fbpx

Quais são os reais impactos da diversidade e inclusão no varejo?

Quais são os reais impactos da diversidade e inclusão no varejo?

A diversidade e inclusão têm sido pautas importantes em diversas empresas, em especial, do ramo de varejo. Os temas se tornaram ainda mais relevantes e ganharam força ao estar em foco na NRF 2023 de Nova York, um dos maiores eventos do setor em todo o mundo.

A diversidade e inclusão fazem parte do varejo?

Dois temas que ganharam destaque em vários setores da sociedade, acima de tudo, no varejo, são diversidade e inclusão. Ambos, aliás, tiveram um grande destaque na NRF, o maior evento deste ramo no planeta.

Em um mundo onde o cliente tem a sua voz cada vez mais ouvida, as empresas têm se adequado às suas demandas, o que significa hoje se livrar de:

  • padrões pré-estabelecidos;
  • preconceitos.

O que não faltam hoje são negócios que lançam campanhas de marketing em que apoiam e valorizam causas em prol da diversidade, como:

  • igualdade racial e de gênero;
  • valorização do grupo LGBTQIA+.

Tanto a inclusão quanto a diversidade são preocupações centrais da sociedade e do mundo dos negócios. Então, a favor da equidade, é preciso que todos se unam para mudar o cenário em que apenas um grupo social se destaca quando se trata de cargos de poder. 

Quais os impactos da diversidade e inclusão no setor varejista?

Os varejistas que abraçam a diversidade e inclusão na prática, de dentro para fora, ajudam na construção de um Brasil mais inclusivo. Além disso, consegue atrair e reter novos clientes.

Mais do que isso, oferecer produtos e serviços voltados para grupos diversos de minorias e apoiar causas de diversidade de forma verdadeira, geram vantagens aos negócios como:

  • local de trabalho mais saudável;
  • melhor desempenho financeiro;
  • atração de talentos.

Combate ao preconceito

Uma das maiores conquistas das empresas que aplicam a diversidade e inclusão em seus negócios é o combate ao preconceito, dentre eles:

  • racismo;
  • machismo;
  • homofobia.

Todas essas formas de discriminação podem ser rompidas com ações práticas como empregar pessoas diversas, a fim de encerrar um ciclo de preconceito e falta de informação.

Isso é essencial para acabar com a ideia de que apenas homens brancos podem ocupar cargos de liderança, posições pouco dominadas por negros e mulheres. Acima de tudo, a equidade de oportunidades deve estar na cultura de qualquer empresa hoje em dia.

Engajamento do público

Os varejistas que se preocupam em aplicar a diversidade e inclusão em seus negócios, contam com um maior engajamento de seus clientes e também do seu quadro de pessoal.

Um local de trabalho mais saudável, tem uma maior propensão a evoluir, ainda mais com um número menor de conflitos internos. O que se reflete na imagem da empresa e na maneira como os clientes a enxergam.

Existem empresas que já trabalham a diversidade e inclusão no varejo?

A D&I já está presente no dia a dia de grandes marcas do varejo como Magazine Luiza, por exemplo. A rede conta com um quadro de colaboradores composto por 53% de pardos e negros. 

Com isso, lançou um programa de trainee para levá-los a cargos de liderança, onde há apenas 16% de pessoas negras. Portanto, resolveu tomar uma atitude prática para corrigir essa situação.

Tal ação ainda fez com que outras empresas abraçassem a diversidade étnico-racial em seus próprios espaços. Mas, além do Magalu, há outro exemplo que serve de inspiração.

Boticário x diversidade e inclusão

O Boticário possui cinco grupos de trabalho que focam na diversidade e inclusão. Desse modo, cerca de 300 colaboradores compõem cada um deles.