fbpx

5 formas de melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa 

5 formas de melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa 

Entender maneiras de melhorar o atendimento ao cliente deve ser prioridade para todas as empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, dada a incontestável conexão entre atendimento e experiência do cliente. 

Esses elementos desempenham papéis fundamentais na conquista e fidelização de clientes.

Atualmente, o mercado é composto por instituições que atribuem grande valor à experiência do cliente.

Tal fato está ligado à percepção de que um atendimento eficiente pode influenciar diretamente nos desempenhos financeiros.

Nesse contexto, preparamos este artigo para te mostrar formas de você melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa.

Boa leitura!

O que é atendimento ao cliente?

Antes de nos aprofundarmos no tema principal do texto, você precisa saber que o atendimento ao cliente engloba todos os esforços da empresa para garantir que os clientes alcancem as pessoas certas. 

Sua função vai além da resolução de problemas, buscando proporcionar uma experiência agradável aos clientes. 

É um serviço que visa atender às necessidades dos clientes, contribuindo para uma interação mais positiva e satisfatória.

Por que é importante realizar o mapeamento dos procedimentos de atendimento?

Você sabia que apenas uma experiência ruim leva 61% dos clientes a considerarem procurar um concorrente, e 76% afirmam que nunca mais fariam negócios após duas experiências negativas?

Não dar prioridade ao atendimento ao cliente pode ter impactos negativos significativos na organização, de acordo com o relatório CX Trends.

Nesse contexto, é fundamental mapear os processos de atendimento ao cliente. Com uma estruturação adequada desses procedimentos, você construirá uma equipe de atendimento eficiente, ágil e produtiva.

Ao seguir esse processo, sua empresa pode colher os seguintes benefícios:

  • Personalização do atendimento de acordo com as demandas do cliente;
  • Implementação de atendimentos proativos, não se limitando apenas a respostas reativas;
  • Simplificação na identificação e resolução de problemas nos fluxos internos;
  • Aprimoramento na coleta e gestão de dados para maior precisão e eficácia.

Agora que você já sabe porque é importante implementar o mapeamento dos procedimentos na sua empresa. 

Continue fazendo a leitura do texto, pois iremos discutir como melhorar o atendimento através da liderança. Vamos lá?

Como é possível melhorar o atendimento ao cliente por meio da liderança?

A eficácia na melhoria do atendimento ao público demanda um esforço conjunto, onde cada membro da equipe assume responsabilidade. Isso se torna fundamental para assegurar o êxito das mudanças propostas.

Nesse cenário, líderes e gestores desempenham um papel estratégico vital. Sua função inclui alinhar a equipe, instigar a motivação das equipes de atendimentos e promover uma cultura de colaboração interna.

Com essa perspectiva, veja abaixo, como você pode melhorar o atendimento ao cliente a partir da sua equipe de liderança:

Criando um ambiente leve

Valorizar o cliente interno, ou seja, os colaboradores, é uma peça-chave no aprimoramento do ambiente de trabalho. 

Portanto, proporcione condições adequadas para garantir uma experiência positiva aos clientes. Isso implica na construção de um espaço inspirador, acolhedor e propício à colaboração.

Dessa forma, é importante que a liderança direcione seus esforços para priorizar a criação desse ambiente de qualidade. 

Ao fazê-lo, você não apenas garante o bem-estar dos colaboradores, mas também fortalece a base para a oferta de um serviço excepcional aos clientes.

Implementando uma comunicação empática

Outra dica importante, fundamental e de responsabilidade dos líderes e gestores é a comunicação empática.

Essa prática não apenas contribui para o bem-estar dos colaboradores, mas também aprimora a eficiência dos processos internos, consolidando os laços entre cliente e empresa.

Ao incorporar técnicas refinadas de escuta ativa, persuasão e empatia, você pode oferecer os seus produtos e serviços de acordo com as necessidades do cliente, promovendo uma satisfação mútua entre ambas as partes envolvidas no processo.

Estudando os pontos de contato

O vínculo entre cliente e empresa é complexo e duradouro. Isso é o que chamamos de jornada do cliente, que abrange diversos pontos de contato ao longo do tempo.

Para proporcionar uma experiência satisfatória e atendimento de qualidade, é essencial estudar toda essa jornada, identificando os pontos-chave.

A detecção de momentos estratégicos, nos quais a equipe de atendimento pode intervir para aprimorar a experiência, torna-se possível por meio desse mapeamento.

Entretanto, quais são os pilares fundamentais para fazer esse estudo? Calma! Continue fazendo a leitura do texto, pois logo abaixo iremos falar sobre cada um deles. Vamos lá?

  • Pesquisas com clientes: dialogar diretamente com os clientes proporciona informações essenciais, revelando os trajetos que as pessoas percorrem até se tornarem clientes de fato;
  • Análise comportamental: como nem sempre as pessoas expressam todas as suas ações verbalmente, utilizar ferramentas como dados de pesquisas de satisfação se mostra uma estratégia eficaz para compreender o comportamento do cliente.
  • Comunicação interna: a troca de informações entre departamentos é vital para um mapeamento preciso da jornada. Cada setor possui informações únicas, e a comunicação eficiente permite a compilação desses dados para uma visão abrangente.

Agora que você já sabe como melhorar o atendimento ao cliente a partir da liderança, você irá conhecer as principais formas de melhorar o atendimento através da sua equipe de atendimento.

5 formas de como melhorar o atendimento ao cliente

É válido dizer também que para melhorar o atendimento ao cliente, é essencial que a gestão esteja empenhada em compreender as melhores práticas, enquanto as equipes de atendimento desempenham um papel importante nesse processo. 

As orientações a seguir são fundamentais para estabelecer rotinas mais dinâmicas e eficientes, visando proporcionar experiências que ultrapassem as expectativas. 

Descubra agora 5 formas valiosas para melhorar o atendimento ao cliente, focadas na atuação das equipes de atendimento.

Ser ágil no atendimento

Você já ouviu aquela frase: “Tempo é dinheiro?” Pois bem! Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais ocupadas, quando menos esperam por algo, mais satisfeitas ficam. Portanto, a agilidade no atendimento assegura uma experiência superior para o cliente. 

Isso não apenas aumenta a probabilidade de recorrência do cliente e recomendações a amigos, mas também impulsiona os níveis de satisfação. 

Como resultado, a agilidade no atendimento não só eleva o desempenho financeiro da empresa, mas também contribui significativamente para a reputação positiva da marca no mercado.

Coletar feedbacks

Outro fator significativo é compreender a satisfação dos clientes. Para isso, você pode medir os níveis de satisfação por meio de feedbacks. 

Essa coleta pode ser eficientemente incorporada através de software de suporte, automatizando perguntas ao final dos atendimentos, ou através de e-mails.

Você pode implementar o Net Promoter Score (NPS), proporcionando métricas precisas para mensurar e analisar os feedbacks recebidos. 

Para compreender o uso do NPS, leia também este artigo: Use bem o NPS (Net Promoter Score) e melhore a experiência do cliente.

Conhecer todos os produtos e serviços que a empresa oferece

Compreender todas as soluções da empresa é fundamental para aprimorar o atendimento ao cliente. 

Esse conhecimento profundo capacita as equipes de atendimento a resolver diversas questões e dúvidas com eficácia e rapidez.

A responsabilidade da gestão é proporcionar treinamentos adequados à equipe, mas é necessário que os colaboradores tenham interesse em estudar todos os procedimentos da empresa.

Entender o perfil dos clientes

Compreender profundamente o perfil dos seus clientes é fundamental para melhorar o atendimento ao cliente

Ao entender seus comportamentos e perfis, podemos oferecer um serviço mais preciso, fortalecendo relacionamentos e elevando a experiência e satisfação do cliente

Para isso, promova a troca de informações entre colegas de equipe e departamentos, além de analisar os dados fornecidos pelas pesquisas de satisfação.

Mantendo uma linguagem clara e concisa 

Por fim, sabemos que cada negócio atrai um público específico, alterando o tipo de abordagem de comunicação com os clientes. 

Nesse contexto, é fundamental que a equipe de atendimento se ajuste a esse perfil, adaptando sua linguagem para se alinhar com os clientes.

Mesmo que o público tenha uma preferência por linguagem formal, a prioridade deve ser a clareza na comunicação. 

Portanto, é fundamental aprimorar a comunicação de forma a ser compreensível para diversos perfis. 

Como o Cliente Oculto pode auxiliar a sua empresa?

Investir em capacitação e avaliação de satisfação nem sempre revela todas as falhas nos processos de um negócio. 

Muitas vezes, as razões que levam um cliente a abandonar uma compra não chegam ao conhecimento da equipe de atendimento e/ou gestores.

Nesse contexto, o Cliente Oculto da SAX surge como uma metodologia eficaz para fornecer informações valiosas na melhoria da experiência do cliente.

Identificando e corrigindo falhas e lacunas nos processos, é possível impulsionar as vendas, aumentar o faturamento e fortalecer a fidelização do cliente.

Além disso, essa abordagem não só permite aprimorar a oferta da empresa, mas também serve para analisar a concorrência. 

Os dados obtidos podem ser fundamentais na construção de uma estratégia de prospecção e vendas, proporcionando à empresa destaque no mercado.

Ao mesmo tempo, o cliente misterioso desempenha um papel fundamental na garantia da padronização do atendimento em diversos pontos de venda ou canais de uma marca. Essa consistência contribui para fortalecer a imagem da empresa e a confiança do cliente.

Para saber mais sobre como o Cliente Oculto da SAX pode impulsionar o seu negócio, entre em contato conosco agora mesmo. 

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo. Esperamos que você tenha aprendido tudo sobre como melhorar o atendimento ao cliente e aplique as nossas dicas na sua empresa.

Se você gostou do texto, compartilhe em suas redes sociais. Além disso, acompanhe outros conteúdos interessantes através do nosso blog

Até a próxima!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter