fbpx

Como usar o WhatsApp Business para vender mais?

Como usar o WhatsApp Business para vender mais?

O WhatsApp Business tem ganhado cada vez mais espaço nos negócios de pequeno e médio porte. Isso porque, ele facilita a comunicação entre empresa e cliente, bem como, potencializa as vendas na era digital. Portanto, conheça os seus principais recursos.

Entenda o WhatsApp Business

O WhatsApp se popularizou no Brasil de tal maneira que hoje ele é usado até mesmo para fins comerciais. Dessa forma, se tornou uma ferramenta de trabalho para quem tem uma empresa de pequeno e médio porte.

Além de facilitar a comunicação, esse app ainda separa a vida profissional e pessoal. Portanto, oferece mais organização. Aliás, também é muito eficaz e gratuito. 

Um app com muitos recursos

Acima de tudo, esse aplicativo voltado para os negócios conta com diversos diferenciais, dentre eles, pode-se destacar:

  • A chance de criar um catálogo dos seus produtos;
  • Mensagens automáticas;
  • Etiquetas;
  • Montagem de listas de transmissão.

Hoje em dia, o WhatsApp Business é o app para quem busca realizar vendas, atendimento ao cliente, bem como, marketing digital. Portanto, é possível se beneficiar com uma variedade de recursos e de funções.

Como usar o WhatsApp Business para vender mais?

Acima de tudo, esse app é cheio de ferramentas que podem te ajudar a alavancar as vendas e ter uma relação mais próxima com os seus clientes. Dessa forma, veja como usar esse aplicativo para os negócios, a fim de otimizar a sua rotina de trabalho.

Uma mulher negra de blusa bege e calça branca está em pé segurand um objeto em uma mão enquanto tira uma foto dele com o celular. Ela está enviando a imagem de seu produto para um cliente por meio do WhatsApp Business

1- Invista em atendimento personalizado

De modo atual, os clientes estão mais do que familiarizados com o meio virtual. Assim, esperam das empresas um contato personalizado, exclusivo e amigável. Isso é essencial para a sua marca que busca estreitar os laços com eles.

Para isso, entretanto, deve-se conhecer mais a fundo a sua persona, a fim de dar respostas de acordo com o estilo dos seus clientes.

As respostas rápidas ajudam muito

Elas agilizam as interações, acima de tudo. Assim, basta criar mensagens prontas que serão acionadas na conversa a partir de comandos. Isso é mais usual em saudações e agradecimentos. 

Com esse recurso do WhatsApp Business, o cliente nunca vai ficar sem resposta. Dessa maneira, são essenciais para as horas mais ocupadas do dia, quando fica difícil interagir ou em momentos em que o procuram fora do horário comercial.

2 – Organize seus clientes

Mais do que controlar as conversas, por meio desse app é possível organizar os seus contatos. Isso, sem dúvida, é essencial em qualquer negócio. 

Acima de tudo, saber com quem está interagindo no momento do atendimento ou de uma venda é a primeira etapa para ter uma relação verdadeira com os seus clientes, atender bem e oferecer uma ótima experiência. 

Use as etiquetas do app

Esse é um outro recurso desse aplicativo. Na verdade, é uma função que o WhatsApp comum não possui, apenas o Business. Dessa forma, pode-se criar etiquetas, a fim de marcar uma conversa. Por exemplo:

  • Faça tags para quem está com pagamento pendente;
  • Quem pediu por uma troca de produtos;
  • Clientes que já compraram em sua loja;
  • Pessoas interessadas.

Ainda, saiba que é possível criar as suas próprias etiquetas ou usar uma das que o WhatsApp Business possui. Para adicioná-las, basta:

  1. Entrar na conversa do cliente em questão;
  2. Ir em “Menu”;
  3. “Adicionar etiqueta”.

Um recurso muito simples, prático e que pode fazer uma grande diferença em seu negócio, afinal, pode ajudar na organização do status de cada cliente.

3 – O WhatsApp Business permite ver estatísticas

Uma outra função muito especial desse app é poder acessar os dados das suas mensagens. Ou seja, o varejista pode ver tudo que foi enviado e também as taxas de leituras.

A partir dessas estatísticas que o aplicativo oferece, dá para se ter uma noção maior sobre como os seus contatos estão receptivos a sua estratégia de vendas. Bem como, ao seu atendimento.

Em outras palavras, age como um termômetro do interesse dos seus clientes. Para checar essas informações, basta:

  1. Ir em “Configurações”;
  2. Em seguida, “Configurações da Empresa”;
  3. Depois “Estatísticas”.

Com isso, será possível acompanhar todas as métricas, a fim de manter os contatos dos clientes sempre atuais. O que também pode ajudar a otimizar as suas vendas.

Analise o desempenho das suas mensagens

Ter acesso a esses dados é essencial. Afinal, somente assim será possível saber o que vem dando certo em sua estratégia, bem como, o que precisa melhorar.

4 – Use a opção de catálogo de produtos

Dedique uma parte do seu tempo para criar um catálogo dos seus produtos no WhatsApp Business. De fato, essa função é uma das mais importantes deste app.

Esse recurso permite que se adicione imagens, valores, títulos e descrições das suas mercadorias. Aliás, para quem se organiza por meio de códigos, inclua-os também, a fim de facilitar o seu dia a dia no trabalho.

Com essa funcionalidade, o cliente pode pedir alguma informação sobre um item em específico, assim, você pode responder de forma rápida e completa. Além disso, pode aproveitar e enviar mensagens de produtos em promoção.

O WhatsApp Business e o funil de vendas

Muitas empresas têm contatos bem diversos. Isto é, pessoas que apenas estão atrás de informações, clientes fiéis ou que apenas compraram uma vez. Portanto, grupos em distintos estágios na jornada de vendas.

Com isso, ao criar uma promoção ou conteúdo neste app, divida as mensagens que cada categoria de cliente deve receber. Afinal, meros interessados não podem receber o mesmo material de quem já compra com a sua loja há bem tempo.

Dito isso, programe as suas mensagens de acordo com cada etapa do funil de vendas. Por exemplo, para quem ainda não concluiu uma compra com você, ofereça um cupom de desconto como estímulo. 

Use esse app de maneira inteligente e venda mais

É muito simples e acima de tudo, prático, vender pelo WhatsApp Business. Assim, fica claro que os apps de mensagens se tornaram verdadeiros recursos de atendimento e vendas.

Para alavancar os negócios, comece a usá-lo já. Além disso, agregue os serviços da SAX em seu varejo, a fim de tornar a experiência do cliente em sua empresa muito mais satisfatória e única.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter