fbpx

Saiba como vender mais e ter mais lucros em seu varejo por meio do WhatsApp

Saiba como vender mais e ter mais lucros em seu varejo por meio do WhatsApp

É possível vender mais e aumentar os lucros do seu varejo com uma ferramenta bem popular nos últimos anos, o WhatsApp. Afinal, só no Brasil, há mais de 176 milhões de pessoas ativas neste canal. Dessa forma, saiba como usá-lo para expandir as suas vendas.

Veja se é possível vender mais com o WhatsApp

Devido a sua popularidade, não há dúvidas de que esse app é uma das melhores plataformas, a fim de gerar mais vendas e automatizar o atendimento ao seu cliente. Isso, de fato, é possível por meio de mensagens rápidas e recursos multimídias.

 

Só que muitos varejistas ainda não viram neste canal a real chance de usá-lo em seus negócios. Isso porque, muitos ainda têm dificuldade em lidar com uma conta profissional e pessoal ao mesmo tempo.  

 

Para dar um passo à frente rumo a lucros maiores, veja algumas dicas de como vender mais por meio deste aplicativo, a fim de atrair e conquistar novos clientes.

7 dicas de como vender mais com essa ferramenta

Mais do que aumentar as vendas e engajar os clientes, com o WhatsApp, tem-se a chance de atrair novos. Afinal, a ferramenta facilita os contatos e serve até mesmo para ajudá-lo a estudar o mercado.

 

Para isso, no entanto, é essencial fazer uso de boas estratégias para atingir todas as suas metas. Então, confira nos próximos tópicos como fechar vendas todos os dias.

Sacolas de compras no carrinho de compras e cartão de crédito no laptop com caixas de papel na tabela e gráfico de crescimento econômico de dados de vendas na tela, compra e venda de serviços on-line na rede, compras on-line e conceito de comércio eletrônico.

1 – O WhatsApp Business é uma ótima opção

A primeira etapa para vender mais com esse app é baixar o WhatsApp Business. Assim, essa versão se adequa a negócios de diferentes portes, de pequenas até grandes empresas.

Funcionalidades do app

Essa plataforma tem várias funções que facilitam fechar negócios. Uma delas, aliás, é a chance de analisar as métricas. Isso, sem dúvida, é essencial para quem vive de vendas, já que, ter uma noção sobre os dados é importante em qualquer canal de comunicação, pois:

 

  • A partir disso, sabe-se qual estratégia está dando bons frutos;
  • Números concretos ajudam na tomada de decisão.

 

Com o WhatsApp Business, por exemplo, você tem acesso a algumas informações relevantes como:

 

  • Quantidade de mensagens que a sua equipe enviou;
  • Além de quais delas os seus clientes receberam;
  • Quantas foram, de fato, lidas por eles.

 

Outro recurso que chama a atenção é o envio de mensagens automáticas. Além disso, é possível organizar os contatos segundo a jornada de compra do cliente. 

2 – Foque em conteúdos de valor para o seu cliente

O segundo passo, a fim de estreitar a sua relação com os clientes, inclui criar conteúdos de valor, como:

 

  • Textos;
  • Vídeos;
  • Áudios;
  • Resenhas dos seus últimos posts.

 

É preciso ser algo que atraia a atenção do cliente, ou seja, que tenha relevância. Para isso, então, é essencial oferecer o que ele deseja ver. Aliás, não esqueça de pedir o feedback dele, a fim de saber o que pode melhorar. 

3 – A função catálogo do WhatsApp te ajuda a vender mais

Em 2018, esse app lançou o recurso de catálogo dentro da conta do WhatsApp Business. A partir do segundo semestre do ano seguinte, essa função chegou até os comerciantes com a intenção de ajudá-los a aumentar as vendas.

 

Com ela, os clientes têm a chance de ver o que a loja tem disponível e o preço. Isso, sem dúvida, torna tudo mais dinâmico e rápido. Então, não deixe de adicionar os seus itens ali. Para isso, portanto, siga o passo a passo:

 

  1. Entre em “Configurações”;
  2. Depois selecione “Catálogo”;
  3. Em seguida, suba a imagem da sua mercadoria;
  4. Adicione dados como descrição, nome, valor, link e por fim, um código.

 

Para quem não tem um e-commerce e só possui um varejo físico, essa é uma ótima ferramenta. Pois dá mais flexibilidade ao vendedor.

4 – Sempre peça permissão para adicionar o cliente nos contatos

É essencial ter esse cuidado. Dessa forma, para aumentar as suas chances de receber uma resposta positiva, mostre o que tem de mais interesse a oferecer, ou seja, o que vender mais na internet.

5 – Não tenha medo de automatizar processos para vender mais

Quem opta por esse app deseja, acima de tudo, praticidade. Afinal, com tantos contatos, é difícil enviar uma mensagem personalizada para cada um deles. Para tornar essa rotina mais fácil, existe o recurso linha de transmissão. 

 

Com ele, é possível aumentar a sua produtividade, já que manda uma mensagem para vários clientes de forma simultânea. Isso, no entanto, só é possível para aqueles que estão salvos em sua lista. 

 

Basta acrescentar os números dos contatos e enviar, da mesma forma como faria para um grupo, por exemplo. O que chama a atenção nesta função é que cada cliente recebe uma mensagem única, como se cada palavra se baseasse em sua necessidade individual. 

6 – Use o WhatsApp, mas não esqueça do funil de vendas

O uso deste app para vender mais não quer dizer que você deve esquecer o seu funil de vendas. Afinal, nem todo cliente está no mesmo estágio de compra. 

 

Não envie, portanto, a mesma mensagem para um cliente em potencial e para um que já tem um histórico de compra em sua loja. Por isso, uma ideia é criar um cronograma de conteúdo, de acordo com a posição do cliente em seu funil de vendas.

7- Fale a linguagem do seu público e saiba ouvir feedbacks

É possível se comunicar com o cliente de forma mais descontraída, menos formal. No entanto, isso depende do assunto, bem como, da sua área de negócios. Assim, para os mais jovens e descolados, por exemplo, use até mesmo emojis, mas com moderação.

 

O retorno do seu cliente, ou seja, o famoso feedback também é essencial. Dessa forma, faça uma lista com todos aqueles que fizeram uma compra em seu varejo no último ano e questione o seguinte:

 

  • Como foi a experiência de compra dele;
  • Quais são os pontos de destaque e atenção em sua loja;
  • O pós-venda;
  • Atendimento.

 

Use cada resposta negativa para se aprimorar e crescer ainda mais nos negócios. Por outro lado, utilize os elogios para manter o que já vem dando certo.

WhatsApp é uma ótima plataforma para te ajudar a vender mais

Com essas dicas acima, não há mais segredos sobre como vender mais pela internet. Assim, invista nesse app que tem um grande potencial para estreitar a sua relação com os seus clientes.

 

Você viu que usar o WhatsApp não é sinônimo de algo improvisado ou ideal apenas para pequenos varejos. Ele é, de fato, uma plataforma de vendas feita para quem deseja ter um faturamento maior.

 

Para ajudá-lo em seu atendimento ao cliente, o que é essencial para aumentar as vendas também, conte com o suporte da SAX. A empresa é especialista nessa área e está mais do que pronta para fazer o seu negócio se destacar no mercado. 

 

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter