fbpx

Novo visual merchandising: quais são as grandes tendências no varejo?

Novo visual merchandising: quais são as grandes tendências no varejo?

O novo visual merchandising veio para reinventar o setor do varejo físico. Assim, o seu principal propósito é atrair clientes e retê-los ao oferecer a eles a melhor experiência de compra possível. Portanto, o objetivo é dar à loja um grande diferencial competitivo.

Você sabe o que é o visual merchandising?

Ele nada mais é do que uma estratégia que tem como intuito chamar a atenção do cliente por meio de recursos visuais, bem como sensoriais. Afinal, cada dia mais as lojas se reinventam na pandemia.

 

De início, o seu conceito básico propunha dar destaque na arquitetura e na organização das próprias mercadorias. Hoje em dia, no entanto, vai muito além disso. De fato, uma aliada do novo visual merchandising no varejo físico é a tecnologia.

 

Com essas inovações, a intenção é causar uma boa impressão no cliente logo de cara. Dessa forma, ele tem a sua atenção capturada. Em seguida, ele passa a se sentir parte de um espaço diferenciado, o que resulta em uma experiência de compra única e exclusiva.

Qual é a importância do VM para a experiência de compra do cliente?

Desde a Covid-19, o novo cliente pós-pandemia mudou e hoje em dia, busca por algo a mais. Por exemplo, o preço da mercadoria e sua qualidade não são mais o suficiente. Isso porque, ele quer, acima de tudo:

 

  • Um atendimento personalizado;
  • Experiência de compra diferenciada.

 

Suponha que você queira uma camisa social. De fato, é possível encontrar esse item em diversos varejos. Só que nem todos oferecem uma experiência de compra única, com um espaço moderno e são esses elementos que terão mais peso sobre a decisão do cliente.

Você sabe quais são as 3 tendências do novo visual merchandising no varejo?

A tecnologia é uma forte aliada para aplicar o VM em sua loja e de forma diferenciada, a fim de melhorar a jornada de compra do cliente. Graças a inovação, é possível dar o devido destaque ao varejo físico do jeito certo e de modo mais assertivo. 

 

Dito isso, painéis de LED, digital signage, combinar telas digitais e totens interativos são apenas alguns exemplos. Afinal, interatividade é a palavra da vez e é uma grande tendência do visual merchandising no varejo, a fim de conectar cliente e marca. 

1- Qual é a função dos robôs assistentes nas lojas físicas?

Talvez você já tenha imaginado entrar em uma loja e ser atendido por um robô. Mas, é possível que nunca tenha previsto que ele pudesse lhe ajudar a escolher o visual certo, de acordo com o seu estilo, só com o uso de Inteligência Artificial (IA). Pois essa é a função do Pepper.

 

Ele é um robô humanoide que já está presente em vários espaços do varejo no mundo, em especial, em lojas do setor de moda. Assim, ele dá informações sobre:

 

  • As roupas que estão a venda;
  • Lançamentos;
  • Sugestões baseadas em compras anteriores.

 

O Pepper – robô assistente – é multifuncional e ainda dá conta de outras funções, por exemplo:

 

  • Tira dúvida dos clientes;
  • Mostra a localização exata de uma mercadoria.

 

Sem contar que ele pode ajudar o varejista com a logística da empresa, ao oferecer dados sobre o estoque da loja e avisar sobre possíveis problemas de reposição.

Imagem de mão segurando o celular realizando um autoatendimento. Visual merchandising são as grandes tendências para o varejo.

2 – O autoatendimento é uma das tendências do visual merchandising?

Para atender o cliente pós-pandemia, o varejo precisou implantar diversas mudanças, inclusive, na experiência de compra. Isso porque, a busca por conectividade e praticidade é cada vez maior e o autoatendimento (self-checkout) oferece tudo isso.

 

Esse é um recurso que agrada tanto o cliente que procura por inovações, quanto aquele que não suporta aguardar na fila ou ainda o que busca mais privacidade em suas compras. 

Quais são as vantagens do autoatendimento no varejo?

Ter um self-checkout hoje é sinônimo de eficiência e perspicácia, pois está em total alinhamento com o mercado e os desejos dos clientes. Além disso, oferece benefícios como:

 

  • Redução nas filas;
  • Aumento nas vendas;
  • Propaganda “boca a boca”, ou seja, atração de novos clientes.

3 – Espelhos inteligentes são um sucesso no varejo?

Mais do que uma tecnologia para dar um up nas lojas físicas, esse recurso tem um diferencial competitivo. Isso porque, deixa os provadores das lojas muito mais atrativos.

 

Imagine dar de cara com um espelho que te dá dicas da melhor camisa para o seu jeans. Além disso, faz comparações de looks com imagens lado a lado, bem como exibe a maneira com que uma peça fica no corpo, sem que você precise ao menos experimentar.

 

Esse tipo de interação e modernidade é o que muitos varejos precisam. Ainda mais que o provador convencional nem sempre é um dos espaços mais confortáveis e arejados para se ficar.

Quais são os melhores visual merchandising do varejo?

Essa estratégia de marketing já vem sendo usada por grandes nomes do setor varejista. Aliás, de forma muito bem-sucedida, então, confira alguns cases reais de sucesso a seguir para se inspirar.

O Boticário

Para valorizar ainda mais a sua marca, essa rede resolveu mudar o conceito da sua loja física. Portanto, agora, os ambientes contam com:

 

  • Tela touch screen;
  • Conteúdos interativos;
  • Vitrines virtuais.

 

A empresa apostou em peso no visual merchandising unido a tecnologia e disponibilizou tablets com tutoriais sobre os seus produtos para o cliente fazer uma compra mais consciente.

C&A

Esta marca também não desapontou e fez diversas mudanças em suas lojas físicas. Em especial, destaca-se a do Shopping em SP, o Iguatemi, que se tornou uma flagship.

 

Para quem não sabe, também chamado de loja conceito, é um espaço que se diferencia pelos seguintes aspectos:

 

  • Atendimento personalizado;
  • Colocação do produto;
  • Música;
  • Cheiro;
  • Iluminação.

 

É uma ideia que abraça o conceito de visual merchandising de forma completa, com ricos designs e muita modernidade o que, sem dúvida, oferece uma experiência do cliente de compra sem igual.

Conte com a SAX para mantê-lo atualizado sobres as novas tendências de mercado

O visual merchandising tem o seu valor, bem como técnicas essenciais para quem quer se destacar no grande setor que é o varejo. Assim, para provar que a loja física não morreu, agregar o VM serve não só para ter mais vendas, mas também para:

 

  • Firmar a sua marca no mercado;
  • Gerar autoridade e reconhecimento.

 

Há ainda outras maneiras de obter todas essas vantagens, por exemplo, ao contratar os serviços da SAX. Afinal, ninguém entende mais de tendência do que ela. Por isso, entre em contato e descubra o que ela pode fazer por você e seu negócio.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter