uma ampla variedade de itens, tem o poder de fazer a sua empresa deslanchar ao reduzir falhas em todos os processos e operações.