Chatbots no varejo: descubra como essa tecnologia pode beneficiar o seu negócio

Chatbots no varejo: descubra como essa tecnologia pode beneficiar o seu negócio

Os chatbots são softwares que interagem com os clientes de uma forma natural e humanizada. Assim, estão sendo cada vez mais aplicados nas empresas, pois trazem muitos benefícios para os dois lados, empresas e clientes. Afinal, oferecem um tipo de comunicação imediata e acelera processos.

E então, o que são chatbots?

O chatbot é um software que se comunica com o cliente, por exemplo, de uma forma bem humana. Dessa maneira, ele usa uma linguagem natural em meios digitais como sites, apps e plataformas. 

Agora entenda como eles funcionam

Para funcionar, acima de tudo, ele precisa entender a mensagem, a fim de respondê-la. Portanto, esse processo acontece em algumas etapas, confira:

  1. Mensagem do cliente;
  2. Análise do conteúdo;
  3. Identificar a intenção;
  4. Extrair informações relevantes;
  5. Formular uma resposta.

Saiba ainda que, no geral, os chatbots entendem uma mensagem por meio da IA ou de regras. A principal diferença entre eles é que este último é mais limitado tanto nas funções quanto no vocabulário. 

Closeup de mãos masculinas tocando a tela do smartphone na mesa. Chatbots utilizados por empresas.

Você conhece os principais tipos de chatbots?

Há cinco tipos e cada um deles tem um foco. Dessa forma, confira a seguir quais são eles e mais adiante veja mais detalhes:

  1. Marketing;
  2. Atendimento;
  3. Vendas;
  4. Reservas;
  5. Pesquisas.

Entenda como eles podem fazer a diferença no seu negócio

Perceba que como possuem diferentes tipos, cada um tem uma atuação específica. Alguns ajudam a atrair e fidelizar clientes. Por outro lado, há aqueles que otimizam os processos de atendimento. 

Antes de optar por um dos chatbots mencionados, tenha bem definido o uso que dará a ele, a fim de obter o máximo de proveito dessa tecnologia.  

Como é um chatbot com foco em Marketing?

Esse chatbot tem como meta aumentar o engajamento dos clientes com o seu varejo. Além disso, também tem como objetivo a conversão, assim como acontece na estratégia de e-mail marketing.

Só que com os bots é mais efetiva, já que mensagens via WhatsApp, por exemplo, têm uma abertura maior. Portanto, esse recurso é bem eficiente quando se fala em:

  • Nutrir contatos;
  • Atrair e converter clientes;
  • Gerenciar o funil de vendas;
  • Melhorar a imagem da marca ao oferecer um atendimento mais rápido;
  • Obter dados sobre a área de atuação do seu negócio.

Um exemplo prático e de sucesso do uso desses chatbots aconteceu na Semana do Cliente do Ponto Frio. Assim, quem acessou o bot da empresa e traduziu as expressões propostas por emojis recebeu um prêmio. Essa campanha gerou um total de:

  • 400 mil comentários nas redes sociais;
  • Conectou mais de 200 mil clientes;
  • 10 milhões de mensagens.

Os chatbots para atendimento

Saiba que o varejista que deseja otimizar os seus atendimentos, vai encontrar neste tipo de chatbot um aliado. Isso porque, essa ferramenta é capaz de atender várias pessoas ao mesmo tempo.

Junto a isso, ele também torna a experiência do cliente melhor, já que pode esclarecer dúvidas e dar suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Caso os chatbots não consigam atender a uma solicitação em específico, por exemplo, alguém da sua equipe pode assumir a demanda. Isso, então, deixa claro que esse recurso pode facilitar o dia a dia do seu negócio como um todo.

Quem atua no varejo precisa equilibrar o uso de softwares em conjunto com as ações humanas. A fim de tornar a experiência do cliente cada vez melhor e reduzir os custos na empresa.

Como funciona um chatbot voltado para vendas?

Esse recurso é útil nessa função em diferentes etapas. Aliás, desde a atração de clientes até o momento do pós-venda. Assim, pode-se aplicá-lo em comércios menores que possuem poucos vendedores, a fim de ajudar a:

  • Atrair clientes;
  • Planejar pesquisas de satisfação;
  • Vender via apps como Instagram e WhatsApp.

Acelere o processo de venda

Os chatbots podem ser aliados do seu negócio para aumentar os lucros e escalar a sua empresa. Afinal, dá a chance do varejista ter conversas mais humanas e imediatas com vários clientes ao mesmo tempo, sem ter que contratar mais pessoal para essa função.

Entenda como são os chatbots para reservas

No dia a dia, já é possível pedir um Uber por meio do chatbot ou qualquer outro tipo de delivery de comida. Mais além dessa realidade, essa tecnologia já permite fazer reservas com essa ferramenta. O que, de fato, torna tudo mais automatizado e ágil.

Aliado ao chatbot de atendimento, o seu negócio fica ao dispor do cliente o tempo todo. Portanto, ele não precisa mais esperar pelo horário comercial para fazer um agendamento.

Chatbot para pesquisa

Note que com a aplicação dos chatbots nessa função, os seus clientes não vão mais abandonar um formulário de pesquisa pela metade. Isso porque, graças a esse recurso, essa ação se torna mais dinâmica.

A partir disso, o seu varejo pode coletar feedbacks e assim, descobrir o que precisa melhorar em sua loja e o que já vem dando certo.

Essa ferramenta impacta o atendimento humano?

Antes de tudo, saiba que essa é uma dúvida comum quando se fala em aplicar chatbots em um negócio. No entanto, essa tecnologia não pretende substituir pessoas. Isso porque, uma das suas funções é ajudar a equipe no marketing e no atendimento.

Uma opção que ajuda os funcionários no trabalho

Essa ferramenta evita que os seus vendedores fiquem presos em tarefas repetitivas. Além disso, os livra de seguirem um roteiro pronto. Já que, o propósito do chatbot é:

  • Melhorar a forma de atender o cliente;
  • Reduzir gastos;
  • Oferecer um contato mais imediato e eficaz.

Mesmo que seja um recurso que ainda traz desafios na prática, sem dúvida, as suas vantagens tanto para o seu negócio quanto para os clientes superam as dificuldades.

Os benefícios de se investir em chatbots na sua empresa

Essa tecnologia tem muito a agregar quando se fala em melhorar a experiência do cliente em seu varejo. Isso porque, traz soluções e atendimentos rápidos que é, de fato, o que todos esperam de uma loja.

Do ponto de vista da empresa, por outro lado, as vantagens também são muitas ao adotar essa forma de comunicação automatizada e imediata.

Uma série de possibilidades

Saiba que a otimização de processos e a escalabilidade no atendimento são apenas alguns benefícios que vale destacar. Mas, também há outros como redução de custos e acima de tudo, deixar os seus clientes satisfeitos. 

Aplique essa ferramenta para alavancar o seu negócio

Um novo canal de vendas como esse traz diversos benefícios como visto até aqui. Além disso, se torna um ativo que pode fazer toda a diferença em seu negócio. 

Para os clientes, os chatbots garantem um atendimento mais ágil, sem deixar de oferecer uma comunicação humana e personalizada. Portanto, investir nisso é a melhor opção.

Também é importante monitorar a qualidade e acuracidade das respostas dos bots. Para isso, conte com os serviços da SAX de Auditoria e Cliente Oculto em sua empresa, a fim de aprimorar os seus processos de operação. Então, entre em contato e confie nela, assim como grandes marcas já o fazem.

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter