Processamento de Linguagem Natural (PLN) no Cliente Oculto: Extraindo Insights Valiosos de Relatórios e Feedbacks
Técnica ajuda o Cliente Oculto a ter mais dinamismo e conhecimento completo sobre os dados extraídos das pesquisas O Cliente […]
Você sonha que sua empresa seja reconhecida como um padrão de excelência em sua área? E se essa percepção viesse mesmo em segmentos diferentes dos quais atua? E, além disso, imagine se até seus concorrentes tivessem a mesma percepção?
Pode parecer um sonho difícil de realizar – e de fato é, pois são muitos critérios ao mesmo tempo. Existe um “Olimpo” de empresas que conseguem chegar a este patamar, e sem dúvidas uma delas é a Disney.
Muitos pontos poderiam ser destacados aqui. Afinal, a companhia é avaliada em mais de US$ 190 bilhões, tem mais de 225.000 colaboradores, uma história de mais de 100 anos e, ainda por cima, fechou o ano fiscal de 2023 com uma receita de US$ 88,9 bilhões, como mostra o Statista.
Tudo isso é muito grande e digno de destaque, mas o atendimento ao cliente Disney também é bastante diferenciado e, para além de números bastante positivos, entrega experiências únicas aos seus clientes.
Prova disso é que 70% das pessoas que visitam a Disney pela primeira vez voltam ao parque, de acordo com a Qualtrics.
Se você quer aprender como eles fazem isso e, principalmente, aplicar no seu negócio, mesmo que seja de qualquer outro segmento, continue a leitura!
“Nós criamos felicidade ao proporcionar o melhor do entretenimento para pessoas de todas as idades, em todos os lugares.” Esse é o propósito comum da Disney, o que ajuda a explicar essa excelência que é entregue pela empresa.
Isso é tangibilizado por meio de alguns modelos e padrões por parte da companhia. Entre os mais conhecidos, temos os 4 princípios de excelência da Disney em relação aos seus hóspedes, que são, em ordem de prioridade:
Leia mais: Dicas de excelência em atendimento para impulsionar as vendas
O atendimento ao cliente Disney também tem 7 regras de serviço que visam encantar clientes. Em inglês, elas fazem um paralelo com o nome dos Sete Anões, da história da Branca de Neve, contexto que só funciona no idioma original, mas as lições servem para qualquer empresa:
Fica claro que essas são diretrizes voltadas aos parques da Disney, dado que são instruções “físicas”, que funcionam presencialmente. Porém, elas ajudam a elucidar como encantar o cliente com o padrão de excelência Disney.
Além de todas essas lições de encantar o cliente, existem outras estratégias de atendimento empregadas pela Disney que podem ajudar empresas de qualquer porte e segmento a melhorar seu serviço.
Um grande exemplo é o modelo HEARD, acrônimo para Hear, Empathize, Apologize, Resolve and Diagnose. Confira:
O modelo HEARD mostra claramente o padrão de excelência da Disney e é perfeitamente aplicável a qualquer negócio, seja ele físico ou digital, de diferentes portes ou segmentos.
Ao colocar isso em prática em sua empresa, a probabilidade é de que a satisfação dos clientes seja ainda maior.
Alguns exemplos reais ajudam a entender, na prática, a excelência do atendimento ao cliente da Disney. Veja só os próximos tópicos e acompanhe!
Entrar em um parque da Disney é quase como estar em outro mundo. No Walt Disney World, por exemplo, há mais de 15 mil alto-falantes, além de algoritmos complexos que tocam música ambiente em um volume constante ao longo do parque.
Há até mesmo experiências sensoriais, como o Smellitzer, uma máquina que borrifa aromas específicos em diferentes lugares do parque – algumas partes têm o cheiro de pipoca, enquanto outras estão relacionadas à atração que está ali.
Mesmo com mais de 130.000 colaboradores nos resorts da Disney, todos eles têm o foco no cliente. No primeiro dia do treinamento, independentemente de sua posição, eles aprendem o objetivo primário, que é criar felicidade – como foi mencionado no propósito da Disney, no início do conteúdo.
Para muita gente, ir para um parque da Disney é uma ocasião especial. Por isso, cada hóspede é tratado com muita importância. A Disney coleta vários dados de seus clientes para entender suas preferências e, assim, entregar experiências customizadas e únicas.
Você também pode gostar: Estratégias para obter qualidade no atendimento ao cliente
De tantas coisas que podem ser aprendidas com a Disney, separamos 5 lições muito relevantes para aplicar em sua empresa desde já. Confira a seguir!
Este é um sentimento contagiante e que, para além de resultar em um ambiente agradável, para o qual as pessoas querem voltar mais vezes, você pode criar um diferencial competitivo relevante para o seu negócio.
Por mais que pouquíssimas empresas consigam investir tanto dinheiro quanto a Disney neste ponto, crie uma imersão dentro de suas possibilidades, aproveitando de todos os sentidos de seus clientes para que a experiência final seja a mais uniforme e agradável possível.
Busque ser eficiente em todos os processos, não apenas olhando para a economia de custos, mas principalmente para melhorar a experiência do cliente, economizando seu tempo, aumentando sua satisfação e, assim, conquistando um lugar especial em sua memória.
Aqui, não estamos indo contra o que falamos no item 2 (Crie experiências imersivas), mas sim ressaltando que a jornada do cliente deve ser fluida, simples e com pouco atrito. Quanto mais natural, melhor.
Nem todas as decisões precisam passar por um gestor ou supervisor. Quando as equipes são empoderadas para tomar decisões, elas se sentem mais importantes e os clientes tendem a apresentar um maior nível de satisfação.
Todas essas sugestões são muito importantes e passam por diferentes assuntos, mas há uma coisa em comum entre elas: você precisa conhecer o seu cliente a fundo para entender o que ele espera da sua empresa.
Uma forma prática de fazer isso é por meio do cliente oculto, uma medida de avaliação da experiência do cliente. A SAX é especializada neste serviço e pode te ajudar a entender a jornada percorrida de acordo com a ótica dos seus consumidores.
Por isso, se você quer entregar um atendimento ao cliente Disney (ou o mais próximo dele possível), conte com a SAX para ajudar a melhorar os resultados de seu negócio!
Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?