fbpx

O impacto da Responsabilidade ambiental dentro do setor de varejo

O impacto da Responsabilidade ambiental dentro do setor de varejo

A responsabilidade ambiental é uma das principais preocupações a nível global, uma vez que é preciso combinar o avanço na economia e o cuidado com a natureza. Isso reflete também no varejo, já que as empresas são co-responsáveis por esse cenário e os clientes também buscam por opções mais sustentáveis.

O que é responsabilidade ambiental?

Trata-se de um conjunto de ações que visam reduzir o impacto da produção no meio ambiente, o que pode ocorrer de muitas formas, como por exemplo:

  • uso de fontes renováveis de energia;
  • reciclagem dos materiais da produção;
  • redução na produção de lixo;
  • economia no consumo de energia.

Tais ações têm como objetivo preservar os recursos naturais, a fim de garantir que essas fontes estejam disponíveis para as gerações futuras. Além disso, há o incentivo para o uso de opções de menor impacto, já que as fontes de origem fóssil, por exemplo, são escassas.

Além desses aspectos, as empresas que agem com responsabilidade ambiental geram um impacto positivo na sociedade, o que reflete na avaliação por parte dos clientes. 

Diante disso, com a ideia cada vez mais presente de um consumo consciente, eles buscam por negócios que se estão alinhados com esse ideal.

 

Esses grandes movimentos ocorrem de tempos em tempos, tal como ocorreu quando iniciou o processo industrial. Diante disso, é preciso estar atento para se adaptar à nova realidade.

Outro ponto que vale destacar é que, além dos benefícios à imagem da empresa, também é capaz de trazer economia. Afinal, se aproveitam melhor os recursos, além de reduzir gastos com energia elétrica com o uso de lâmpadas mais econômicas, por exemplo.

Por todos esses aspectos, vale a pena aderir a essa iniciativa e fazer uma análise de quais pontos podem ser alterados no contexto da sua empresa.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter