fbpx

A importância do feedback positivo em restaurantes: potencializando o atendimento e as vendas

A importância do feedback positivo em restaurantes: potencializando o atendimento e as vendas

Receber feedback positivo de clientes potencializa sua estratégia de atendimento e o faturamento do seu restaurante. Saiba como extrair isso da melhor forma e aumente o crescimento do seu negócio.

O que é feedback positivo?

De modo geral, o feedback é uma estratégia fundamental para qualquer negócio que deseja aumentar suas vendas e se tornar referência no mercado. 

Os clientes estão cada vez mais atenciosos e exigentes, buscando sempre lugares que atendam suas expectativas e proporcionem as melhores experiências. Assim, alguns aspectos são decisivos para prender a atenção destas pessoas, criando uma conexão capaz de afetar e determinar as impressões percebidas diante do seu restaurante. 

Para evitar que experiências ruins aconteçam, é crucial se preocupar com o que os clientes estão falando sobre seu restaurante. E é justamente por isso, que o feedback positivo existe.

Diferente de elogios superficiais, o feedback positivo destaca os pontos fortes do estabelecimento, o atendimento excepcional recebido e a sensação de satisfação com o serviço prestado.

Ou seja, ao contrário do que muitos pensam, receber um feedback positivo permite ao restaurante compreender o que está fazendo bem e de se destacar no mercado. Além de fornecer insights valiosos sobre a experiência proporcionada ao cliente, permitindo que os estabelecimentos reforcem esses pontos para oferecer uma experiência ainda mais extraordinária.

Como o feedback positivo impacta em seu restaurante? 

feedback positivo

Ouvir o que os clientes têm a dizer sobre seu restaurante é um fator decisivo para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. Foto de stock | Kizcorner

Pode parecer besteira, mas quando você mensura a satisfação dos clientes, abre-se um mundo de possibilidades para trabalhar a eficiência dos serviços prestados pelo seu estabelecimento. 

Em contrapartida, se seus clientes não compartilham suas percepções sobre seus produtos, é quase impossível analisar o que pode ser melhorado, concorda? 

Com isso, seu restaurante não consegue identificar aspectos que estão desagradando aos clientes. E a consequência disso, é a perda da oportunidade de aprimorar estes pontos negativos e proporcionar uma experiência ainda mais satisfatória.

Portanto, ouvir o feedback dos clientes é uma forma de demonstrar que você valoriza suas opiniões e se preocupa em oferecer sempre o melhor.

Neste sentido, você pode convidar seus clientes, com uma abordagem afetuosa e educada, a dividirem suas opiniões sobre seu atendimento e os produtos oferecidos, para que as áreas que existem falhas, sejam trabalhadas ativamente.

Isso cria uma relação de confiança e respeito, o que é fundamental para a fidelização dos clientes. 

Afinal, clientes satisfeitos têm mais probabilidade de retornar e ainda podem se tornar promotores do seu restaurante, indicando-o a amigos e familiares. 

Considerando a rapidez com que as notícias se espalham atualmente, isso pode ser muto bom para seu restaurante se tornar referência.

Como aumentar as vendas e conquistar mais feedbacks positivos em restaurantes?

Agora que você já compreendeu a relevância do feedback positivo, lembre-se: sempre que houver a oportunidade, crie meios para que seus clientes sejam ouvidos e suas opiniões validadas. 

Para construir essa dinâmica de interações entre seu restaurante e os clientes, é importante se valer de alguns pontos específicos, confira:

  • Crie uma experiência memorável desde o primeiro contato:

A primeira impressão que uma pessoa obtém sobre qualquer coisa é crucial para que ela queira ou não conhecer mais o que está sendo apresentado a ela.

Como falamos anteriormente, os clientes estão cada vez mais atenciosos e críticos. E no contexto do mercado de restaurantes, isso não seria diferente. Desde os aspectos visuais do ambiente, o atendimento até o cheiro e gosto dos produtos fornecidos. Tudo se torna determinante para que um cliente se sinta bem atendido e viva uma experiência agradável. 

Treinar a equipe é fundamental para que todos os colaboradores sejam corteses, atenciosos e capazes de resolver problemas de forma ágil e eficiente.

No atendimento presencial, o sorriso no rosto e a disposição para auxiliar fazem toda a diferença. Já no atendimento telefônico, a simpatia e a clareza nas informações transmitem profissionalismo. Nas mídias sociais, é importante responder prontamente às mensagens e comentários, demonstrando interesse genuíno pelo cliente.

Alinhando estes pontos, seu restaurante deixará uma marca positiva na mente do cliente, aumentando as chances de ele retornar e recomendar o estabelecimento a outras pessoas.

  • Incentive feedbacks em múltiplos canais

Proporcione aos seus clientes várias opções para deixar feedback!

Incentivar esse comportamento de feedbacks em múltiplos canais é uma estratégia inteligente para colher informações valiosas sobre a experiência das pessoas que frequentam seu restaurante.

Esta também é uma ótima oportunidade para estar presente nas redes sociais. Pois assim, você amplia o acesso e a visibilidade do restaurante e atinge um público maior. As avaliações online são uma fonte confiável para potenciais clientes tomarem decisões de consumo frente aos seus produtos. 

Junto a isso, é fundamental responder aos comentários, pois isso demonstra que você valoriza as opiniões dos clientes. Ao responder aos feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, você mostra que está atento às necessidades dos clientes e disposto a melhorar continuamente.

Essa abordagem estratégica ajuda a fortalecer a imagem do restaurante e contribui para a fidelização de clientes e a atração de novos clientes interessados em vivenciar experiências gastronômicas satisfatórias.

  • Ofereça algo exclusivo em seu restaurante 

Em um mercado onde a concorrência é acirrada, destacar-se com algo exclusivo é a chave para atrair clientes e conquistar cada vez mais feedback positivo. 

Assim, oferecer um diferencial único pode atrair a atenção dos clientes, que buscam por experiências memoráveis e autênticas.

Uma das formas de oferecer essa exclusividade é por meio de pratos especiais, que podem ser elaborados com ingredientes diferenciados ou receitas exclusivas. Essa abordagem desperta a curiosidade dos clientes e os motiva a experimentar algo novo e especial.

Este desejo por vivenciar algo especial faz com que os clientes compartilhem suas experiências positivas, recomendando o seu restaurante a amigos e familiares.

Use os serviços de Cliente Oculto e conquiste mais feedback positivo para seu restaurante

Achar que tem tudo sob controle, pode ser um erro fatal na estratégia de aumento de vendas de seu restaurante.

E para te auxiliar no crescimento do seu negócio, o serviço de Cliente Oculto é uma ferramenta inteligente para conquistar mais feedback positivo para seu restaurante. 

Essa técnica consiste em contratar clientes “disfarçados” para avaliar a experiência no estabelecimento de forma imparcial e detalhada. Sua análise permitirá identificar pontos fortes e possibilidades de melhoria, aprimorando a experiência oferecida.

Como você já percebeu, as vantagens são gigantes. Por isso, entre em contato com a SAX e veja como contratar esse serviço, que é um bom investimento a se fazer para evoluir no mercado.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter