fbpx

Técnicas de análise de concorrência. Como vencer e vender mais

Técnicas de análise de concorrência. Como vencer e vender mais

Ao conhecer o comportamento do seu concorrente, você pode obter ideias valiosas para aplicar em sua empresa

Técnicas de análise de concorrência. Uma das métricas de avaliação dos processos de uma organização é a análise da concorrência.

Se feita de modo correto, ela possibilita que a empresa identifique as ações positivas e negativas dos concorrentes.

Dessa forma, é possível estabelecer com mais assertividade quais são os diferenciais competitivos. Com esses dados devidamente analisados, o próximo passo é criar medidas que fazem com que a empresa se destaque no mercado.

Elas devem focar nos bons resultados, de modo a agregar valor aos clientes. Por essa razão, para avaliar a concorrência de maneira eficaz e aprender boas lições que se convertem em vendas, é fundamental investir na estratégia de Cliente Oculto

Entenda de que forma ela pode te ajudar a fazer uma análise competitiva detalhada. Selecionamos as principais informações para te ajudar a construir todos os diferenciais de que sua empresa necessita para se destacar no mercado.

Por onde começar a análise da concorrência com o Cliente Oculto?

O primeiro passo para usar a estratégia do Cliente Oculto na avaliação da concorrência é mapear que empresas você pretende investigar. O ideal é focar nos concorrentes que tenham modelo de negócio e proposta semelhantes aos seus.

Pode ser que você não conheça quem são eles, principalmente se estiver começando o negócio agora ou passou a atender uma região recentemente. Se esse for o caso, uma boa busca no Google e nas redes sociais já podem te ajudar a descobrir.

Que critérios devem ser considerados para a obtenção de dados?

É fundamental estabelecer quais serão os pontos que deverão ser avaliados pelo cliente oculto durante a análise da concorrência. Dessa forma, a coleta das informações será o mais completa possível.

Como estamos falando da percepção do público, o mais indicado é definir um roteiro do que deve ser identificado. Isso significa que ele acessa o site de vendas ou vai até a loja física para realizar as atividades que foram solicitadas. Vale mencionar que os clientes ocultos são pessoas comuns.

Pessoas dos mais variados perfis, idades e profissões que se cadastram na nossa plataforma online SAX|ContaPraGente e passam por um processo completo de seleção e treinamento. A SAX prepara os candidatos para que eles façam avaliações precisas.

O roteiro dessas avaliações estará em consonância com aquilo que a sua empresa deseja investigar em seus concorrentes. Selecionamos alguns critérios que comumente são usados para você ter uma noção de como o cliente oculto atua. Confira:

Ambiente: Nesse critério, o cliente oculto avalia limpeza, disposição de móveis e produtos, climatização, organização, entre outros elementos que compõem o espaço físico.

Caso a avaliação seja do site do concorrente, o cliente oculto avalia a disposição das informações na página, nível de intuição, carregamento de páginas e mais uma série de pontos relacionadas ao ambiente virtual.

Atendimento: Nos espaços físicos, pode avaliar a simpatia, cordialidade, nível de conhecimento do vendedor a respeito de determinado produto ou serviço, entre outras coisas.

No contexto virtual, poderão ser avaliados o tempo de resposta da central de atendimento, variedade dos canais de comunicação, chat, atendimento telefônico, entre outros contextos relacionados ao contato do cliente com o concorrente.

Qualidade e diversidade: Você poderá se valer do cliente oculto para avaliar que marcas de produtos são comercializadas pelo concorrente. Em uma loja de eletroeletrônicos, por exemplo, quais são as marcas de TV que são comercializadas e quais são as mais recomendadas pelos vendedores?

Lembrando que as avaliações são personalizadas e sempre seguirão os seus interesses. Se assim for a sua necessidade, o roteiro poderá incluir registros em foto, áudio ou vídeo.

Como o cliente oculto age depois de receber o roteiro?

Com o roteiro devidamente memorizado, se dirige ao concorrente, seguindo o mesmo comportamento de um cliente comum.  O objetivo é vivenciar a experiência real de compra e, portanto, ele age com total discrição.

De acordo com a solicitação, ele se mantém por um determinado período no local para coletar todos os dados necessários. Depois dessa etapa, ele preencherá um formulário pelo app ContaPraGente e a SAX fará a checagem e validação das informações para então disponibilizar os relatórios na sua plataforma online.  

Com o relatório em mãos, você obterá novas ideias para aprimorar a qualidade da sua empresa e fortalecer a imagem da sua marca, além de aumentar a base de clientes e aumentar os resultados em receita.

Quais são as vantagens de investir no Cliente Oculto para análise da concorrência?

O cliente oculto vai te ajudar a conhecer quais são os processos realizados pelos concorrentes que estão gerando visibilidade e lucro. Com essas informações, você poderá tomar decisões mais assertivas e organizadas.

Isso permite que você mapeie os pontos de contato na jornada dos seus clientes e alinhe com a entrega da marca em todas as etapas. Por fim, o trabalho do cliente oculto possibilita a compreensão do que leva o público escolher o concorrente e não a sua empresa.

Ao identificar o motivo, você terá todas as ferramentas necessárias para fortalecer sua posição no mercado, melhorar as falhas e aprimorar o atendimento. O resultado dessas medidas você já conhece: retorno desejado e aumento da receita.

A SAX pode fazer muito mais pela sua empresa do que você imagina. Entre em contato conosco para conhecer nossos serviços personalizados. Nossa equipe de atendimento e consultoria está à disposição para te auxiliar nesse passo importante.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter