fbpx

Quais os tipos de gestão mais conhecidos e suas vantagens?

Quais os tipos de gestão mais conhecidos e suas vantagens?

Os diferentes tipos de gestão interferem na produtividade das equipes e por consequência os resultados do negócio. Por isso, é preciso estar atento a novas técnicas, sempre com foco em atingir a satisfação do cliente e melhorar a experiência de compra no varejo.

Quais os tipos de gestão presentes no varejo?

Entre os modelos de gestão de pessoas no varejo existem aqueles mais tradicionais, enquanto outros são mais modernos e alinhados à realidade do mercado. Para escolher o melhor, é preciso entender qual a essência da empresa, bem como, o perfil dos líderes. 

Há muitas classificações diferentes, mas alguns formatos já consolidados são bem conhecidos no universo empresarial, dentre eles:

  • gestão democrática;
  • gestão com foco em resultados;
  • gestão meritocrática;
  • gestão com foco em processos;
  • cadeia de valor;
  • por competências.

Na sequência, entenda quais os valores que cada um desses formatos prioriza, além dos aspectos positivos e negativos. Dessa forma, fica mais fácil definir qual a opção mais adequada a cada tipo de empresa.

Gestão Democrática

Esse é um dos tipos de gestão que valoriza a participação dos membros da equipe nas discussões sobre as estratégias. Dessa forma, têm espaço para expor suas ideias e dar sugestões sobre formas de melhorar os processos. 

Uma das vantagens desse método é aproveitar as experiências de cada pessoa, que podem trazer inovação. Contudo, exige um papel firme por parte das lideranças, para evitar disputas internas em razão de opiniões divergentes.

Para isso, é ideal ouvir e ter critérios claros para a tomada de decisão, além de estimular o trabalho em equipe com a colaboração em torno de um projeto único.

tipos de gestão

Um dos tipos de gestão é a democrática que incentiva a participação da equipe nas decisões.

Gestão com foco em resultados

Nesse modelo, se valorizam os números, ou seja, a capacidade dos colaboradores de atingirem metas e indicadores internos. Esse é um perfil de gestão comum em empresas que buscam um crescimento rápido no mercado. 

Pelo aspecto negativo, isso pode levar a perda de bons talentos, que precisam de um tempo maior para adaptação. Além disso, por privilegiar resultados imediatos, é possível que haja uma perda na qualidade.

Gestão Meritocrática 

Similar à gestão por resultados, o modelo meritocrático estimula o crescimento individual de cada membro da equipe. Nesse caso, se avaliam não apenas os números, como também outras habilidades como:

  • liderança;
  • organização;
  • comunicação;
  • formação técnica.

Um dos problemas trazidos com essa técnica é que pode criar uma competição interna e por consequência prejudicar os resultados. Isso porque, ao invés de trabalhar em equipe, os colaboradores assumem uma postura focada apenas no aspecto individual.

 

Vale a pena investir em todos os tipos de gestão?

É possível utilizar mais de um modelo conforme o momento da empresa e a resposta da equipe. Afinal, os tipos de gestão utilizados refletem quais são os valores do negócio.Logo, é preciso que haja coerência entre esses princípios e as ações dos líderes.

Cada um dos formatos tem pontos positivos e negativos, assim, mesclar alguns desses conceitos pode levar a uma fórmula mais equilibrada. 

Nesse contexto, é possível valorizar os funcionários que trazem resultados, ao mesmo tempo que se busca entender quais as competências daqueles que não atingem as metas esperadas. 

Com isso, pode-se chegar à conclusão que uma pessoa pode ser mais produtiva ao ser alocada em uma área que está mais alinhada com suas aptidões. Dessa forma, a empresa ganha em vários aspectos, tais como:

  • satisfação dos funcionários, o que reduz a rotatividade;
  • melhora do clima na organização;
  • incentivo do trabalho em equipe.

Todos esses itens impactam de forma direta na percepção do cliente final, uma vez que pode receber um atendimento mais rápido e eficaz. Para avaliar esse quesito, é possível contar com a assessoria da SAX por meio de clientes ocultos, por exemplo.

Isso mostra o quão importante é o papel da gestão para o sucesso de um negócio, por isso, também é preciso avaliar os líderes. Para isso, pode-se usar recursos como pesquisas de clima, que garantam o sigilo a fim de ter uma ideia sobre a percepção das equipes.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter