fbpx

As expectativas do varejo para a Black Friday 2021

As expectativas do varejo para a Black Friday 2021

Na Black Friday 2021, o que não faltam são expectativas tanto do varejo quanto dos clientes. Assim, todos os varejistas já estão organizando as suas lojas físicas, bem como e-commerces, abastecendo os seus estoques para o período mais aguardado do ano.

Por que existe tanta expectativa para a Black Friday 2021?

De acordo com a Behup, em 2020, 57% dos clientes brasileiros aproveitaram a Black Friday em compras online. Comparado a 2019, houve um aumento de 26% nas vendas virtuais.

Segundo a mesma pesquisa, o faturamento no ano passado bateu o recorde de R$ 3,1 bilhões de reais. Além disso, cerca de 72% dos clientes têm a intenção de fazer compras online na Black Friday 2021, esses são os dados da Conversion.

Isso quer dizer que a expectativa para este ano é igual ou ainda mais alta do que em 2020. Por isso, é importante se antecipar e avaliar o que é preciso para aproveitar esse grande evento e melhorar o faturamento do seu negócio.

Tendências para aumentar as vendas na Black Friday 2021

A cada ano, aumentam as expectativas dos clientes para esse evento cheio de descontos e condições especiais de pagamento. Mas, especialmente em 2021, a Black Friday ganhou ainda mais importância.

Isso porque, a crise da COVID-19 mudou o setor de varejo que precisou se adaptar à pandemia. Dentre essas mudanças, o acesso às lojas físicas ficou restrito e muitos varejistas tiveram que se integrar ao comércio virtual.

O cliente também teve que mudar o seu comportamento de compra e com isso, se tornou bem mais conectado. 

Com a Black Friday 2021, este é o melhor momento para o comerciante se destacar e aumentar a sua receita de lucro. Para isso, no entanto, é fundamental conhecer quatro estratégias essenciais para gerar mais vendas.

1- Experiência do cliente

Esse é um dos elementos mais importantes tanto em comércios digitais quanto físicos. Dessa maneira, entenda que o cliente espera de sua jornada de compra o seguinte:

  • Agilidade;
  • Segurança;
  • Entrega rápida;
  • Preços competitivos.

Perceba que ao equilibrar esses quatro pilares, você garante a satisfação do cliente e com isso, a sua empresa permanecerá na lembrança dele, fazendo com que volte mais vezes.

Atendimento rápido e atencioso

Uma parte significativa da jornada de compra do cliente, ainda mais na Black Friday 2021, é a qualidade do atendimento. Assim, em uma loja física, por exemplo, a abordagem presencial deve ser imediata, seja para tirar dúvidas ou resolver problemas.

Já no ambiente virtual, o comerciante deve adaptar essa forma de atendimento com a mesma fluidez e rapidez. 

Esse é um dos elementos que farão com que você fique à frente da concorrência e coloque o seu negócio em evidência. 

2- Esquenta Black Friday 2021

Uma estratégia que não pode faltar no seu comércio é o Esquenta Black Friday. Assim, para quem não sabe, ele é um conjunto de ações onde o cliente tem uma prévia sobre como será este grande evento.

A ideia é lançar ofertas dias ou semanas antes da Black Friday para criar mais expectativas nos clientes. 

Inclusive, isso tem tido um efeito positivo para os varejistas. Afinal, novembro costuma ser um período onde o faturamento é maior no geral, não apenas nos últimos dias deste mês. Por isso, é essencial se planejar para dar conta de toda a demanda.

Duas jovens fazendo compras, segurando sacolas, no esquenta Black Friday 2021.

 

3- Fatores para a decisão de compra

O sucesso da Black Friday 2021 vem dos descontos e ofertas especiais. Mas, para aumentar as vendas nesse período, é necessário oferecer algo a mais aos clientes, ou seja, outras vantagens, a fim de conquistá-los. 

De acordo com o UOL, fora os preços dos produtos, o que também tem grande peso no momento de decisão de compra são os seguintes elementos:

  • Frete grátis;
  • Prazo de entrega;
  • Confiança no site ou aplicativo;
  • Opção de cashback;
  • Facilidades no pagamento.

A concorrência na Black Friday é acirrada, portanto, ofertar diversos benefícios aos clientes é o diferencial que o seu comércio precisa para que eles decidam fechar negócio com você. 

4- Live commerce

Essa última estratégia para a Black Friday 2021, deve ser usada tanto por lojas online quanto físicas.

O live-commerce é uma tendência onde são feitas transmissões ao vivo, a fim de promover as mercadorias. Então, por meio desse recurso, é possível ver mais detalhes sobre os produtos e os clientes podem tirar as suas dúvidas em tempo real.

Para chamar a atenção dos clientes e influenciar a decisão de compra, no geral, acontecem descontos exclusivos, bem como promoções no decorrer dessas lives. 

De acordo com o UOL, para a Black Friday deste ano, 39% dos clientes demonstraram interesse em participar de live-commerces. 

Junto a isso, 58% deles acreditam que esse tipo de evento ajuda a comprar mercadorias com bons descontos.

O que esperar da Black Friday 2021?

Para este ano, a tendência é que prevaleça o estilo de comércio híbrido. Isto é, com promoções tanto para as lojas físicas quanto para as plataformas online.

Esse, aliás, parece ser o novo modelo de negócios pós-pandemia. Ou seja, equilibrar as vendas nos dois nichos, presencial e virtual. Sem dúvida, essa forma de atuação com multiplataformas é bem interessante e conta como um diferencial no setor do varejo.

Agora, veja alguns dados sobre o que esperar da Black Friday 2021, de acordo com uma pesquisa da Globo.

61% dos entrevistados reduziram as compras de roupas em 2020, mas 32% deles pretendem retomar neste ano.

O consumo de alimentos e bebidas via delivery cresceu 37% e 24% dos clientes desejam aumentar ainda mais.

55% dos clientes preferem fazer as suas compras de uma só vez. Além disso, 48% deles têm receio de frequentar as lojas físicas com muitas pessoas.

Black Friday é uma grande oportunidade para o varejo

Esse evento movimenta não apenas o setor de varejo, mas diversas outras áreas da economia.

Muitos veem na Black Friday 2021, uma chance de aumentar as suas vendas e o faturamento, além da perspectiva de alcançar mais clientes.

Neste ano em especial, 64% dos brasileiros têm planos de ir às compras, de acordo com o Google. Dessa forma, em apenas um dia, a estimativa é que gere cerca de R$ 6,4 bilhões de reais. 

Com toda essa forte expectativa, cabe aos varejistas oferecer aos clientes uma ótima experiência de compra, boas ofertas e o melhor atendimento. Afinal, mais do que atrair clientes, essa é a época certa para também fidelizá-los. Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar o seu negócio a aproveitar melhor as oportunidades deste dia!

Quer materiais gratuitos?

Fique por dentro das
novidades

Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão todos os conteúdos e estratégias para o sucesso da sua empresa.

Fique por dentro das novidades
Newsletter

Quer saber mais sobre Métricas de Experiência do Cliente?

Newsletter Newsletter