fbpx

Técnicas de análise de concorrência: Como vencer e vender mais

Técnicas de análise de concorrência: Como vencer e vender mais

Ao conhecer o comportamento do seu concorrente, você pode obter ideias valiosas para aplicar em sua empresa

Com a expansão do mercado, agilizado pelo desenvolvimento digital, as marcas estão se preocupando, cada vez mais, em estudar a concorrência. Assim, um método de avaliação dos processos de uma organização é através das técnicas para análise de concorrênciaSe feita de modo correto, ela possibilita que a empresa identifique as ações positivas e negativas dos concorrentes.

Dessa forma, é possível estabelecer com mais assertividade quais são os diferenciais competitivos. Uma vez que esses dados foram analisados, o próximo passo é criar medidas que fazem com que a empresa se destaque no mercado.

Estratégias pautadas nas técnicas para análise de concorrência

Sobretudo, elas devem focar nos bons resultados, de modo a agregar valor aos clientes. Por isso, visando avaliar a concorrência de maneira eficaz e aumentar as vendas, é fundamental investir na estratégia de Cliente Oculto.

Nesse sentido, entenda de que forma ela pode te ajudar a fazer uma análise competitiva detalhada. Selecionamos as principais informações para te ajudar a construir todos os diferenciais de que sua empresa necessita para se destacar no mercado.

Por onde começar a análise da concorrência com o Cliente Oculto?

O primeiro passo para implementar técnicas para análise de concorrência é usar o Cliente Oculto com o intuito de mapear empresas que você pretende investigar. O ideal é focar nos concorrentes que tenham modelo de negócio e proposta semelhantes aos seus.

Contudo, caso você não conheça quem são eles, uma boa busca no Google e nas redes sociais já podem te ajudar a descobrir.

Um homem brano, de cabelo castanho curto e barba curta, está usando uma camisa social azul clara e um óculos de grau com armação preta. Ele está sentado em uma mesa de frente para um notebook e um copo de café. Ele está feliz, comemorando porque obteve sucesso ao aplicar tecnicas para analise de concorrencia

Que critérios devem ser considerados para a obtenção de dados?

Antes de mais nada, é fundamental estabelecer quais serão os pontos que deverão ser avaliados pelo cliente oculto durante a análise da concorrência. Dessa forma, a coleta das informações será o mais completa possível.

Como estamos falando da percepção do público, o mais indicado é definir um roteiro do que deve ser identificado. Isso significa que ele acessa o site de vendas ou vai até a loja física para realizar as atividades que foram solicitadas. Vale mencionar que os clientes ocultos são pessoas comuns.

Pessoas dos mais variados perfis, idades e profissões que se cadastram na nossa plataforma online SAX | ContaPraGente e passam por um processo completo de seleção e treinamento. A SAX prepara os candidatos para que eles façam avaliações precisas.

O roteiro dessas avaliações estará em consonância com aquilo que a sua empresa deseja investigar em seus concorrentes. Selecionamos alguns critérios comumente usados para você ter uma noção de como o cliente oculto atua. Confira:

Ambiente

Nesse critério, o cliente oculto avalia limpeza, disposição de móveis e produtos, climatização, organização, entre outros elementos que compõem o espaço físico.

Caso a avaliação seja do site do concorrente, o cliente oculto avalia a disposição das informações na página, nível de intuição, carregamento de páginas e mais uma série de pontos relacionadas ao ambiente virtual.

Atendimento

Nos espaços físicos, pode avaliar a simpatia, cordialidade, nível de conhecimento do vendedor a respeito de determinado produto ou serviço, entre outras coisas.

No contexto virtual, poderão ser avaliados o tempo de resposta da central de atendimento, variedade dos canais de comunicação, chat, atendimento telefônico, entre outros contextos relacionados ao contato do cliente com o concorrente.

Qualidade e diversidade

Por fim, saiba quais marcas que estão sendo comercializadas pelo seu concorrente. Assim, o Cliente Oculto coletará tais dados para que você possa comparar com a sua empresa. Por exemplo: é possível ir em uma loja de eletrônicos e identificar as marcas de tv vendidas pelo estabelecimento, bem como as mais procuradas.

Além disso, lembre-se de que as avaliações são personalizadas de acordo com os seus interesses. Se assim for a sua necessidade, o roteiro poderá incluir registros em foto, áudio ou vídeo.

Como o cliente oculto age depois de receber o roteiro?

Com o roteiro devidamente memorizado, se dirige ao concorrente, seguindo o mesmo comportamento de um cliente comum. O objetivo é vivenciar a experiência real de compra e, portanto, ele age com total discrição.

De acordo com a solicitação, ele se mantém por um determinado período no local para coletar todos os dados necessários. Depois dessa etapa, ele preencherá um formulário pelo app ContaPraGente e a SAX fará a checagem e validação das informações para então disponibilizar os relatórios na sua plataforma online.  

Com o relatório em mãos, você obterá novas ideias para aprimorar a qualidade da sua empresa e fortalecer a imagem da sua marca, além de aumentar a base de clientes e aumentar os resultados em receita.

Quais são as vantagens de investir no Cliente Oculto para análise da concorrência?

O cliente oculto vai te ajudar a conhecer quais são os processos realizados pelos concorrentes que estão gerando visibilidade e lucro. Com essas informações, você poderá tomar decisões mais assertivas e organizadas.

Isso permite que você mapeie os pontos de contato na jornada dos seus clientes e alinhe com a entrega da marca em todas as etapas. Por fim, o trabalho do cliente oculto possibilita a compreensão do que leva o público escolher o concorrente e não a sua empresa.

Ao identificar o motivo, você terá todas as ferramentas necessárias para fortalecer sua posição no mercado, melhorar as falhas e aprimorar o atendimento. O resultado dessas medidas você já conhece: retorno desejado e aumento da receita.

A SAX pode fazer muito mais pela sua empresa do que você imagina. Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços personalizados. Nossa equipe de atendimento e consultoria está à disposição para te auxiliar nesse passo importante.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter